Autor Tópico: A questão do aumento do protestantismo no Brasil em detrimento do catolicismo  (Lida 4194 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
           É uma questão a ser analizada. Algunos têm uma visão muito caraquiturizada, dos evangelicos ou mesmo dos pentencostais. Há alguns tipos caricatos e trambiqueiros dirigendo alguns desses grupos mas são minoria entre eles, figuras folcloricas que chamam muito a atenção, mas há coisas mais profundas nisso.
           Me parece que o principal motivo desse crescimento e da diminuição do catolicismo é a teologia da libertação.
           Nos discursos e sermões da teologia da libertação, não se fala do trascendente, não se fala em como a pessoa atenuar seus problemas psicologicos nem como descubrir seus engimas existenciais, nem como a pessoa melhorar seu comportamente para com as pessoas concretas, só se fala de politiquisses, de maniqueismos, de luta de classe como um fim em sí. E na verdade a maioria dos pobres e dos de classe media baixa não querem esses coisas.
          E não me parece que seja o caso de serem fúteis ou coisa asism por não quererem. Eles têm intenções sérias sím. Querem se melhorar, agir com mais respeito para com as pessoas concretas com que vivem, querem se melhorar psicologicamente e ter ajudar para isso, ter ajuda para se descobrir....e isso não me parece fútil...
          Inclusive no sentido de melhorar a sua situação social. Essas Iglejas protestantes também ajudam nisso. Muitos dos que criticam o dizimo, não sabem que o dizimo é em grande parte usado, para fazer emprestimos sem juros para pessoas que querem montar pequenos e até mesmo medios negocios, e com um tempo de moratoria antes de começar a pagar, e que até mesmo se não der certo, a pessoa não tem que pagar nada. Também dão cursos sobre como fazer novas atividades, tanto novos negocios quanto reciclagem para empregos. Fazem papel de agencia de empregos. Mil coisas do tipo. (Esse é um dos motivos pelos quais eles conseguem evitar que ex-presidiarios convertidos por eles, reincidam, pois dão chances para eles em novas atividades)
          Nesse sentido, é uma grande simplificação dizer que o dizimo é "um roubo" ou que os fieis que o pagam são "uns idiotas". A coisa é muito mais complexa, e o dinheiro do dizimo é usado para muito mais coisas do que esses criticos falam.
           Também fazem encontros de grupos, com cada um contando seus problemas e sua vida, e pedindo ajuda e conselhos, meio como terapia de grupos, às vezes, com psicólogos mesmo ajudando o grupo. Tudo já incluido no dizimo, assim como os beneficios citados nos paragrafos acima....Isso também ajudar a reabilitação de ex-presiditarios, de drogados....ajuda a estruturar familias,a acabar ou diminuir maltratos domésticos e todo esse tipo de coisa.
          Enquanto isso, o pessoal da teologia da libertação, só fala para os pobres, de luta de classe,  de que existem maleficos e demoniacos "opressores" só falam de reinvindicar aos outros, de exigir aos outros, só falam de sobrepolitização....sem nunca ou pelo menos quase nunca cuidarem da situação psicologica ou existencial dos fieis sem maniqueismos nem sobrepolitzações. E sem nunca dar alguma ajuda prática para nenhum emprendimento.
          Já a parte mais tradicional da Igleja católica, embora não tenham esses lados maus da teologia da libertação, também não têm os lados bons dos protestantismo brasileiro.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
Re:A questão do aumento do protestantismo no Brasil em detrimento do catolicismo
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2012, 01:22:58 »
