O pior é que ocorre sim com outros animais, já leu sobre lemingues ?
Já. É um boato baseado em um desenho da Disney de 1955. Eles não se suicidam.
Eu tinha visto essa informação, pelo visto equivocada, numa enciclopédia antiga , mas agora eu fui verificar e realmente parece que este é um equívoco, conforme o texto da wikipédia:
Mitos
Há concepções equivocadas sobre os lêmingues que vem de muitos séculos. Em 1530, o geógrafo Zeigler De Estrasburgo apresentou a teoria de que essas criaturas caíam dos céus durante o periodo de tempestades (também consta do folclore dos Inupiat/Iupik do Norton Sound), vindo a morrer de forma súbita quando a grama voltava a crescer na primavera.[4] Esse mito foi refutado pelo especialista em história natural Olaus Wormius, que aceitava que os animais caíssem do céu, mas teriam que ter sido levados pelo vento, nunca com uma geração espontânea. Foi Worm quem pela primeira vez publicou sobre dissecção de lêmingues, mostrando que eles eram anatomicamente similares a maioria dos demais roedores. Os trabalhos de Lineu provou que os animais têm todos origens naturais.[5][6]
Como muitos lêmingues se deslocam, inevitavelmente muitos deles se afogam o ao cruzar rios e lagos, como esse na Noruega
Os lêmingues ficaram bastante conhecidos pelo mito de que cometeriam suicídio em massa durante suas migrações. Essa visão mítica se apresenta em diversas versões, não sendo sempre vista realmente uma ação voluntária, mas acidentes que levam à morte em massa.
Movidos por urgências biológicas de sobrevivência, algumas espécies de lêmingues migram em grandes grupos, sempre que a densidade populacional se torna insustentável. Os lêmingues não nadam e podem, nessa desesperada procurar por novo habitat, optar por cruzar um curso de água. [7] Esse fato e as enormes inesperadas flutuações na população dos lêmingues noruegueses devem ter contribuído para o desenvolvimento dos mitos.
O mito dos Lêmingues praticando “suicídio” em massa já vem de muito tempo e foi popularizado por diversos fatores e eventos. Em 1955, o ilustrador Carl Barks da Disney criou o desenho "The Lemming with the Locket (Medalhão)", com “Uncle Scrooge” (Tio Patinhas), no qual havia inspiração de um artigo de 1954 da National Geographic que mostrava uma enorme massa de lêmingues se lançando em abismos na Noruega.[8] Maior ainda foi a influência de outra produção da Disney White Wilderness (film), de 1958, ganhador do Oscar de melhor documentário, onde se apresentava uma cena com centenas de lêmingues saltando para morte certa num abismo, depois de falsas cenas de migração em massa. [9] Um documentário da Canadian Broadcasting Corporation, de nome Cruel Camera, denunciou que os Lêmingues usados em White Wilderness foram em realidade lançados na Baía de Hudson, Calgary, Alberta. Eles não se lançaram, foram, em verdade lançados num abismo com o uso de uma mesa giratória. [10]
Mais recentemente, esse mito ficou mais conhecido pelo Comercial do Computador Apple Inc. no Super Bowl de 1985 e alguns populares videogames, dentre eles opiniões de todos num rumo de conseqüência potencialmente perigosas e fatais. Além do vídeogame citado, há outro similar o Urban Terror, com lêmingues no qual o jogador deve desviar os animais e salvá-los de sua corrida ”suicida”.
Por seu comportamento migratório aparentemente estranho, os lêmingues e seu “suicídio” são lembrados e associados, como uma metáfora, a pessoas que seguem a maioria sem questionar, mesmo que esse comportamento tenha consequências terríveis. Houve também referências aos lêmingues em sua corrida para a morte na TV. Foram episódios dos sitcoms “Red Dwarf”, no show Robot Chicken da Adult Swim e, no cinema, no filme Francês “Lemming” de 2005.
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%AAmingue.