Meus 2 tostões: a Globo fez sim a campanha de Collor. Roberto Marinho era amigo do papai de Collor, o Arnon Afonso de Farias Melo, assassino e dono de emissora filiada a Globo no nordeste (além de outras emissoras que tinha).
Não sei se lembram (quem tem idade), mas o Fantástico passava um bloco chamado "A Semana do Presidente", mostranso Collor correndo, andando de jetski, treinando karate e outras playboyzadas.
Roberto Marinho, que tinha fama de ser um sujeito muito educado, ligava volta e meia para o presidente perguntando se ele colocaria "aquele projeto de telecomunicações em pauta" (algo relacionado a tv paga?) e o Collor dizia que iria ver, com certeza e tals.
Numa ocasião que ele ligou pela 6a, 7a vez, Collor irritadinho mandou "olha só, reconheço que a Globo me ajudou na eleição, mas eu que fui eleito com 50 milhões de votos e vou colocar o projeto quando EU quiser e se EU quiser" e bateu telefone na cara.
Isso foi até testemunhado por dois diretores da tv. Marinho ligou de volta, insistiu para falar de novo com Collor e quando este atendeu, pediu desculpas, dizendo que não era intenção irrita-lo e que não tocaria mais neste assunto.
Desligou e mandou suspender o bloco de propaganda do Collor no Fantástico e deu ordens para que se descobrisse algum podre dele.
O final todos sabemos e dizem que haviam podres bem piores, mas não foram necessários. De qualquer forma, se roubar poupança da população não for motivo para impeachment, não sei o que seria.