Autor Tópico: Vida de casal, um ateu, outro crente  (Lida 3575 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Vida de casal, um ateu, outro crente
« Online: 14 de Março de 2012, 16:51:05 »
Alguém que tenha vivido essa experiência poderia relatar ou abordar esse assunto de forma que não seja muito trágica pra ler?

Estou casado há 6 meses, minha esposa é cristã pentecostal (Assembléia de Deus), de 1 a 3 vezes por mês acompanho ela à igreja, mas temo me ambientar socialmente por não saber quais consequências isso trará pra mim e pra ela, já que deliberadamente expus que não vejo nenhum problema participar de cultos com ela.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
Re:Vida de casal, um ateu, outro crente
« Resposta #1 Online: 14 de Março de 2012, 16:53:31 »
Todos sabem que voce é ateu?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 14 de Março de 2012, 17:09:14 »
Não.

Justamente, porque as vezes faço corpo mole. Então falei pra ela que: ou eu não vou mais ou eu continuo acompanhando e me ambiento, disse que mais cedo ou mais tarde todos saberiam, porque eu não iria esconder.

Fui umas 10 vezes já, ainda somos um casal desconhecido para os demais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 14 de Março de 2012, 17:16:20 »
Não.

Justamente, porque as vezes faço corpo mole. Então falei pra ela que: ou eu não vou mais ou eu continuo acompanhando e me ambiento, disse que mais cedo ou mais tarde todos saberiam, porque eu não iria esconder.

Fui umas 10 vezes já, ainda somos um casal desconhecido para os demais.
Se voce for e descobrirem que voce é ateu, pode rolar um preconceito ou podem ficar tentando te converter, ai é bom pensar o quanto voce aguenta.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #4 Online: 14 de Março de 2012, 20:38:42 »
Concordo com o Barata.

E a descoberta pode até abalar o casamento. Porque para você aquela comunidade não faz a menor diferença. Já para ela, participar da comunidade dos que professam a mesma fé deve ter uma grande importância. Então, evite comportamentos que possam prejudicar a inserção dela na igreja.

Eu já deixei de namorar uma Batista por probleminhas religiosos. Ela disse que ia fazer proselitismo até me converter.  :susto:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 14 de Março de 2012, 21:32:09 »
Se descobrirem que vc é ateu vão te encher de porrada para desencapetar.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #6 Online: 15 de Março de 2012, 10:17:19 »
Eu acho que você não deveria deixar esse assunto se intrometer na vida pessoal de vocês. Sim, parece meio difícil de compreender, mas eu digo pra evitarem conversarem sobre esse assunto, cada um respeita o espaço do outro, evitarem fazer proselitismo (de ambos os lados), mesmo que disfarçado. Lógico que isso é muito mais difícil pra ela, já que como acredito que seja com a maioria dos ateus, não nos importamos de participar ocasionalmente desse tipo reunião. Mas talvez incomode a ela o fato de você não participar frequentemente.

Namorei uma menina que era evangélica, apesar dela já estar praticamente desvirtuada, só a família que a mantinha (basicamente a força) nesse meio. Fui algumas vezes em cultos com ela. Não me incomodava, só enchia o saco e dava uma certa raiva ver aqueles pastores semi-analfabetos em cima daqueles púlpitos falando e agindo como se soubessem de alguma coisa, dando ordens aos seus seguidores, mas enfim, cada um sabe o que faz. Mas durante nosso relacionamento, não conversávamos sobre esse assunto, simplesmente não entrávamos em questões que diziam respeito a isso.

Acho que é interessante você, desde logo, esclarecer pra sua esposa que você não se incomoda de acompanhá-la, mas que você está indo lá fazer justamente isso, acompanhá-la, e não porque está interessado ou mudando de idéia. Diga que você não se sente de todo confortável no ambiente, mas que isso não o perturba a ponto de evitar ir com ela, caso ela queira. E dê espaço pra ela ter certa individualidade, da mesma forma que você tem a sua (por exemplo, você não pede pra ela criar uma conta no CC e ficar debatendo com a gente aqui sobre ateísmo).

