Na semana que vem terá início a "Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20" e que marcará o 20º aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED) (Rio de Janeiro, 1992) e o 10º aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (WSSD) (Johanesburgo, 2002).
A expectativa, conforme consta na sua página virtual, é de que a conferência possa
assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
Fonte
É uma meta ao mesmo tempo vaga e ambiciosa, principalmente se forem levados em consideração os poucos resultados ambientais positivos conseguidos desde a reunião há duas décadas. Além disto, outros temas que serão discutidos soam como algo desconectado e distante de uma 'realidade de preservação ambiental a ser implantada' e que são:
i) Desenvolvimento Rural Sustentável;
ii) Recursos Naturais e Soberania Alimentar;
iii) Produção e Consumo sustentável.
Fonte
Enfim, o que eu deduzo é que o meio-ambiente, aqui especificamente entendido como sendo a ampla variedade de espécies de flora e fauna nos diversos biomas, não tem um futuro promissor.