Autor Tópico: Dilma: Brasil está '300% preparado' para crise internacional  (Lida 1728 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Dilma: Brasil está '300% preparado' para crise internacional
« Online: 22 de Maio de 2012, 08:25:13 »
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/05/21/dilma-brasil-esta-300-preparado-para-crise-internacional/

"O Brasil está 300% preparado para a crise financeira internacional. A declaração é da presidente Dilma Rousseff e foi feita durante inauguração da obra de uma ponte em Laguna (SC). Ao discursar sobre o impacto da crise financeira internacional no Brasil, Dilma disse ainda que antes o 'mundo espirrava, e nós pegávamos pneumonia'. Agora, segundo ela, a realidade é diferente.

"Posso assegurar: nós estamos 100%, 200%, 300% preparados. E esta obra aqui faz parte dessa resistência contra a crise", afirmou, em discurso na cerimônia de assinatura da ordem de serviço da construção da ponte da BR-101 sobre a Lagoa do Imaruí.

As oscilações financeiras internacionais, segundo Dilma, não afetarão o Brasil porque o país construiu, ao longo dos anos, uma estabilidade que criou as condições de enfrentar as consequências das oscilações externas. "Antes o mundo espirrava e o Brasil pegava uma pneumonia. Hoje, não pegamos pneumonia", disse a presidente.

Dilma mencionou ainda as reservas de dólares que o país dispõe, que cresceram desde a eclosão da crise financeira internacional, em 2008 e 2009. Segundo a presidente, as reservas vão permitir ao Brasil continuar expandindo a economia.

Em seu discurso, a presidenta lembrou que o Brasil tem US$ 370 bilhões de reservas e observou que isso é uma proteção para o que quer que aconteça no sistema financeiro internacional.

\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Dilma: Brasil está '300% preparado' para crise internacional
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2012, 08:52:09 »
Se o Brasil segura uma crise externa, eles deviam se preocupar com o grau de endividamento que a população e as empresas médias e menores estão adquirindo sem, na maioria das vezes, ter poupança/patrimônio para se manter em um evento inesperado.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2012, 09:10:27 »
A Dilma está ficando tão "bravateira" como o Lula.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2012, 09:26:59 »
O mais importante é se o que ela falou procede. Se sim, eu não me importo se ela faça um show pirotécnico para falar.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2012, 09:31:57 »
O mais importante é se o que ela falou procede. Se sim, eu não me importo se ela faça um show pirotécnico para falar.
2
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2012, 09:37:35 »
O problema é justamente esse, não? Se. Estão dotando medidas populistas de novo, como a redução de IPI dos veículos, quando a inadimplência está batendo recordes.
Devo estar enganado, mas isso não me parece uma política de quem está tão bem assim.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2012, 09:55:51 »
Esse tipo de ação social vai, no mínimo, quebrar algumas construtoras em poucos anos. Só não vê isso quem não pode, ou não quer.

O problema é justamente esse, não? Se. Estão dotando medidas populistas de novo, como a redução de IPI dos veículos, quando a inadimplência está batendo recordes.
Devo estar enganado, mas isso não me parece uma política de quem está tão bem assim.

Veja:

SP: feirão da casa própria movimenta R$ 1,6 bi em dois dias

O 8º Feirão da Casa Própria, promovido pela Caixa Econômica Federal, alcançou o volume total de R$ 1,6 bilhão em negócios realizados nos dois primeiros dias em São Paulo - o evento vai até este domingo. De acordo com a instituição, foram assinados e encaminhados cerca de 13 mil contratos no local desde sexta-feira, com cerca de 45 mil pessoas visitando a feira.

20 de maio de 2012 • 07h32 •  atualizado 07h53

economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201205201032_TRR_81224402

Acho muitas das atitudes contra o livre-mercado desnecessárias, mas creio ser preocupante manter esse tipo de política por tanto tempo.

Edit: Correção da formatação.
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 09:58:15 por Price »
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2012, 20:49:05 »
Quer dizer que movimentar 1,6 bilhões em negócios, é algo contra o livre-mercado? :histeria:
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2012, 00:59:53 »
Quer dizer que movimentar 1,6 bilhões em negócios, é algo contra o livre-mercado? :histeria:

Acho preocupante o governo manter políticas contra o livre-mercado, mas acho ainda pior o incentivo ao consumo e endividamento que provavelmente vai quebrar as construtoras.

Respondendo a sua pergunta: sim, influenciar o povo de tal maneira é uma atitude anti-livre-mercado, mas de modo "positivo".

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2012, 01:08:42 »
Acho preocupante o governo manter políticas contra o livre-mercado, mas acho ainda pior o incentivo ao consumo e endividamento que provavelmente vai quebrar as construtoras.

Respondendo a sua pergunta: sim, influenciar o povo de tal maneira é uma atitude anti-livre-mercado, mas de modo "positivo".
E porque o feirão da casa própria faria as construtoras quebrarem?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2012, 01:33:50 »

Na verdade o consumidor das casas perde com a inflação e até mesmo o resto do povo perde a curto prazo com a inflação. Ouvi falar de um dono de construtoras para essas casas do governo que faz por 40 (ou menos, sei lá) mil e revende para os otários (não sei bem se o otário aqui é o governo que cobra baixos juros, ou os que compram as casas, mas a construtora não é não) por um preço bem maior (80 mil, não sei bem). Será que essa bolha estoura no Brasil? É esperar para ver :).
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 01:36:17 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2012, 05:30:37 »
Quem define o preço do imóvel é o mercado e não o custo para construí-lo.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2012, 08:34:15 »

Não posso te mostrar dados sobre todas as empresas pois não são todas que liberam os seus balanços patrimoniais e resultados de exercícios.
Porém posso mostrar os dados da Gafisa, que disponibiliza tais dados na bolsa por ter ações no mercado:
Dados mensais. Prejuízo médio de 20M/mês.

http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=16101&idioma=pt-br

Relatórios gerais. Dentre outras notações, prejuízo de 900M em 2011.

http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/ResumoDemonstrativosFinanceiros.aspx?codigoCvm=16101&idioma=pt-br

Se você tiver paciência pode acessar o Diário Oficial "Empresarial" e olhar pelas construtoras menores. Cerca de 70% delas vem sofrendo perdas consecutivas com esses planos de financiamento (principalmente os da Caixa e da Tenda).