Em todas as igrejas evangélicas que frequentei, quase todo o dízimo (ou oferta) arrecadado era encaminhado diretamente para a sede (inclusive tenho um amigo que é tesoureiro em uma Assembleia de Deus e que vez ou outra me conta algumas coisas). As filiais tem meta de arrecadação estipulada e se não cumprem a meta, acabam fechando como qualquer negócio ou empresa. Sempre que um pastor inventa alguma coisa, quem paga é o fiel. É por fora do dízimo (através da solicitação de mais oferta). Por exemplo, quando o pastor inventa de trazer alguém que lida com casais, começam as vendas de pizza ou feijoada (totalmente bancadas, confeccionadas e vendidas pelos próprios fiéis - é como comprar algo de você mesmo) ou a solicitação de mais dinheiro através de oferta (sendo declarado o objetivo do aumento das ofertas). Quando o pastor inventa de consertar o teto da igreja ou realizar um retiro com os jovens, começam as vendas de pizza ou feijoada ou a solicitação de mais dinheiro através de oferta. Ou, os fiéis atingidos pela ação é que acabam pagando através de rateio. Apenas uma pequena parte dos dízimos e ofertas ficam na igreja onde ocorreram as arrecadações e é para se pagar às contas (aluguel do espaço, luz, telefone, etc) e outros gastos menores que tem de ser justificados pelo tesoureiro em relatórios para a sede. Nunca vi emprestarem dinheiro para qualquer coisa que seja. Se ocorrem empréstimos, provavelmente é caixa dos próprios fiéis. Para onde vai a maior parte do dinheiro que é encaminhado para a sede? Uma pequena parte paga o salário dos pastores e outros membros. Outra pequena parte é aplicada em novos investimentos (aquisição de instrumentos musicais, equipamentos de som, divulgação, etc - cumprir tabela superfaturada com a legislação) e o resto vai para um buraco negro insaciável que todos simplesmente ignoram (talvez Deus que esteja em uma situação econômica desfavorável). Não são todos que dão o dízimo (10% de tudo que ganha em um mês). Realmente você pode frequentar uma igreja evangélica por anos sem dar um dízimo sequer. Mas, você sempre acaba dando alguma oferta (pois é pedido em todo culto). A oferta é qualquer quantia que você queira dar.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 02:26:43 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
Re:A questão do aumento do protestantismo no Brasil em detrimento do catolicismo
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2012, 01:34:21 »
Em todas as igrejas evangélicas que frequentei, quase todo o dízimo arrecado era encaminhado diretamente para a sede (inclusive tenho um amigo que é tesoureiro em uma Assembleia de Deus). Sempre que um pastor inventa alguma coisa, quem paga é o fiel. É por fora do dízimo (através da solicitação de mais oferta). Por exemplo, quando o pastor inventa de trazer alguém que lida com casais, começam as vendas de pizza ou feijoada ou a solicitação de mais dinheiro através de oferta (sendo declarado o objetivo do aumento das ofertas). Quando o pastor inventa de consertar o teto da igreja ou realizar um retiro com os jovens, começam as vendas de pizza ou feijoada ou a solicitação de mais dinheiro através de oferta. Ou, os fiéis atingidos pela ação é que acabam pagando através de rateio. Apenas uma pequena parte dos dízimos e ofertas ficam na igreja onde ocorreram as arrecadações e é para se pagar às contas (aluguel do espaço, luz, telefone, etc) e outros gastos menores que tem de ser justificados pelo tesoureiro em relatórios para a sede. Nunca vi emprestarem dinheiro para qualquer coisa que seja. Se ocorrem empréstimos, provavelmente é caixa dos próprios fiéis. Para onde vai a maior parte do dinheiro que é encaminhada para a sede? Uma pequena parte é aplicada em novos investimentos (aquisição de instrumentos musicais, equipamentos de som, divulgação, etc - cumprir tabela superfaturada com a legislação) e o resto vai para um buraco negro insaciável que todos simplesmente ignoram (talvez Deus que esteja em uma situação econômica desfavorável).

