Autor Tópico: Melhor Livro de Dawkins sobre evolução  (Lida 4026 vezes)

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
Melhor Livro de Dawkins sobre evolução
« Online: 28 de Março de 2012, 10:34:59 »
Qual o melhor livro de divulgação científica - para leigos - sobre evolucionismo, de autoria de Richard Dawkins?
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
Re:Melhor Livro de Dawkins sobre evolução
« Resposta #1 Online: 28 de Março de 2012, 10:43:10 »
Dos que eu já li dele, eu gostei bastante desse

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Março de 2012, 21:31:42 »
João da Ega,

A resposta depende da sua finalidade. Se o seu objetivo é um livro introdutório de biologia evolutiva que aborde vários temas, então eu diria que este deveria ser o escolhido:

Se sua meta é um livro que trate da Teoria da Seleção Natural e do "Como a evolução pode criar o design complexo e detalhado nos organismos?", então os melhores são:

Se seu objetivo é encontrar uma narração dos eventos que causaram a evolução, então compre o livro que o diegovelloso indicou.

Se sua finalidade é obter o melhor relato das evidências da evolução, então o livro indicado é este:

Finalmente, se você quiser a cobertura de todos os tópicos relevantes, compre um certo livro de Mark Ridley, um ex-aluno de Richard Dawkins em Oxford. Eu me refiro ao Evolução, 3ª edição. Ele é um livro-texto completo que aborda, com qualidade e linguagem acessível, todos os principais temas de evolução que um leigo precisa saber. (Desculpe fugir um pouco do assunto do tópico, mas faço isso porque eu não conheço nenhum livro-texto de Dawkins com as características que descrevi neste parágrafo).

« Última modificação: 29 de Março de 2012, 16:59:24 por -Huxley- »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 28 de Março de 2012, 22:12:09 »
[...]
Finalmente, se você quiser quiser a cobertura de todos os tópicos relevantes, compre um livro de um ex-aluno de Richard Dawkins em Oxford, Mark Ridley. Eu me refiro ao Evolução, 3ª edição. Ele é um livro-texto completo que aborda, qualidade e linguagem acessível, todos os principais temas de evolução que um leigo precisa saber. (Desculpe fugir um pouco do assunto do tópico, mas faço isso porque eu não conheço nenhum livro-texto de Dawkins com as características que descrevi neste parágrafo).

Endosso as palavras do -Huxley-.
Foto USGS

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #4 Online: 29 de Março de 2012, 08:28:15 »
Não conhecia esse livro do Ridley, vou dar uma olhada.

JESUS!, 144 reais na Saraiva, :susto:!
« Última modificação: 29 de Março de 2012, 08:31:04 por diegovelloso »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Março de 2012, 11:14:43 »
Não conhecia esse livro do Ridley, vou dar uma olhada.

JESUS!, 144 reais na Saraiva, :susto:!

Você pode comprá-lo por bem menos na Estante Virtual, uma rede de sebos que também funciona como uma espécie de PagSeguro dos sebos, e por um tanto menos em livrarias concorrentes da Saraiva que anunciam no Buscapé.

A pergunta certa não é: "Quanto custa esse livro de Mark Ridley?"... E sim "O que eu perderei se não adquirir esse livro?"...Cuja resposta é: "Quase uma enciclopédia de biologia evolutiva".
« Última modificação: 29 de Março de 2012, 12:03:15 por -Huxley- »

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Março de 2012, 13:29:43 »
Muito obrigado, Diego e Huxley.
Huxley, após o que você expôs, fiquei entre o que o diego indicou, o relojoeiro cego e o do pupilo do Dawkins.
Valeu mesmo!!
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #7 Online: 29 de Março de 2012, 17:00:47 »
Cara, leia todos. Problem solved!

hahaha!

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Março de 2012, 17:21:46 »
Huxley, após o que você expôs, fiquei entre o que o diego indicou, o relojoeiro cego e o do pupilo do Dawkins.
Valeu mesmo!!

Eu não posso dizer qual é o melhor para você, mas posso dizer qual foi o que julgo o melhor que já li (e que serve para os principiantes). Nesse caso, trata-se do Evolução, 3ª edição de Mark Ridley. Mas você tem a liberdade de aceitar ou recusar a sugestão.

