Autor Tópico: Cinema? Porque sim!  (Lida 1584 vezes)

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Cinema? Porque sim!
« Online: 30 de Junho de 2012, 20:59:31 »
Cinema? Porque sim!
Postado on 19/06/2012 por Lisandro Gaertner, aqui.

Não sei exatamente há quanto tempo o filme foi lançado mas até agora não vi Os Vingadores. Acredito que alguns que me conhecem estejam muito espantados com essa afirmação, logo eu, mó fã de quadrinhos, ainda não vi os Vingadores? É, verdade, e, pra aumentar ainda mais a sua surpresa, confesso: não estou lá muito animado a assistí-lo. O problema, acredito, não está com os heróis mais poderosos da Terra, mas com o cinema como um todo. Não sei como vocês tem lidado com o cinema atualmente mas eu tenho me sentido cada vez menos inclinado a ir.

Quando penso no meu retrospecto de vida, isso se torna ainda mais estranho, pois eu tinha o costume, até meados dos anos 90, de ir e muito ao cinema. Eram umas 4 a 5 vezes por semana, sem contar os filmes das locadoras. Eu realmente tinha uma dieta cinematográfica bastante variada e substanciosa.  Hoje, só a idéia de pisar num cinema já me manda calafrios por todo o corpo.

As razões não são claras. Eu poderia assumir uma postura esnobe e falar que o cinema de hoje não chega aos pés do cinema de antigamente, o que é parcialmente verdade, mas essa não é uma explicação válida na medida em que eu via uma imensa quantidade de porcaria no passado. Eu assumia com orgulho gostar de frequentar os maiores muquifos para assistir às maiores bombas. Nunca esquecerei, por exemplo, de uma sessão de Maniac Cop 2 onde fiquei por quase duas horas agachado na poltrona por conta dos ratos que circulavam pela sala escura. Não dá pra negar, naquela época, eu realmente tinha tesão pelo cinema.

Talvez possa culpar o excesso de conteúdo ao qual somos submetidos, com nossa completa cumplicidade, pela tevê a cabo e pela internet, ou, quem sabe, as discussões fúteis e repetitivas nas redes sociais da vida. Mas nada disso explica por que o cinema não tem pra mim o mesmo gosto de descoberta que tinha antes.

Antigamente, fosse o que fosse, do mais famigerado filme B, ao novo Indie da Miramax, passando pelas comédias romântica blockbusters, eu assistia a tudo. Hoje, Os Vingadores me esperam a 4 quarteirões de casa e eu nem me esforço pra vê-los. Desculpe, heróis.

O problema realmente deve ser comigo. Muitos dos meus amigos ainda tem esse afã de ir ao cinema. Alguns ao ponto de assistir a e gostar de O Lanterna Verde. Mas comigo isso não rola mais. O cinema meio que se tornou uma obrigação: “Você ainda não viu os Vingadores? Mas todo mundo viu!” “Não, não vi e daí?” sinto vontade de responder, mas não o faço, pois sei que estou descontando nos outros a frustração de não ter mais o prazer com o cinema que tinha antigamente.

Apesar desse embotamento emocional, algumas vezes, felizmente, eu sinto um certo lampejo do prazer do passado ao descobrir um filme pequeno e pouco conhecido com o qual posso conversar com os outros livre da postura de crítico de cinema de 140 caracteres. Recentemente senti isso com Tiny Furniture.

Não tinha lido nada a respeito, não conhecia os atores, diretores ou roteiristas. Não tinha expectativas. Fui de peito aberto ao filme, quer dizer, lhe assisti de peito aberto pelo NetFlix. Assisti, gostei bastante e tive alguns questionamentos sobre o tema e sobre algumas decisões estéticas. Não comentei com ninguém. Ficou pra mim. Se alguém me pedir uma indicação de um bom filme, recomendo, mas não preciso criticá-lo nos Get Glue da vida.

Talvez seja disso que sinta falta. Antigamente, por mais pessoas que assistissem aos filmes conosco, todos tinham direito às suas opiniões, afinal, o filme é, ou pelo menos deveria ser, uma experiência pessoal. Lembro com prazer de ter assistidos a filmes hiper pedantes e chatos só pra poder discutí-los em mesas de bar sem a pressa ou obrigação de chegar a conclusões. Hoje, a crítica da experiência parece mais importante que a experiência em si e a necessidade de closura cognitiva é mais importante que a ambiguidade. Não mais vivemos os filmes; os consumimos, categorizamos e esquecemos. A impressão que dá é que as experiências que vivemos só servem para alimentar uma grande máquina de recomendações que, em prol de um consenso impossível, busca desesperadamente por uma unanimidade burra. A Arte deixou de ser prazer e se tornou o segundo emprego de todos nós. E o pior, um emprego chato.

Ainda não tenho uma resposta. Não sei o que me incomoda hoje tanto na experiência de ir ao cinema, mas sei o que me incomoda no público a minha volta: a sua insistência em poluir a minha experiência tentando conseguir a minha concordância para a sua opinião. Quando perguntados por que gostamos ou odiamos algo, deveríamos, ao invés de discorrer criticamente ou mencionar o que lemos por aí, nos sentir à vontade de encerrar o assunto com um simples “Porque sim”. Afinal de contas, não é essa a resposta mais sincera que podemos dar?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
Re:Cinema? Porque sim!
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2012, 21:03:56 »
Postei aqui pois achei uma boa discussão sobre como nos relacionamos com o cinema hoje em dia. Eu ia comentar mais, mas percebi que diria o mesmo já que está no texto, então, bem, é isso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2012, 23:09:17 »
Hoje o cinema apresenta mais recursos e mais conforto mas eu vou muito menos do que um passado não muito distante (7 anos). Os motivos?

