Autor Tópico: Vida de casal, um ateu, outro crente  (Lida 3576 vezes)

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
Re:Vida de casal, um ateu, outro crente
« Resposta #25 Online: 17 de Março de 2012, 00:38:51 »
Eu me comprometi a ela acompanhá-la, ela não gosta de ir sozinha e deixar de ir está fora de questão. Mas felizmente ela não move uma palha para tentar me converter, raras foram as vezes que falamos em religiosidade, pois como ela sabe que eu conheço bastante sobre as doutrinas que ela segue, sabe que é inútil me evangelizar, visto que já sou "evangelizado", pois conheço o evangelho.

A questão do budismo por um lado é atraente pra mim, por já ter se passado por budista tive que ler sobre. Mas a religião que mais conheço é o cristianismo por viver no Brasil e o judaísmo por ser mais 'roots', tirando essas duas eu só sei o básico pra redigir uma redação sobre islamismo, mórmons, rastafari, candomblé e umbanda.

Mesmo contra a recomendação de alguns daqui, estive pensando na possibilidade de continuar na minha e quando não tiver saídas sair do armário e dar um baita susto na crentaiada. Sei muito bem das críticas e do alvoroço que irão me atingir, estou ciente do preconceito que enfrentarei e também do rótulo que terei de carregar. Vou conversar com ela sobre o que ela pensa sobre isso. O bom, é que depois que ela se casou comigo ficou mais blindada às críticas, pois acredito que fui exemplo pra ela nesse sentido, pois dou de ombros às críticas e estou ensinando a ela que a vida é para ser disfrutada entre dois, não entre vários.

Bom, sugeri que vc mentisse, partindo do presuposto que, para vc, nao faria diferença assumir abertamente ou nao o seu ateísmo, portanto mentir dizendo-se budista (ou católico) seria uma boa opção. Sobre alguem chegar e te perguntar como é ser (coloque a religiao escolhida) eu nem temeria responder. Bastaria um pouco de leitura e pronto, eles nao saberiam distinguir se vc esta mentindo ou nao.

Mas vejo que nao é essa sua intenção, apenas espero que tenha ficado claro o que eu quis dizer. Boa sorte.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Março de 2012, 11:54:21 »
Só uma opinião. você um convidado na casa deles e quando em Roma, faça como os romanos. Durante o culto eles se levantam? Você se levanta. Eles batem palmas? Você bate palmas. Não precisa interpretar, parecer entusiasmado nem nada, apenas respeite o local e os hábitos dos que lá se encontram. Desta forma você nem ofende ninguém e ainda passa desapercebido.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #27 Online: 17 de Março de 2012, 12:10:22 »
Melhor mesmo é não participar se você não concorda.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #28 Online: 17 de Março de 2012, 12:15:41 »
Só uma opinião. você um convidado na casa deles e quando em Roma, faça como os romanos. Durante o culto eles se levantam? Você se levanta. Eles batem palmas? Você bate palmas. Não precisa interpretar, parecer entusiasmado nem nada, apenas respeite o local e os hábitos dos que lá se encontram. Desta forma você nem ofende ninguém e ainda passa desapercebido.
É. Eu acharia cinismo fazer isso, mas religiosos costumam adorar.

O único risco é algum deles começar a se empolgar demais com isso e achar que vai conseguir te converter fazendo você seguir um monte de outros protocolos. Se o negócio chegar a um nível particular, é hora de impor limites.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 17 de Março de 2012, 12:27:05 »
Não vejo como cinismo, mas como educação mesmo. Claro, algumas coisas mais específicas você se exime de fazer como orar aos brados ou, no caso dos católicos, comungar. Isso já seria interpretar e cinismo e pode ser ofensivo, como se estivesse debochando do credo deles.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 17 de Março de 2012, 12:28:21 »
Em outras palavras: relaxe e curta a apresentação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!