Caso não tenha se iniciado com literatura qualificada disponível na internet, veja os artigos de evolução do Biociencia.org (a maioria são traduzidos do Talkorigins.org, um dos sites de evolução recomendados por Dawkins em seu site pessoal chamado richarddawkins.net):

O que é Darwinismo?, Joel Hanes

Introdução à Biologia Evolutiva, Chris Colby

Evidências da Macroevolução – O Caso Científico para Descedência Comum, Douglas Theobald

Esses são os para iniciar. Tem muitos outros lá...
« Última modificação: 30 de Março de 2012, 17:36:22 por -Huxley- »

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 31 de Março de 2012, 18:01:38 »
Valeu mesmo!!

Eu não posso dizer qual é o melhor para você, mas posso dizer qual foi o que julgo o melhor que já li (e que serve para os principiantes). Nesse caso, trata-se do Evolução, 3ª edição de Mark Ridley. Mas você tem a liberdade de aceitar ou recusar a sugestão.

Caso não tenha se iniciado com literatura qualificada disponível na internet, veja os artigos de evolução do Biociencia.org (a maioria são traduzidos do Talkorigins.org, um dos sites de evolução recomendados por Dawkins em seu site pessoal chamado richarddawkins.net):

O que é Darwinismo?, Joel Hanes

Introdução à Biologia Evolutiva, Chris Colby

Evidências da Macroevolução – O Caso Científico para Descedência Comum, Douglas Theobald

Esses são os para iniciar. Tem muitos outros lá...
O bom daqui do CC é que tem palpiteiros, como em todo forum na internet, mas tem quem conhece do assunto, como é, aqui, o caso Huxley.  :ok: E isso não é um caso isolado - apenas como exemplo,  em física vejo que também dominam o assunto o Feynman, Manhattan e outros; o Giga View sabe bem desconstruir (arg, que palavrinha mais pós-moderna  :nojo:) os "argumentos" espiritóides e por aí vai...

Vou seguir a sugestão e olhar os links. O livro do Ridley (sei, vale a pena) tá com preço meio salgado. (manor preço na estante virtual usado: R$ 99,00)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 01 de Abril de 2012, 20:18:28 »
João da Ega,

A resposta depende da sua finalidade. Se o seu objetivo é um livro introdutório de biologia evolutiva que aborde vários temas, então eu diria que este deveria ser o escolhido:

Se sua meta é um livro que trate da Teoria da Seleção Natural e do "Como a evolução pode criar o design complexo e detalhado nos organismos?", então os melhores são:

Se seu objetivo é encontrar uma narração dos eventos que causaram a evolução, então compre o livro que o diegovelloso indicou.

Se sua finalidade é obter o melhor relato das evidências da evolução, então o livro indicado é este:

Finalmente, se você quiser a cobertura de todos os tópicos relevantes, compre um certo livro de Mark Ridley, um ex-aluno de Richard Dawkins em Oxford. Eu me refiro ao Evolução, 3ª edição. Ele é um livro-texto completo que aborda, com qualidade e linguagem acessível, todos os principais temas de evolução que um leigo precisa saber. (Desculpe fugir um pouco do assunto do tópico, mas faço isso porque eu não conheço nenhum livro-texto de Dawkins com as características que descrevi neste parágrafo).

Ótimas dicas, eu já conhecia os três primeiros ( e já tenho o Relojoeiro e a Escalada , destes falta comprar o Gene Egoísta) . Quanto aos dois últimos eu ainda não conhecia , mas agora eu vou comprá-los.

.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2012, 11:04:05 »
O Maior Espetáculo da Terra foi o que mais me entreteve. Talvez por versar sobre questões evidenciais. A propósito, encontram-se, quase todos, em pdf, "por aí", na rede.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2012, 16:50:19 »
O Maior Espetáculo da Terra foi o que mais me entreteve. Talvez por versar sobre questões evidenciais. A propósito, encontram-se, quase todos, em pdf, "por aí", na rede.

Mas ler no computador é uma merda. Se ao menos tiver um Kindle ou outro e-reader, mas livro ainda é uma das coisas que eu gosto de comprar, e guardar bonitinhos todos arrumadinhos na estante, hehe!

