Autor Tópico: Movimento tenta limitar ensino religioso em escolas públicas  (Lida 799 vezes)

Skorpios

• Visitante
Movimento tenta limitar ensino religioso em escolas públicas
« Online: 19 de Março de 2012, 16:17:21 »
Boa iniciativa. Mas será que passa?
Movimento tenta limitar ensino religioso em escolas públicas

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA

Se depender de organizações educacionais e ligadas a direitos humanos, o ensino religioso nas escolas públicas do país será restringido.

Metade das escolas do país tem ensino religioso

Na semana passada, a posição entrou formalmente na discussão no Supremo Tribunal Federal, que analisa a constitucionalidade de artigo sobre a matéria presente em acordo entre o Brasil e Igreja Católica, de 2010.

O grupo de cinco associações quer proibir políticas como a do governo de São Paulo, que prevê o ensino religioso do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental de forma "transversal" --ou seja, dado junto com outros conteúdos.

Querem vetar também a opção do governo do Rio.

Fizeram o pedido ao Supremo a Ação Educativa, Relatoria Nacional para o Direito Humano à Educação, Conectas Direitos Humanos, Ecos e Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher.

CONSTITUIÇÃO

Para as entidades, os Estados infringem a Constituição. No caso de São Paulo, um dos princípios feridos, dizem, é o de que o ensino religioso deve ser optativo. Se o conteúdo é espalhado, o aluno não tem a opção de não assisti-lo.

A corte aceitou incluir a argumentação das entidades no processo. Entidades religiosas e não religiosas também serão ouvidas.

Há debate jurídico porque a Constituição, além de fazer restrições, prevê ainda que o "ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental", que atendem 28 milhões de alunos.

SANTA SÉ

A discussão foi parar no Supremo porque o Ministério Público Federal viu como inconstitucional decreto presidencial que confirma acordo entre Brasil e Igreja Católica.

O texto cita a presença nas escolas do ensino "católico e de outras confissões".

Para o Ministério Público, a norma abre espaço para que haja catequese nas escolas, ao usar o temo "confissões".

O órgão defende que o ensino religioso deve se restringir a exposição de práticas e da história das religiões.

Para as cinco entidades, a restrição precisa ser mais ampla, vetando, por exemplo, as aulas "transversais" em SP.

Ainda não há data para a votação na Corte. O grupo de entidades espera que o relator, Carlos Ayres Britto, defina seu voto ainda neste mês.

Fonte

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Movimento tenta limitar ensino religioso em escolas públicas
« Resposta #1 Online: 19 de Março de 2012, 16:59:08 »
O órgão defende que o ensino religioso deve se restringir a exposição de práticas e da história das religiões.
Ensinar sobre a construção do ser humano tendo por base as suas tradições e consequentemente incluir a religiosidade, que é inerente a grande maioria das sociedades, isso sim, funciona.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2012, 08:16:33 »
Saiu no site da Prefeitura da minha cidade, esta foto.

Lamentável.

http://novo.itajai.sc.gov.br/noticia/2076

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2012, 10:29:34 »
Ensinar sobre a construção do ser humano tendo por base as suas tradições e consequentemente incluir a religiosidade, que é inerente a grande maioria das sociedades, isso sim, funciona.

Concorodo. Acho que ao invés de "ensino religioso" a matéria deveria ser "pensamento teológico" ou algo do tipo.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2012, 15:53:22 »
Saiu no site da Prefeitura da minha cidade, esta foto.

Lamentável.

http://novo.itajai.sc.gov.br/noticia/2076
por que?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2012, 16:01:54 »
Porque a foto está totalmente desfocada e mal composta, sem um elemento central. Não dá pra saber se a foro quer mostrar a equipe de colete, o computador com projetor ou a sala.

A foto não comunica nada, por isso não é boa para o site da prefeitura.
« Última modificação: 02 de Abril de 2012, 16:04:10 por SnowRaptor »
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2012, 16:12:03 »
Ou seria porque a garota está fora do peso, o computador é Positivo, e há um fantasma em cima do garoto de boné ao fundo no lado direito.  :'(
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2012, 18:08:21 »
Ou seria porque a garota está fora do peso, o computador é Positivo, e há um fantasma em cima do garoto de boné ao fundo no lado direito.  :'(

É uma entidade.  :medo:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2012, 18:47:24 »
Que negócio é aquele no ombro das meninas?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2012, 08:27:05 »
Esperava que todos notassem a mensagem religiosa no fundo da sala.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #11 Online: 03 de Abril de 2012, 11:22:27 »
Algo do tipo como "pensamento astrológico"?

"Pensamentos sobre a teologia, e sua relação com a filosofia moderna e com o desenvolvimento de sociedades complexas mono ou politeístas"
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!