Autor Tópico: A questão dos 100%  (Lida 4413 vezes)

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
A questão dos 100%
« Online: 10 de Abril de 2012, 08:57:00 »
No primeiro encontro entre um ateu e um agnóstico, a assertiva infalível:

- Mas você não pode afirmar com 100% de certeza que deus não existe!

Já me senti embaraçado com isso. Bons tempos, tenra idade. Passei um período em que minha resposta girava em torno de um "e daí?" erudito, deixando claro que minha "condição" era de alguém sem nenhum interesse em desvendar os mistérios do divino. Um bom observador enxergava a fraqueza na minha muralha e passava a me bombardear com aquelas baboseiras de sempre: "Mas o que havia antes do Big Bang?", "Você acha possível um ser tão complexo como você ter surgido do nada, sem a intervenção de uma 'energia superior'?" e que tais. Papo aborrecido, sem nexo; nunca recuei um milímetro em direção ao "agnosticismo" e suas variantes.

Engraçado como uma pequena guinada de pescoço faz a gente enxergar as coisas de outro ângulo. Pois finalmente dei meu Olhar 43, aquele assim, meio de lado... Achei um agnóstico, preparei a bola na marca do penalty, me afastei alguns passos e preparei o petardo:
- Não afirmo. Aliás, em quantos por cento você está hoje?
- Como assim?
- Bem. Você não atingiu os 100% - e imagino que, como agnóstico, já tenha saído do zero. O agnóstico tá sempre procurando respostas, então essa porcentagem de descrédito por deus deve variar no seu dia-a-dia. Então me diz: como estamos hoje?
- Eu?
- É.

Fium, fium, fium. O papo murcha na mesma hora. Muda o assunto:
- Cara, vai chover, vai não?
- Não tenho 100% de certeza.  :P
Traga rótulos e lhe darei subversão.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
Re:A questão dos 100%
« Resposta #1 Online: 10 de Abril de 2012, 09:28:12 »
As pessoas tem a tendência a achar que você não acreditar em alguma coisa é igual a afirmar que essa coisa não existe, que você a descarta sem nenhuma reflexão, que você não tem a humildade de admitir que pode, sim, estar errado.

Nunca debati com um agnóstico, até porque não acho que o agnosticismo seja uma alternativa entre o teísmo e o ateísmo. Sempre quando alguém vem me falar de agnóstico, eu deixo clara a minha posição, de que agnosticismo, na minha concepção, se refere a ideia de chegarmos a uma conclusão sobre se existe alguma divindade ou não, e não sobre se acreditamos ou não em alguma. Mas enfim, em qualquer discussão com alguém que não seja ateu, o "argumento" preferido é sempre esse "Você não tem provas de que Deus não existe", ou sua variante (que me dá mais raiva) "Mas você acredita na não-existência de Deus, então você também é um crente".

Sempre tento, pacientemente, explicar que não estou afirmando de maneira inquestionável a não existência de Deus, e não preciso de provas para não acreditar em sua existência, da mesma forma que não tenho provas da inexistência de unicórnios mágicos, mas nem por isso acredito que eles existam, rezo pra eles e espero que um dia eles vão entrar pela janela do meu quarto pra fazermos um passeio pelos campos mágicos verdejantes, e o mesmo se aplica a outra pessoa (a menos que um dia eu dê o azar de debater com alguém que também acredita em unicórnios mágicos :P).

Antigamente eu tinha mais saco pra isso, mas ultimamente não tenho mais achado ninguém que valesse a pena o tempo despendido pro debate.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 10 de Abril de 2012, 11:43:17 »
Todo agnóstico é na prática um ateu. Quer ver, pergunte a um agnóstico se ele vai a missa, ao culto, à roda de umbanda, à sessão de mesa branca,..., se ele reza, ora, faz despacho, descarrego, ...

Na dúvida se existe ou não o Saci-Pererê, ninguém sai por aí enfiando fumo em buraco de árvore!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2012, 11:43:27 »
Agnósticos... tem muito ateu que não gosta da palavra "ateu", né? Não à-toa o Dennett queria cunhar outra palavra para ateu, "bright". 