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2012, 20:09:08 »
Também não gosto de ler no computador. Eu imprimi! Foi só déheal, apostilado. Valeu a pena.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2012, 21:07:07 »
Mas ler no computador é uma merda. Se ao menos tiver um Kindle ou outro e-reader, mas livro ainda é uma das coisas que eu gosto de comprar, e guardar bonitinhos todos arrumadinhos na estante, hehe!

Eu não tenho gosto pela leitura em meio eletrônico. No meu caso, é prazeiroso o ato de ler os livros em papel.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2012, 21:39:24 »
Acho que ouvi falar bem do "why evolution is true" do Jerry Coyne, embora não tenha eu mesmo lido nem sei se já é publicado em português.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2012, 21:42:51 »

Eu não tenho gosto pela leitura em meio eletrônico. No meu caso, é prazeiroso o ato de ler os livros em papel.

<a href="http://www.youtube.com/v/iwPj0qgvfIs" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/iwPj0qgvfIs</a>

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #17 Online: 05 de Abril de 2012, 00:24:37 »
Só aproveitando o gancho:
Alguém leu, nem que seja apenas por amor ao debate e pra conhecer o "outro lado", essa contestação ao livro de Dawkins?

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 06 de Abril de 2012, 20:18:57 »
Não li. Não sei se teria saco. É claro que é fácil criticar Dawkins. Mas o é pelos motivos errados. Dawkins aponta o dedo para questões pertinentíssimas, mas seu dedo costuma ser pouco rigoroso, do ponto de vista dos sofistas mais chatos de carteirinha. Daí o dedo torna-se o alvo das críticas, e não as questões apontadas. Ao menos, é isso o que eu vi massivamente nos debates em questão. Sinceramente gostaria de estar errado em relação a este livro. Se alguém ler, avise-me, por favor.   :-)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Abril de 2012, 08:36:31 »
Não li. Não sei se teria saco. É claro que é fácil criticar Dawkins. Mas o é pelos motivos errados. Dawkins aponta o dedo para questões pertinentíssimas, mas seu dedo costuma ser pouco rigoroso, do ponto de vista dos sofistas mais chatos de carteirinha. Daí o dedo torna-se o alvo das críticas, e não as questões apontadas. Ao menos, é isso o que eu vi massivamente nos debates em questão. Sinceramente gostaria de estar errado em relação a este livro. Se alguém ler, avise-me, por favor.   :-)

Ainda não o li , nem o comprei, mas já dei uma folheada numa livraria  evangélica  :|  :hihi:  . Pelo que vi rapidamente  é uma crítica as críticas do Dawkins a teologia ( ou fadologia se preferirem  :hihi: ) ,  acho que não tem críicas à TE ( mas não tenho certeza),  pretendo lê-lo mais para frente, afinal de contas eu não tenho medo de ler argumentos contrários ao que acredito,  pois ao contrário dos religiosos procuro fundamentar as minhas crenças  em boas evidências e raciocínio lógico, ao invés de fé cega .

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Abril de 2012, 13:53:10 »

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #21 Online: 07 de Abril de 2012, 23:30:53 »

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

P.S.: Me desculpem pelo post inútil, mas essa nao dá pra passar em branco. :D
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #23 Online: 10 de Abril de 2012, 10:31:40 »

Acho que é isso mesmo. tive olhando o livro no google books.
Bertrand Russell estaria hábil a rebater as contra-argumentações.
só por curiosidade, Feynman: quais seriam os motivos certos da crítica a Dawkins?
Para ler com os filhos:

Trecho:
http://media.folha.uol.com.br/ilustrada/2012/03/29/a_magia_da_realidade.pdf

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1069457-leia-trecho-de-a-magia-da-realidade-de-richard-dawkins.shtml

Mais:
http://www.amalgama.blog.br/04/2012/a-magia-da-realidade-richard-dawkins/

Fiquei bastante satisfeito com as respostas desse tópico que criei. Mesmo tangenciando o tema inicial. Embora meus filhos ainda sejam muito pequenos, vou comprar, ler e guardar pra eles esse sugerido por você, ANDREWaim.
E também O relojoeiro Cego. :ok:
« Última modificação: 10 de Abril de 2012, 10:44:16 por João da Ega »

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #24 Online: 18 de Abril de 2012, 23:05:03 »
Ilustrações de Dave McKean! Adoro o trabalho dele no Sandman do Neil Gaiman.  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!