Julgo que um dos problemas maiores dos relacionamentos é que o casal abre mão totalmente de sua individualidade e passa a querer fazer tudo junto. Saem juntos o tempo todo, vão pra todos os lugares juntos, querem fazer tudo um com o outro. Lógico que todos adoram passar tempo com as pessoa que ama, incluí-la em todas aquelas atividades que você acha interessante, mostrar um mundo novo à pessoa, mas tem que existir certa individualidade. Eu não abro mão, por exemplo, de curtir um bro time com os amigos, sem mulheres, só falando merda, curtindo a amizade dos bros.

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #7 Online: 15 de Março de 2012, 10:35:11 »
O problema é que cada relacionamento tem suas particularidades.
Mas acho importante o que o diegovelloso falou sobre o casal perder sua individualidade.
É importante que cada um tenha seu espaço sem que isto incomode o outro. Nem todos casais conseguem isto, mas a liberdade de sair sozinho para fazer as coisas que dizem respeito apenas ao indivíduo é muito importante para manter o relacionamento saudável (na minha opinião pelo menos).
No seu lugar eu iria algumas vezes no culto com muito sacrifício, mas pediria que ela fosse sozinha me liberasse para fazer algo que gosto nestes momentos (ex. ir no buteco hehehe). Assim eu não perderia meu tempo com algo inútil e poderia aproveitar para fazer algo do meu interesse sem deixar ela sozinha em casa.
Ela costuma te acompanhar em programas que são mais do teu interesse também? Existe um equilíbrio?

"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #8 Online: 15 de Março de 2012, 10:43:43 »
Verdade.

Tão importante quanto manter aquela individualidade saudável, é ambos saberem quando ceder. Você acompanha ela nos cultos porque é algo importante pra ela, você a ama e quer fazer parte da vida dela, agora, tem que rolar aquela reciprocidade. Tem coisas que também são importantes pra você, e que a companhia dela tornaria melhor ainda. Ela se dispõe a também abrir mão do tempo dela em ocasiões em que você chama ela pra participar de algo que você gosta? Se sim, então você estão numa relação saudável, se não, então tá rolando um monopólio de atenção pro lado dela, você faz coisas que a agradam, e na hora de retribuir, ela  não topa.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 15 de Março de 2012, 10:48:43 »
O problema é que deve ser dificil para a parte cristã saber que alguém que ela ama vai pro inferno pela eternidade e não fazer nada a respeito.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #10 Online: 15 de Março de 2012, 10:53:18 »
O problema é que deve ser dificil para a parte cristã saber que alguém que ela ama vai pro inferno pela eternidade e não fazer nada a respeito.
Ou correr o risco de ir junto se não fizer nada a respeito.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #11 Online: 15 de Março de 2012, 11:09:29 »
Como já disse, não me incomodo nenhum pouco em acompanhá-la.

Mas eu fico constrangido muitas vezes durante o culto, justamente por me negar a participar.

Eu escuto, interpreto, analiso a pregação, tento não esboçar reações contrárias.

Mas quando solicitam uma participação aí eu me ferro, porque aplausos na maioria das vezes eu não dou e fico sendo o único a não bater palmas, até parece que represento alguma associação pokerface que defende a não-bateção-de-palmas.

Toda e qualquer manifestação que possa indicar que eu concorde do assunto tratado, ou momentos de orações, as vezes pedem para levantar somente para prestar alguma reverência à Deus ou para leitura bíblica, também já não faço.

