Autor Tópico: Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um ateu/agnóstico/cético?  (Lida 2619 vezes)

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
Re:Qual foi a maior besteira que você já ouviu de um ateu/agnóstico/cético?
« Resposta #25 Online: 19 de Junho de 2012, 01:15:19 »
Seria preciso dizer mais? Infelizmente, já verifico que seria porque se eu não levar pela mão ninguém parece perceber nem entender nada. Contestou tarde demais. Tinha que ter sido antes, especialmente no momento e em lugar disso aqui:
Afinal, antes de se dizer qual a "maior" "besteira" que "você" já ouviu de um "cético"/"agnóstico"/"ateu", para começar temos que definir não apenas o que é verdadeiramente ser "cético", ou "agnóstico", ou "ateu" (que pode ser forte, fraco, médio-ligeiro, e com diversas outras gradações importantíssimas); distinguí-los inequivocamente coisas como um "zetético", "apatético", não-teísta, irreligioso, e tudo mais. E quanto a "maior" besteira. Como isso é mensurável? E o que é, realmente, uma "besteira"? Isso é relativo, não? Se você é um ignorante, sua avaliação do que é uma besteira que é a verdadeira besteira. E se é agnóstico, como declaram-se muitos dos que se declaram ateus, não está admitindo a própria ignorância? E, não menos importante, de que isso tudo importa, se "você" não existe, bem como a "pessoa" que "disse" isso, e portanto nada disso realmente "ocorreu", sob certa perspectiva?
Se isso não é para mim...

Cientista,

Sem querer ofender,
Com o que? Com alguma declaração sua? Muito difícil... Pode ficar tranquilo que tem muito pouca gente nesse mundo que seja municiada para me ofender. Quanto a me fazer desperdiçar meu tempo, tem contigente maior capaz, mas, no seu caso, já tenho o procedimento estabelecido. Estou respondendo isso aqui porque é do meu interesse.

mas não se dê toda essa importância.
Não me dou. Não me acho, essencialmente, mais que uma pedra qualquer.  ...Acho que eu já disse isso...  Os outros à minha volta é que me dão, porque, achando-se mais que pedras, ficam espantados comigo dando a mim mesmo tão pouca importância assim. Ou seja, é exatamente o me dar (a mim mesmo) tão pouca importância o que faz com que me deem tanta.

Para alguém que fica acusando os outros de solipsismo você parece achar demais que o mundo gira em torno do seu umbigo.
Não tenho evidências de que seja meu umbigo que gire em torno do mundo. Muito pelo contrário! E até no sentido figurado!

Foram poucas as vezes que sequer me dei ao trabalho de ler seus posts ou os do lusitano, e bem que gostaria de ter esse tempo de volta.
Talvez seja essa a explicação de ter me dado tantas respostas fora da devida altura. O posts do lusitano, não precisa ler. Eles são, basicamente, como os seus.

O tópico e ***nenhum post meu o teve como "inspiração"*** ("maior besteira" pretendia ser qualitativo, não quantitativo). E nem esperava dele tal "proporcionalidade" com o das besteiras dos religiosos, diga-se de passagem.
Como eu já disse: perdidos em si mesmos. Era para ter dito isso logo após minha primeira manifestação. Como não disse, concluí, como eu disse no meu segundo comentário, que era para mim mesmo. Só para reiterar o quanto "nenhum post me teve como inspiração":
Afinal, antes de se dizer qual a "maior" "besteira" que "você" já ouviu de um "cético"/"agnóstico"/"ateu", para começar temos que definir não apenas o que é verdadeiramente ser "cético", ou "agnóstico", ou "ateu" (que pode ser forte, fraco, médio-ligeiro, e com diversas outras gradações importantíssimas); distinguí-los inequivocamente coisas como um "zetético", "apatético", não-teísta, irreligioso, e tudo mais. E quanto a "maior" besteira. Como isso é mensurável? E o que é, realmente, uma "besteira"? Isso é relativo, não? Se você é um ignorante, sua avaliação do que é uma besteira que é a verdadeira besteira. E se é agnóstico, como declaram-se muitos dos que se declaram ateus, não está admitindo a própria ignorância? E, não menos importante, de que isso tudo importa, se "você" não existe, bem como a "pessoa" que "disse" isso, e portanto nada disso realmente "ocorreu", sob certa perspectiva?
Como eu já disse, se isso não é para mim...   ...agora, até tentando contestar vai ficar muito difícil.

Vá entender essa gente... A falta de rigor deles é a coisa mais impressionante que parece haver no universo.
« Última modificação: 19 de Junho de 2012, 01:20:59 por Cientista »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 19 de Junho de 2012, 13:13:18 »
O último post tinha sido em referência a suas colocações/divagações/estilo mesmo, me referia aos anteriores, dos quais você já acreditava ser a inspiração.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 19 de Junho de 2012, 13:29:33 »
Get a room, you two...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Junho de 2012, 00:03:20 »
Como eu disse, ficou muito difícil contestar agora, passado o momento certo de fazer. De fato, mesmo antes já era difícil demais. Quem mais aqui estaria associado à ideia (errada, por constante péssimo entendimento do que digo) de que "crentes não raciocinam logicamente"?. Se não eu, não sei quem.

No meu **primeiro** comentário no tópico, deixei bem claro:

Isso que acaba de observar faz completo sentido pois a suposta simetria que se esperaria, por parte do autor, entrever na proposta do tópico é totalmente inexistente. Não há comparabilidade entre as eficácias dos modos de pensar de religiosos e não religiosos.

Pelo post 14, posso mais que especular que boa parte da motivação para o tópico deve advir de mim, não obstante eu já ter negado mais de uma vez minha própria definição como ateu, agnóstico e até cético, com ressalvas. Mas, só para lembrar mais uma vez, *seja o caso*, eu jamais disse que um crente é incapaz de raciocinar logicamente. Muito o contrário, o que digo é que a competência de pensar "ilogicamente" (quando se está diante de novas situações, em que o casuismo das lógicas anteriormente estruturadas de nada valem) é toda do pensador científico, que não é um pensador lógico, mas um pensador livre de toda lógica -- usa a que conhece mas não está preso a ela.

A maior besteira que me ocorre, agora, já ter ouvido de um suposto descrente: "sou ateu".
que eu estava ainda em processo de confirmação. A confirmação VEIO, para, agora, ser negada. Não dá mais. Muito tarde. Mas, aqui, eu desisto por aqui. Não espero mais por admissões nessas bandas "céticas". Aqui é como na política nacional: nem com filmagen "indexada e revista por pares" se prova alguma coisa. É tudo uma... não sei que nome dar. Ou sei, mas o horário não permite.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!