LaraAS, essa sua generalização foi chiste eu espero.
Aqui nos EUA muitas vezes eu ouvi que o "hardworking" dos americanos é fruto da ética protestante que eles seguem. Um bom salário como resultado de muita labuta é visto como merecedor (óbvio), e que nossas habilidades (artes, comércio, etc) são dádivas, portanto usá-las é prosperidade, fé, salvação. Para eles essa ética protestante gera oportunidades para todos.
Não sei se concordo bem com essa ética deles, pois o que eu vejo muito aqui é gente bitolada com trabalho. Eu faço faculdade e trabalho nos finais de semana como caixa e
sales associate e ganho 9 dólares por hora (que para o meu tipo de trabalho e sem ter experiência prévia, é considerado bom). Na maioria dos locais os horários constumam ser bem flexíveis, especialmente quando eles contratam estudantes. Só que desses 9 que eu ganho são descontados os impostos, então eu já fico com pouco mais de 7 dólares. Eu não preciso trabalhar, mas ganhar cento e alguma coisa num final de semana com um trabalho fácil só pra comprar minhas fútilidades vale a pena. Se eu tiver tempo disponível eu trabalho como babysitter e ganho até 15 ou 20 por hora sem dedução de impostos.
O que eu observo nos meus colegas aqui é que muitos tem vários empregos e começam desde cedo. No Brasil temos a tendência de priorizar os estudos, e muita gente que está fazendo um nível superior só vai ter o primeiro emprego lá pra metade do curso. Nos EUA, com 18 anos as pessoas já esperam que você tenha uma boa experiência. Vejo gente que não precisaria trabalhar muitas horas enquanto está na faculdade, mas que mesmo assim tem até dois empregos e gastam o salário todo em uma semana. Consumismo violento, e muitas vezes compram coisas que nem usam e vendem em yard sales até com a caixa fechada.
Vou tentar finalizar aqui, pois eu escrevi muito e não fui a lugar algum

No caso dos EUA acho que essa ética deles tem feito as pessoas ficarem muito tensas, paranóicas com trabalho. Vejo muitos amigos que preferem sacrificar o desempenho no college do que algumas horas de trabalho. Férias só de uma semana e olhe lá. Trinta dias de férias só se você trabalhar 10 anos no mesmo local. A minha supervisora me contou que há mais de 3 anos ela não sabe o que é final de semana

Será que nos outros países de maioria protestante também é assim?