São coisas que eu deixo de fazer que podem representar enorme falta de respeito para com os outros ali no culto.
« Última modificação: 15 de Março de 2012, 11:12:09 por José Ricardo »

Offline mz

• Nível 09
  • *
  • "Eu não acardito"
« Resposta #12 Online: 15 de Março de 2012, 11:16:28 »
E o que a sua esposa acha da forma como você age durante os cultos?
Ela te repreende? Fica constrangida? Ou não se importa?
No fim das contas, ela quer que você vá aos cultos e se converta ou quer apenas companhia?

Sinto que se não há ainda pode haver constrangimento no futuro, e neste caso seria bom ver com ela se sua presença é realmente importante... apesar de que a sua ausência agora também pode gerar constrangimento para ela.
"Yeah, well, you know, that's just, like, your opinion, man."
― The Dude (The Big Lebowski)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #13 Online: 15 de Março de 2012, 11:24:30 »
Ela não se importa com a minha não-participação e quer apenas companhia.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #14 Online: 15 de Março de 2012, 17:35:46 »
Ja que pra vc nao faz diferença acompanhá-la, minta, diga que vc nao particpa pq é católico, budista, whatever ou entao que acredita em Deus mas nao compactua com religioes ou Igrejas.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #15 Online: 16 de Março de 2012, 02:31:47 »
Achei que o tópico fosse alguma comparação entre um casal de ateus e outro de crentes.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #16 Online: 16 de Março de 2012, 08:19:50 »
Verdade, a idéia de alegar ser budista é boa.

Essa corja não var dar a mínima bola se eu disser que sou Neo-Budista Não-Praticante.

Vou pensar mais a respeito.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #17 Online: 16 de Março de 2012, 11:19:30 »
Quando descobrirem que você é ateu terá muitos problemas. Irão tentar te coverter de toda maneira. Eles nãi irão entender que é direito seu não ter crença, vão interpretá-lo como um doente ou alguém que precisa ser ajudado. Você conhece bem sua esposa, como ela irá reagir com os pastores a pressionando pela sua conversão de forma reinterada?

Talvez seja o caso de não participar.

Minha namorada é espírita, eu as vezes vou com ela, quando é algum dia especial. Felizmente os espíritas não fazem nenhuma questão de te converter, não os que conheço pelo menos e nem perguntam em quê eu creio.

Embora eu não seja ateu, também não acredito em divindades provenientes do cristianismo, como é o caso dos espíritas e não consigo fingir por muito tempo.

Assim, eu acho importante o respeito mútuo ao credo de cada um. Agora uma participação ativa numa comunidade evangélica, sem ser evangélico, pior ainda sendo ateu, não é algo sustentável por muito tempo, salvo se o pastor for uma exceção neste meio.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Março de 2012, 11:26:28 »
Pelo o que eu entendi, apesar de ela não conhecer o pessoal da igreja, ela faz questão de formar um círculo social com eles. Sendo assim, acredito que a melhor estratégia seria ela frequentar os cultos predominantemente sozinha, estabelecendo os laços. Depois de estabelecido uma zona de conforto com o grupo e chegar a hora de te incluir nele já deixar bem claro essa questão.

Se houver repulsão a vocês quanto a isso não tem o que fazer e foi melhor ter sido assim logo de cara antes de maiores decepções.

Só não entendi porque tu participa dos cultos se tu não gosta disso. Tá certo que em certos momentos de nossas interações sociais a gente faz um esforço pelas pessoas que gostamos, mas se tu torna isso um hábito tu está sendo submisso. Tome as rédeas da situação.

(Enquanto escrevia vi a sugestão sobre ser budista, acredito que seja uma boa saída. Ou então tu diz que é evangélico não-praticante de uma igreja mais tradicional que não tem essas loucuras dos pentecostais, como a IECLB, que é bem forte no RS, então seria uma desculpa plausível já que tu é gaúcho).