E qual ou quais era o eram as denominações evangélicas protestantes que você frequentou?

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2012, 01:55:05 »
Assembleia de Deus (vários ministérios) e outras denominações de ministérios menores que não devo citar.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 01:59:13 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2012, 02:25:18 »
Assembleia de Deus (vários ministérios) e outras denominações de ministérios menores que não devo citar.

E porque você não deve citar?
        Me parece que você deveria mesmo é ter a obrigação de citar, depois de fazer uma generalização tão grave, sobre a religião de milhões de brasileiros...de 22% da população brasileira e ainda por tabela, chamar na prática a toda essa proporção da população brasileira de retardada....

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2012, 02:31:18 »
Não disse nada sobre religião de quem quer que seja. Disse sobre coisas que conheço, dentro daquilo que sei ou presenciei. Não chamei ninguem de retardado. Cuidado ao atribuir citação.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2012, 02:34:11 »

Me parece que você deveria mesmo é ter a obrigação de citar, depois de fazer uma generalização tão grave, sobre a religião de milhões de brasileiros...de 22% da população brasileira e ainda por tabela, chamar na prática a toda essa proporção da população brasileira de retardada....

Inclusive me parece que seria bastante adequado também, que inclusive em relação a assembleia de Deus, que você desse uma fonte independente, e não só estilo fofoca, estilo disse-que-disse sobre isso que você escreveu
        Eu não sou protestante, mas na verdade é ao acusador que cabe o ônus da prova.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2012, 02:38:27 »
Não é assim que funciona. Meu relato é baseado em coisas que ouvi ou presenciei e em anos de igreja. Não há provas físicas e você não é obrigada a acreditar. Apenas ilustrei que a sua visão de dízimo é diferente de tudo que conheço.

E novamente:

Não disse nada sobre religião de quem quer que seja. Disse sobre coisas que conheço, dentro daquilo que sei ou presenciei. Não chamei ninguem de retardado. Cuidado ao atribuir citação.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 02:45:24 por ANDREWaim »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2012, 08:19:38 »
Em todas as igrejas evangélicas que frequentei, quase todo o dízimo (ou oferta) arrecadado era encaminhado diretamente para a sede (inclusive tenho um amigo que é tesoureiro em uma Assembleia de Deus e que vez ou outra me conta algumas coisas). As filiais tem meta de arrecadação estipulada e se não cumprem a meta, acabam fechando como qualquer negócio ou empresa. Sempre que um pastor inventa alguma coisa, quem paga é o fiel. É por fora do dízimo (através da solicitação de mais oferta). Por exemplo, quando o pastor inventa de trazer alguém que lida com casais, começam as vendas de pizza ou feijoada (totalmente bancadas, confeccionadas e vendidas pelos próprios fiéis - é como comprar algo de você mesmo) ou a solicitação de mais dinheiro através de oferta (sendo declarado o objetivo do aumento das ofertas). Quando o pastor inventa de consertar o teto da igreja ou realizar um retiro com os jovens, começam as vendas de pizza ou feijoada ou a solicitação de mais dinheiro através de oferta. Ou, os fiéis atingidos pela ação é que acabam pagando através de rateio. Apenas uma pequena parte dos dízimos e ofertas ficam na igreja onde ocorreram as arrecadações e é para se pagar às contas (aluguel do espaço, luz, telefone, etc) e outros gastos menores que tem de ser justificados pelo tesoureiro em relatórios para a sede. Nunca vi emprestarem dinheiro para qualquer coisa que seja. Se ocorrem empréstimos, provavelmente é caixa dos próprios fiéis. Para onde vai a maior parte do dinheiro que é encaminhado para a sede? Uma pequena parte paga o salário dos pastores e outros membros. Outra pequena parte é aplicada em novos investimentos (aquisição de instrumentos musicais, equipamentos de som, divulgação, etc - cumprir tabela superfaturada com a legislação) e o resto vai para um buraco negro insaciável que todos simplesmente ignoram (talvez Deus que esteja em uma situação econômica desfavorável). Não são todos que dão o dízimo (10% de tudo que ganha em um mês). Realmente você pode frequentar uma igreja evangélica por anos sem dar um dízimo sequer. Mas, você sempre acaba dando alguma oferta (pois é pedido em todo culto). A oferta é qualquer quantia que você queira dar.