Filho pequeno; desaparecimento dos cinemas fora dos shoppings e pré-disposição contra estes ambientes; preços abusivos do ingresso, dos alimentos e do estacionamento e ampla oferta de filmes na televisão à cabo e nos dvds são alguns dos motivos.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2012, 23:21:33 »
Hoje o cinema apresenta mais recursos e mais conforto mas eu vou muito menos do que um passado não muito distante (7 anos). Os motivos?

Filho pequeno; desaparecimento dos cinemas fora dos shoppings e pré-disposição contra estes ambientes; preços abusivos do ingresso, dos alimentos e do estacionamento e ampla oferta de filmes na televisão à cabo e nos dvds são alguns dos motivos.

Como faz pra entrar pra máfia da pipoca dos cinemas?
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2012, 23:26:39 »
O cinema no geral continua o mesmo, a gente é que vai ficando mais velho.
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2012, 02:05:24 »
Mais velhos e mais chatos, dificilmente eu vou ao cinema antes da ultima sessão, pra evitar aborrecentes.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Julho de 2012, 02:56:50 »
Eu acho que é uma simples questão de um comportamento que saturou.

Durante dois anos eu assistia filmes todos os dias. Tava sempre baixando e assistindo, e olhava de tudo mesmo. Gostava de ler sobre o filme e tal. "Hum... essa cena foi inspirada em uma de um filme mudo dos anos 20? Vamos baixá-lo então!". Assistia de tudo mesmo, e não me importava de que muitas vezes 70% do que eu olhava era ruim. Hoje em dia eu olho uns dois por semana, e não tenho mais paciência com filme ruim. Já vou assistir com alguma garantia.

Já quanto ao cinema, eu ainda vou hoje em dia com o mesmo fascínio que ia há 20 anos atrás? Por quê? Porque eu sou da colônia, ver filme no cinema sempre foi algo especial, e mesmo morando na cidade eu mantive esse comportamento, então eu vou só quando realmente quero ver o tal filme.
« Última modificação: 01 de Julho de 2012, 02:59:24 por Dr. Strangelove »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Julho de 2012, 07:36:18 »
Mais velhos e mais chatos, dificilmente eu vou ao cinema antes da ultima sessão, pra evitar aborrecentes.

2. E nos filmes mais badalados, eu nunca vou na estréia nem nos primeiros dias, deixo passar pelo menos dois ou três finais de semana.
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2012, 11:56:27 »
Já comprei meu ingresso para a pré-estreia do Espetacular Homem-Aranha, as 22h de quinta-feira. \o/
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2012, 15:24:28 »
Eu até iria mais ao cinema...

não fossem os torrents.   :-)

O que vejo de ruim atualmente, além das questões colocadas pelo Geo, é o fato de que o Cinema, enquanto tecnologia de imagens e som, está muito antigo. A resolução é ruim se comparada ao meu monitor, e mesmo o som não costuma estar melhor que o meu receiver. Por isso acabo indo ao cinema apenas quando existe um motivo social para ir, bem ao contrário de minha infância (quando não existia a internet massificada), quando ia absolutamente todos os finais de semana, e muitas vezes sozinho, com um único propósito: O FILME.

Quem sabe isto mude quando surgirem cinemas de AMOLED, com resolução de verdade.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #10 Online: 01 de Julho de 2012, 20:13:27 »
Atualmente eu baixo os meus filmes em 1080p e faço uma transmissão direta do computador para a tv e som ambiente. Se a entrada para uma sessão em uma sala de qualidade não fosse 35 reais, possívelmente eu deixaria a pirataria de lado. :)
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 01 de Julho de 2012, 22:10:10 »

2. E nos filmes mais badalados, eu nunca vou na estréia nem nos primeiros dias, deixo passar pelo menos dois ou três finais de semana.

Como meus horários são mais flexíveis, gosto de ir no meio da semana e depois do almoço. Praticamente ninguém na sala.

Essa semana vou assistir a Sombras da Noite e Prometheus...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 01 de Julho de 2012, 23:57:27 »

Como meus horários são mais flexíveis, gosto de ir no meio da semana e depois do almoço. Praticamente ninguém na sala.

Que inveja de vocês... eu sou pai de DUAS aborrecentes, dia desses fui eu, a minha filha mais velha, o namorado dela e a minha filha mais nova. A faixa etária do cinema era dos 07 aos 18 (gremlins e aborrecentes), e dos 50 aos 70 (avós e tias solteironas dos aborrecentes). Eu era o peixe fora d´água, muito velho pra jogar pipoca na cara dos outros e falar bobagens e muito novo pra achar graça num pirralho de oito anos jogando pipoca nos outros.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2012, 00:21:41 »

Dá um toque por aqui (lá no tópico dos filmes, talvez) quando ver o Prometheus. Estou para ver também nesta ou na próxima semana para constatar: não é possível (já sendo) que o cara, depois de fazer uma obra prima como O Oitavo Passageiro, jogue tudo para o ar, desaprendendo tudo o que aprendeu.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #14 Online: 02 de Julho de 2012, 08:50:46 »
Eu ouvi uma maioria de críticas negativas sobre Prometheus.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2012, 20:57:37 »
Detestei.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #16 Online: 18 de Julho de 2012, 22:02:07 »
Queria saber qual o próximo MacGuffin do Indiana Jones...

<- Curte um cine-pipoca pra relaxar

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!