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2012, 08:37:13 »

Na verdade o consumidor das casas perde com a inflação e até mesmo o resto do povo perde a curto prazo com a inflação. Ouvi falar de um dono de construtoras para essas casas do governo que faz por 40 (ou menos, sei lá) mil e revende para os otários (não sei bem se o otário aqui é o governo que cobra baixos juros, ou os que compram as casas, mas a construtora não é não) por um preço bem maior (80 mil, não sei bem). Será que essa bolha estoura no Brasil? É esperar para ver :).

Nesse caso a Caixa "paga" o valor do imóvel para a construtora quando é firmado o contrato com o comprador. Como a Caixa atua como intermediária, não há ação de revenda.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2012, 12:56:41 »

Eu acho que faz parte da ação de sua posição como presidente, focar a ação numa agenda positivista contra um cenário negativo. Quem não lembra da marolinha do Lula?

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 23 de Maio de 2012, 13:02:48 »
Quem define o preço do imóvel é o mercado e não o custo para construí-lo.
Certo, mas o mercado pode sofrer intervenção: isso depende também dos juros, se eles forem artificialmente baixos eles possibilitam a venda a preços maiores ( aumentando artificialmente a demanda ), aumentando a margem de lucro das construtoras. Existe um custo escondido aí, o governo paga mais caro pelas casas e recupera menos dinheiro com taxas de juros artificialmente baixas ( o dinheiro em outro lugar renderia mais ). "Todo mundo" perde com demanda artificialmente alta.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 23 de Maio de 2012, 13:17:21 »
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/05/21/dilma-brasil-esta-300-preparado-para-crise-internacional/

"O Brasil está 300% preparado para a crise financeira internacional. A declaração é da presidente Dilma Rousseff e foi feita durante inauguração da obra de uma ponte em Laguna (SC). Ao discursar sobre o impacto da crise financeira internacional no Brasil, Dilma disse ainda que antes o 'mundo espirrava, e nós pegávamos pneumonia'. Agora, segundo ela, a realidade é diferente.

"Posso assegurar: nós estamos 100%, 200%, 300% preparados. E esta obra aqui faz parte dessa resistência contra a crise", afirmou, em discurso na cerimônia de assinatura da ordem de serviço da construção da ponte da BR-101 sobre a Lagoa do Imaruí.

As oscilações financeiras internacionais, segundo Dilma, não afetarão o Brasil porque o país construiu, ao longo dos anos, uma estabilidade que criou as condições de enfrentar as consequências das oscilações externas. "Antes o mundo espirrava e o Brasil pegava uma pneumonia. Hoje, não pegamos pneumonia", disse a presidente.

Dilma mencionou ainda as reservas de dólares que o país dispõe, que cresceram desde a eclosão da crise financeira internacional, em 2008 e 2009. Segundo a presidente, as reservas vão permitir ao Brasil continuar expandindo a economia.

Em seu discurso, a presidenta lembrou que o Brasil tem US$ 370 bilhões de reservas e observou que isso é uma proteção para o que quer que aconteça no sistema financeiro internacional.

Não acho que em um eventual colapso do sistema financeiro US$ 370 bilhões sirvam para muita coisa. Mesmo para uma grave crise bancária. Só os EUA usaram quase um trilhão de dólares para salvar alguns de seus bancos...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 23 de Maio de 2012, 13:24:11 »
Se você tiver paciência pode acessar o Diário Oficial "Empresarial" e olhar pelas construtoras menores. Cerca de 70% delas vem sofrendo perdas consecutivas com esses planos de financiamento (principalmente os da Caixa e da Tenda).
Existem muitos fatores que podem estar fazendo elas sofrerem perdas, incompetência, impostos, regulamentos, etc. Correlação não estabelece necessariamente uma relação de causa/consequência.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #18 Online: 23 de Maio de 2012, 13:28:11 »
Não acho que em um eventual colapso do sistema financeiro US$ 370 bilhões sirvam para muita coisa. Mesmo para uma grave crise bancária. Só os EUA usaram quase um trilhão de dólares para salvar alguns de seus bancos...
Os EUA podem pagar essa dívida de 370 bilhões com uma nota de 1 trilhão em um envelope que vale 5 trilhões. Vide Alemanha pré segunda guerra na primeira metade do século. Mas sendo mais realista, os EUA podem simplesmente "congelar" todos os dólares brasileiros e chineses que estejam em seus bancos. E se você acha que o Obama não vai fazer isso em nome da segurança americana você está delirando. Um desses dois processos irá ocorrer em uma eventual crise, possivelmente ambos (hiperinflação e congelamento das reservas de outros países).

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2012, 13:40:03 »
Existem muitos fatores que podem estar fazendo elas sofrerem perdas, incompetência, impostos, regulamentos, etc. Correlação não estabelece necessariamente uma relação de causa/consequência.

Para isso basta que você siga as ações da empresa e leia os relatórios da administrção. É óbvio que não pode-se basear somente em números.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!