Sr. João, ha uma diferença entre a bíblia e o espiritismo. A bíblia é considerada por muitos como verdade irrefutável. Já o mesmo não acontece com o espiritismo, que bom! A DE não esta finalizada, a mesma teria que estar em acordo com a ciência e com a razão, mas constatamos justamente o contrário.
Bobagem. A DE é fantasia. Se nunca foi comprovada a existência de espíritos, como é possível ter uma doutrina espírita? Com o uso da razão, nem é preciso recorrer à Ciência. É uma questão de lógica.
Estranho é que a DE tem vacinas contra este tipo de coisas...
Não tem. A DE tem uma cadeia interminável de ad hocs. A DE fornece a fantasia e os espíritas fazem malabarismos para explicar o que não existe.
Estou com a impressão de ser o único "herói" da resistência por aqui...
Herói? Não, apenas Humpty Dumpty.
Até quando?
Correio, todo mundo aqui sabe que tu és espirita da linha mais light.
Espírita light?
Espírita light é espírita que acha que pode ter a sua versão própria de fantasia. Puxa aqui, estica alí mas é sempre fantasia. Ou algum espírita light já provou que existem espíritos?
Uma coisa que me parece incoerente no espiritismo é a idéia de que...
Lara, tudo é incoerente no espiritismo porque ele já começa errado supondo que exista alguma coisa para sair explicando outras até se perder em malabarismos e esquecer a pergunta inicial: se espíritos existem, por que não se consegue provar?
Até que essas histórias foram mais razoáveis...
Lara, todas as estórias são tão razoáveis quanto as estórias do saci pererê e do curupira. São razoáveis no contexto da fantasia. O problema é que os espíritas misturam fantasia com realidade e usam malabarismos para fazê-las coincidir logicamente, e isso é ilógico apesar de ser desejável pelos crentes que optaram pela fantasia.
Não é bem assim caríssima Lara. A questão 861 do LE foge um pouco do seu raciocínio mas elucida bem um fato que poucos entendem das supostas leis de deus.
Isso me lembra o antigo almanaque do Biotônico Fontoura, o que demonstra a lado xarope do espiritismo.
Lara, ninguém é obrigado a nada segundo a DE.
Todas as seitas dizem a mesma coisa e quem diz geralmente faz pose de inteligente. Aí jogam a pulga atrás da orelha das pessoas mais fracas da cabeça, que podem incluir ameaças na forma de visões sombrias sobre a reencarnação em baratas e moscas, vida pobre e sofrida em vidas futuras e outras coisas besteiradas para quem nao segue o almanaque.
No caso particular do espiritismo, deve ser horrível viver com o sentimento paranóico de estar sendo permanentemente vigiado por "energias" que cohabitam o nosso espaço.
Ademais, para fazer o bem, como o deve ser, e como isso é o único objetivo da vida, pode impedir o mal, sobretudo aquele que poderia contribuir para um mal maior.
Aqui caímos no relativismo do bem e do mal. Saindo do almanaque do Biotônico em direção às seleções do Reader's Digest.
Detalhe, não se sabe nada dos primeiros momentos do espírito, então como fazem para falhar ou acertar a "vontade de deus" é pura especulação e não culpe a DE por isto. Falta muito trabalho para finaliza-la ( a doutrina ), isto se algum dia acontecer.....pode cair no esquecimento em gerações futuras
Vontade de quem?
O Correiro está longe de ser um espírita light. Até acho que depois dessa o Humpty Dumpty caiu do muro.
Ótimo então! Mas por favor, quando mencionar o "eu acho" da DE procure entender o sentido, se não fica parecendo tudo ilógico como você mesma comentou.
Veja a evidência do auto-engano na busca do sentido da DE. "Sentido" aqui tem relação com adaptar a fantasia, torná-la mais palatável para consumo próprio.
Engraçado que a parte "cientifica" da DE é pura palhaçada, eu até ajudo a ridicularizar se necessário, mas a parte moral não!
Toda a DE é pura palhaçada. Impossível dissociar as bobagens alí presentes. Se você busca um sentido moral dissociado dessa bobagem espiritóide, por que você não mergulha a fundo na filosofia? Muitos filósofos se dedicaram e continuam se dedicando a esse trabalho.
O que estamos debatendo são os primeiros instantes da existência do espírito, isto minha cara colega, não tem espírita ou espírito que possa esclarecer algo para este debate. Sinto muito
Mas devíamos estar debatendo primeiramente se espíritos existem. É tão irracional pensar no gênese do saci-pererê quanto nos primeiros instantes do espírito, apesar de que, de uma certa forma, o saci-pererê possa oferecer mais sentido para uma discussão num contexto mitológico.