Eu corroboro o que o ANDREW informou.  Eu mesmo já freqüentei uma Assembléia de Deus  durante seis anos , é dunciona de forma bem semelhnte ao que foi escrito. Outra igreja que freqüentei foi uma Igreja Batista tradicional  ( não pentecostal ).

A Igreja Batista tradicional é bem mais democrática e transparente nesta questão de dinheiro . Não há um pastor dono  da igreja como é o caso de várias ( ou todas ?)  as Assembléias de Deus.  Por isto  o pastor recebe apenas um salário estipulado pelos menbros , e não um percentual de arrecadação.
Mas é bom notar que isto não a faz mais bem vista do que as ADs  e por isso ter mais sucesso em termos de crescimento, muito pelo contrário, as ADs somadfas  tem muito mais membros do que as Batistas tradicionais somadas. Os batistas tradicionais soma em torno de 1,5 milhão de membros no Brasil , enquanto as ADs tem em torno de 9 milhões de membros.

.

« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 08:28:27 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2012, 08:23:08 »

Não tem nada de grave ou espantoso no que o ANDREWaim  informou,  muito pelo contrário isto é uma situação corriqueira/normal   na maioria das igrejas pentecostais e neo pentecostais.

E não concordo que por isto toda essa proporção da população brasileira deva ser  considerada/chamada  retardada ,  são apenas pessoas iludidas/enganadas   por líderes espertos que aproveitam da ingenuidade  e fraquezas (emocionais/psicológicas)     de muitas pessoas .

.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 08:27:07 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Julho de 2012, 08:33:09 »

Inclusive me parece que seria bastante adequado também, que inclusive em relação a assembleia de Deus, que você desse uma fonte independente, e não só estilo fofoca, estilo disse-que-disse sobre isso que você escreveu

Que fonte independente você espera ?  Você acha que vai encontrar esse tipo de relato em alguma revista/publicação  científica ?

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2012, 10:22:41 »

Que fonte independente você espera ?  Você acha que vai encontrar esse tipo de relato em alguma revista/publicação  científica ?

Exatamente. Há algumas que também falam de humanas (e aquela vez que eu impliquei com as humanas puras, foi no sentido de não julgar serio dar cosmovisões profeticas estilo o marxismo e/ou de noções de que os outros são alienados e os que estão falando isso não, não na questão puramente descritiva do presente e sem querer entrar na consciencia do outro, é claro que em se tratando de só descrever, é uma coisa que a ver). Ou então que se cite alguma reportagem séria em midia séria, como o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo (e não só falando de um ou outro caso de corrupção, mas da média, do que acontece na maioria).
          Foi desse tipo de fonte que eu tirei os dados que eu dei no meu primeiro post. E não me parece que nós estejamos numa ditadura, para não poder confiar nesse tipo de publicações e que seja preciso substituir isso por uma criação de documentos feita pela historia oral e trancrições dos depoimentos e entrevistas, e mesmo que fosse assim, isso teria que ser feito com critérios, com uma amostragem cienfítica de depoimentos, com acareações, etc....
          Verdade que eu também não estou citando assim tão exatamente, mas como eu disse o ônus da prova cabe ao acusador.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Julho de 2012, 13:45:56 »

Esses são 4 casos de corrupção isolados. Relacionar isso com referendar o que você disse no seu primeiro post nesse tópico, é como pegar alguns casos de corrupção no congresso e dizer que por causa deles, não há escolas públicas nem hospitais públicos e que os que os usam têm que pagar taxas extras  além dos impostos.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #14 Online: 07 de Julho de 2012, 13:48:13 »
Favor citar suas fontes. Já disse que você encontrará tudo o que eu afirmei frequentando uma igreja AD.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Julho de 2012, 14:28:28 »