Me lembro de uma conversa com um amigo meu...

- Cara, cê acredita em Deus?
- ...bem, eu sou um homem do meu tempo. Eu sei que Deus está morto.
- Ateu, então?
- não, não, um homem do meu tempo, apenas.

:P

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Abril de 2012, 11:46:28 »
Ateu é nome feio! :)

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #5 Online: 10 de Abril de 2012, 12:20:32 »
A melhor resposta para essa questão é bastante simples e é dada há milênios: Tanto faz se existe algum tipo de deus por aí,mas pela quantidade de desgraça e sofrimento que a vida possui,acabo vendo que não faz diferença alguma na minha vida se eu começar à bajular tal ser .

Pessoalmente prefiro me definir como "Irreligioso",porque o titulo de Ateu é indiscriminamente associado à pessoas que querem exterminar a religião da face da terra,sem buscar uma boa alternativa para ela .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2012, 12:59:17 »
Acho "ímpio" mais bonitinho.

Mas - receita caseira - diga que é ateu com um sorriso.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2012, 13:38:09 »
Herege é mais legal. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2012, 18:00:47 »
Quando perguntam minha religião, eu digo que sou católico, mas não compartilho de alguns dogmas da igreja. Quando perguntam qual dogma, respondo: a crença em Deus, mas ser contra o uso da camisinha, do aborto, do homossexualismo e do sexo anal, que é mais ou menos a identidade cristã, isso tudo eu sou.

É, eu sou o tipo de pessoas que tem péssimas piadas prontas para algumas perguntas. Que vergonha!

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2012, 21:36:08 »
- E nem zeus.  :P

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2012, 22:07:55 »
Agnósticos... tem muito ateu que não gosta da palavra "ateu", né? Não à-toa o Dennett queria cunhar outra palavra para ateu, "bright".

"Bright" é MUITO gay... :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2012, 23:20:39 »
"Você acredita no que?"
"Eu sou brilhante".

É, bem gay. Fiquemos com ateu mesmo. :P

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #12 Online: 11 de Abril de 2012, 08:08:43 »
"Você acredita no que?"
"Eu sou brilhante".

Mas essa é a tradução literal. No sentido filosófico que Dennet propõe, a palavra tende mais para algo como "esclarecido", em oposição ao obscurantismo religioso, já que a racionalidade é muitas vezes comparada a uma vela acesa em meio às trevas da ignorância e da superstição. Lembrei agora da dedicatória que Sagan faz ao neto dele em "O Mundo Assombrado pelos Demônios". :)

Offline Max, o Fiscal

• Nível 05
  • *
« Resposta #13 Online: 11 de Abril de 2012, 08:12:28 »
De todas, a que não dá pra suportar é a velha "Ateu ou à toa?". Esses crentinos...

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 11 de Abril de 2012, 08:19:41 »
"Você acredita no que?"
"Eu sou brilhante".

Mas essa é a tradução literal. No sentido filosófico que Dennet propõe, a palavra tende mais para algo como "esclarecido", em oposição ao obscurantismo religioso, já que a racionalidade é muitas vezes comparada a uma vela acesa em meio às trevas da ignorância e da superstição. Lembrei agora da dedicatória que Sagan faz ao neto dele em "O Mundo Assombrado pelos Demônios". :)

Hum... se brilhante é gay, esclarecido já é viadagem.  :lol:   Tem jeito não! Melhor dizer logo que é ateu-bandido. Já que vai sofrer preconceito, sofre um só.   :lol:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #15 Online: 11 de Abril de 2012, 08:23:07 »
De todas, a que não dá pra suportar é a velha "Ateu ou à toa?". Esses crentinos...

