Autor Tópico: Ateu há 2 anos, aluno diz sofrer bullying por não rezar em aula  (Lida 1067 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Ateu há 2 anos, aluno diz sofrer bullying por não rezar em aula
« Online: 03 de Abril de 2012, 10:20:32 »

http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5699686-EI8266,00-Ateu+ha+anos+aluno+diz+sofrer+bullying+por+nao+rezar+em+aula.html

Um estudante de 17 anos diz ser perseguido e sofrer bullying de colegas por não rezar na sala de aula. O caso começou quando uma professora de geografia da escola estadual Santo Antonio, em Miraí, a 335 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, decidiu iniciar as suas aulas rezando o pai-nosso com todos os alunos. Ateu há dois anos, Ciel Vieira ouviu da docente que 'jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida'. A situação gerou desentendimento e o caso foi parar na diretoria. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

A Secretaria de Educação disse que orientou a professora a não rezar mais em sala de aula e apura se houve erro. Uma inspetora regional responsável pela escola disse que a professora foi "mal interpretada". Segundo o estudante, os colegas disseram que ele era "do demônio". Para a mãe do aluno, a docente se justificou dizendo que, ao falar que "o jovem que não tem Deus nunca vai ser nada na vida", quis, na verdade, falar que o jovem não seria nada "espiritualmente". O estudante gravou parte da oração e colocou no YouTube. No vídeo, com o título "Bullying e Intolerância Religiosa", é possível escutar a oração. Ao fim, ouve-se: "Livrai-nos do Ciel", em vez de "Livrai-nos do mal". Foram colegas de classe, diz o estudante.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
Re:Ateu há 2 anos, aluno diz sofrer bullying por não rezar em aula
« Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2012, 11:47:31 »
Se fosse comigo, no dia seguinte eu levava uma galinha preta e fazia um despacho no canto da sala. Se ela pode rezar, eu posso fazer meu despacho.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Abril de 2012, 12:05:42 »
Infelizmente continuamos patinando no mesmo lugar: para o crente - ou para o senso comum - não há "bullying religioso" se a vítima não crê em algum deus (ou, como dizem, "não tem deus no coração").

Postei sobre o mesmo assunto ontem. Mudamos apenas de lugar, mas o mote é quase idêntico: ../forum/topic=26382.0.html
A "sorte" da vítima nesse caso é que ele "pelo menos" é macumbeiro. Então o caso se resolve com um culto ecumênico e todos ficam felizes.

Não vejo como reverter isso, para o ateu declarado. Pela nossa ótica é uma bobagem, mas não é assim que funciona a cabeça dessa gente. "Ateu ou à toa?", "Você pensa que é ateu", "Deus está olhando por você e estará lhe esperando quando você o aceitar" são frasezinhas infames que ainda vão rondar nossas vidas por muito tempo.
Traga rótulos e lhe darei subversão.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 03 de Abril de 2012, 13:49:28 »
Uma professora de ensino religioso fez o mesmo comigo quando eu tinha 15 anos. Fiquei ofendido na hora, meio humilhado na frente da turma e impotente por não saber o que responder a tamanha bobagem.

Minha maneira de revidar era escrevendo textos com uma alta carga argumentativa nos exercícios que ela cobrava.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #4 Online: 03 de Abril de 2012, 16:41:29 »
O amor e tolerancia dos cristaos é algo comovente

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2012, 16:47:13 »
O amor e tolerancia dos cristaos é algo comovente

Do seu (dela) ponto de vista, ela está fazendo um bem ao rapaz. O proselitismo, que pode até assumir a forma de bullying, é algo que acompanha o cristianismo desde sua origem. Voltaire mesmo que falou que religiosos que querem converter o resto do mundo tornam-se automaticamente inimigos de todos os que não seguem a sua crença.

Fico imaginando como os primeiros cristãos, lá no século II ou III, deviam ser insuportáveis...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2012, 16:57:15 »
Maldita hora em que o imperio romano deslocou as legioes para o oriente médio

O cristianismo seria uma seita idiota perdida no meio da areia

Acho que o culto a Mitra era menos babaca

Offline Krani Lupus

• Nível 02
  • *
  • Muitas dúvidas, poucas certezas e nenhuma crença.
« Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2012, 19:43:25 »
Estudo num colégio católico, apesar de ser agnóstico. O ambiente é ótimo, todos os colegas me respeitam e não sofro bullying. É óbvio que há proselitismo religioso lá: quase todos os dias, por volta de 06:55, a coordenadora organiza os alunos e eles fazem uma oração (quem não tem crença só precisa respeitar a prática); há também práticas voltadas para os alunos religiosos.
Quem não segue a religião católica ou simplesmente não tem qualquer religião não é forçado a rezar. Óbvio, novamente, pois o Estado é laico e ninguém é obrigado a seguir determinada religião.
O que é interessante e absurdo é que, numa escola estadual, uma professora possa favorecer uma certa religião e reprimir o ateísmo. É colégio público, portanto, deve ser respeitada a laicidade do Estado (o que não significa que o Estado seja ateu; as questões políticas apenas são desvinculadas da religião).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Abril de 2012, 19:47:41 »
[...]
Fico imaginando como os primeiros cristãos, lá no século II ou III, deviam ser insuportáveis...

Substitua "insuportáveis" por "perigosamente mortais".
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Abril de 2012, 20:45:06 »
Ao fim, ouve-se: "Livrai-nos do Ciel", em vez de "Livrai-nos do mal" :. Foram colegas de classe, diz o estudante.

Eu ri... :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #10 Online: 03 de Abril de 2012, 23:07:21 »
Maldita hora em que o imperio romano deslocou as legioes para o oriente médio

O cristianismo seria uma seita idiota perdida no meio da areia

Acho que o culto a Mitra era menos babaca
Realmente, talvez se o cristianismo nunca tivesse entrado em Roma a cultura ocidental tivesse evoluído para algo mais similar à asiática, com mais pluralidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!