Pensando agora, eu acredito que a gente por vezes valoriza demais certos aspectos de nosso mindset ideológico. Não acredito que seja um grande martírio viver dizendo para os outros que acredita em Deus.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #19 Online: 16 de Março de 2012, 11:31:14 »
Os evangélicos vêem os budistas, hindus, ou qualquer religião que não tenha deus único como ateus, doentes, possuídos, etc. Não vai resolver.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #20 Online: 16 de Março de 2012, 11:38:23 »
Fora que é capaz de te perguntarem coisas sobre o budismo que você talvez não saiba responder. Então, a não ser que você realmente manje de budismo, é bom não fazer isso.

Se virem você vacilar para responder qualquer coisa já podem querer jogar as "verdades" deles para cima de você. Escolha um meio de responder sem vacilar e pronto.

Pelo o que eu entendi, apesar de ela não conhecer o pessoal da igreja, ela faz questão de formar um círculo social com eles. Sendo assim, acredito que a melhor estratégia seria ela frequentar os cultos predominantemente sozinha, estabelecendo os laços. Depois de estabelecido uma zona de conforto com o grupo e chegar a hora de te incluir nele já deixar bem claro essa questão.
Cara, isso depende do tanto de confiança que ele pode ter na própria esposa, de saber que ela não vai deixar ninguém se aproximar com segundas intenções lá. Mas, na minha opinião, uma mulher que seja tão confiável assim não faria tanta questão de correr atrás de vínculos com outras pessoas, principalmente pessoas com as quais o marido dela não se sinta à vontade.

Na hora que os outros caras que freqüentam a igreja perceberem ela indo lá sozinha, e ficarem sabendo que o marido dela não gosta de ir na igreja, vão tentar "consolar" ela cada vez mais, e fazer picuinhas para afastá-la dele.
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 11:51:31 por gogorongon »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #21 Online: 16 de Março de 2012, 14:29:34 »
Eu me comprometi a ela acompanhá-la, ela não gosta de ir sozinha e deixar de ir está fora de questão. Mas felizmente ela não move uma palha para tentar me converter, raras foram as vezes que falamos em religiosidade, pois como ela sabe que eu conheço bastante sobre as doutrinas que ela segue, sabe que é inútil me evangelizar, visto que já sou "evangelizado", pois conheço o evangelho.

A questão do budismo por um lado é atraente pra mim, por já ter se passado por budista tive que ler sobre. Mas a religião que mais conheço é o cristianismo por viver no Brasil e o judaísmo por ser mais 'roots', tirando essas duas eu só sei o básico pra redigir uma redação sobre islamismo, mórmons, rastafari, candomblé e umbanda.

Mesmo contra a recomendação de alguns daqui, estive pensando na possibilidade de continuar na minha e quando não tiver saídas sair do armário e dar um baita susto na crentaiada. Sei muito bem das críticas e do alvoroço que irão me atingir, estou ciente do preconceito que enfrentarei e também do rótulo que terei de carregar. Vou conversar com ela sobre o que ela pensa sobre isso. O bom, é que depois que ela se casou comigo ficou mais blindada às críticas, pois acredito que fui exemplo pra ela nesse sentido, pois dou de ombros às críticas e estou ensinando a ela que a vida é para ser disfrutada entre dois, não entre vários.
« Última modificação: 16 de Março de 2012, 14:34:15 por José Ricardo »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Março de 2012, 17:28:54 »
José Ricardo, não tenho nenhuma sugestão, só estou postando pra te parabenizar. Aguentar culto evangélico deve ser a maior prova de amor que um ateu pode dar à esposa... eu sinceramente preferiria o divórcio  :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #23 Online: 16 de Março de 2012, 18:09:12 »
José Riccardo, acho que no seu lugar faria o mesmo, ficaria na minha, sem mentir nem inventar histórias. Isso pode até complicar mais as coisas. A não ser que se passe por um seguidor, o que parece, está fora de cogitação, qualquer outra farsa não parece muito menos problemática do que a verdade, além do desperdício inútil de energia que geralmente exige para se sustentar.

Offline nikolako

• Nível 03
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Março de 2012, 20:57:22 »
 :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!