Eu encaro no maior bom humor... e ainda digo "mais à toa, principalmente em avião caindo".  :lol:   Ateu também é bicho chato, não aguenta uma zueirinha.  :P

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #16 Online: 11 de Abril de 2012, 08:54:08 »

Eu encaro no maior bom humor... e ainda digo "mais à toa, principalmente em avião caindo".  :lol:   Ateu também é bicho chato, não aguenta uma zueirinha.  :P

Ao ateu à toa, eu responderia: não, ateu graças a deus!  :harhar:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #17 Online: 11 de Abril de 2012, 09:19:19 »

Ao ateu à toa, eu responderia: não, ateu graças a deus!  :harhar:

Bom, não sei se é o seu caso, mas como eu vivo zoando as fezes alheias, tomo zoeira numa boa. E até ajudo. Depois do Datena então ateu é tudo bandido.  :lol:

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 11 de Abril de 2012, 09:30:56 »
É engraçado também quando o cara vem todo inteligente na maior marra:

E você entre sério e debochado:

- Que bom! Mudou minha vida.

:lol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Abril de 2012, 20:17:50 »
"Você acredita no que?"
"Eu sou brilhante".

Gay... :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 11 de Abril de 2012, 23:02:42 »
Hum... se brilhante é gay, esclarecido já é viadagem.     

Sem contar que o termo "esclarecido" como algo positivo seria preconceituoso contra uma certa minoria.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 12 de Abril de 2012, 08:16:31 »
Hum... se brilhante é gay, esclarecido já é viadagem.     

Sem contar que o termo "esclarecido" como algo positivo seria preconceituoso contra uma certa minoria.

E provavelmente visto como arrogância, que é de uma viadaaaaaagem ou megalomania, o que é cômico.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #22 Online: 12 de Abril de 2012, 11:11:58 »

Oxford Advanced Learner's Dictionary:

bright 
adjective, adverb

adjective (brighter, brightest)
 4 - intelligent; quick to learn: the brightest pupil in the class ◆ Do you have any bright ideas (= clever ideas)?

Também acho arrogante e muito inadequado.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 12 de Abril de 2012, 22:00:44 »
As pessoas tem a tendência a achar que você não acreditar em alguma coisa é igual a afirmar que essa coisa não existe, que você a descarta sem nenhuma reflexão, que você não tem a humildade de admitir que pode, sim, estar errado.

Nunca debati com um agnóstico, até porque não acho que o agnosticismo seja uma alternativa entre o teísmo e o ateísmo. Sempre quando alguém vem me falar de agnóstico, eu deixo clara a minha posição, de que agnosticismo, na minha concepção, se refere a ideia de chegarmos a uma conclusão sobre se existe alguma divindade ou não, e não sobre se acreditamos ou não em alguma. Mas enfim, em qualquer discussão com alguém que não seja ateu, o "argumento" preferido é sempre esse "Você não tem provas de que Deus não existe", ou sua variante (que me dá mais raiva) "Mas você acredita na não-existência de Deus, então você também é um crente".

Sempre tento, pacientemente, explicar que não estou afirmando de maneira inquestionável a não existência de Deus, e não preciso de provas para não acreditar em sua existência, da mesma forma que não tenho provas da inexistência de unicórnios mágicos, mas nem por isso acredito que eles existam, rezo pra eles e espero que um dia eles vão entrar pela janela do meu quarto pra fazermos um passeio pelos campos mágicos verdejantes, e o mesmo se aplica a outra pessoa (a menos que um dia eu dê o azar de debater com alguém que também acredita em unicórnios mágicos :P).

Antigamente eu tinha mais saco pra isso, mas ultimamente não tenho mais achado ninguém que valesse a pena o tempo despendido pro debate.

So não concordo com essa tentativa de equivalência lógica entre papai-noel, bule em marte, MEV, etc com um possível criador. São coisas com origens e características totalmente distintas. Como já dizia Carl Segan : ausencia de evidencia não é evidencia de ausencia.

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 12 de Abril de 2012, 22:39:40 »

So não concordo com essa tentativa de equivalência lógica entre papai-noel, bule em marte, MEV, etc com um possível criador. São coisas com origens e características totalmente distintas. Como já dizia Carl Segan : ausencia de evidencia não é evidencia de ausencia.

Abs
Felipe

Mas todas usam, sem exceção, alguma petição de princípio.

E mais respeito com o "bom velhinho". Chame-o de Papai-Noel.  :P
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, 23:06:57 por Geotecton »
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!