Coloque no buscador:

O Estado de São Paulo: "Igrejas assumem papéis que seriam do Estado", que vai aparecer essa matéria do sério jornal "O Estado de São Paulo"

Atenção para a frase: "Inversamente o inchaço da periferia das grandes cidades seguia estimulando a adesão às iglesas neopentescostais com suas promessas de prosteridas e suas redes de assistência social" no fim do terceiro parágrafo da matéria.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #16 Online: 07 de Julho de 2012, 14:34:53 »
E onde está escrito tudo o que você disse? Onde está a parte do dízimo que é direcionado para assistência social? Muitos dos serviços sociais realizados por igrejas evangélicas são feitos por fiéis volutários. Eu mesmo já fui voluntário em muitas coisas.

Veja também como funciona a rede social no seu artigo:

"A igreja, diz a especialista Maria das Dores Campos Machado, não é apenas um lugar para atender suas necessidades espirituais: é uma rede social, que lhes proporciona lazer, amizades, contatos para empregos e informação sobre tudo - incluindo em quem devem ou não votar."
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 14:42:25 por ANDREWaim »

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Julho de 2012, 15:06:00 »
          Quanto à questão da recomendação do voto:
          Bom contanto que não haja coação física nem econômica para isso....
          (E para mim, só em pessoas em plena ocasião em que esteja em surtos psicóticos pode haver algum tipo de coação más "sútil", a não ser que se queira acabar com o sufrágio universal, mas nas ditaduras tudo foi bem pior para a população).
          E nesse caso citado não há coação física nem econômia (o voto continua sendo secreto). Então eu não vejo nada de errado nisso. Nem vejo nada de errado em votar em quem despois de votado faz boas políticas para os que os votaram....se não se teria que dizer que foi errado o partido social-democrata sueco ficar 30 anos seguidos no poder por causa de suas boas políticas sociais.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #18 Online: 07 de Julho de 2012, 15:10:53 »
Parte da minha família é evangélica da Assembleia de Deus. Eu cresci dentro de uma Assembleia de Deus (sou até mesmo batizado lá, com carteira de membro e tudo). Fui doutrinado por mais de vinte anos (antes mesmo do fato de ser evangélico estar na moda) e somente consegui me livrar destas amarras já na maioridade. Muito do que eu afirmei não é novidade alguma para um assembleiano. Toda a questão de se pedir mais ofertas para se realizar qualquer coisa que seja diferente dos gastos fixos mensais existe e é de fácil comprovação (os pedidos ocorrem durante o culto). Nunca vi a Assembleia de Deus devolvendo nada do que é arrecadado na forma de qualquer tipo de assistência social. Já frequentei igrejas que colocavam uma prestação de contas no mural e grande parte da arrecadação ia para a sede. Quando você está doutrinado dentro daquele viés religioso, você não se pergunta muito para que tanto dinheiro ou qual é a destinação de tamanha quantia. Eu sempre me preocupava em dar dízimos e ofertas, pois, para mim (e como me era dito), assim crescia a obra de Deus. Só com muito tempo percebi que mesmo uma nova filial é bancada pelos próprios fiéis. se a arrecadação de uma nova filial não é suficiente, ela fecha as portas e a sede abre outra filial em outro bairro de periferia. Por que a sede não mantém a filial funcionando mesmo com uma quantidade pequena de frequentadores? Não é a pregação que importa? A arrecadação é enorme em algumas outras filiais. Por que não repassar uma pequena parte para aquelas que estão em dificuldade? Mas, não foi por dinheiro que parei de frequentar.

Você abre um tópico denominado "A questão do aumento do protestantismo no Brasil em detrimento do catolicismo" em um fórum cético e diz um monte de coisas que nunca vi fazerem com dinheiro de dízimos e ofertas (também não cita fontes). É um retrocesso. É revoltante. Você diz que é bom o que fazem com o dinheiro do dízimo, mas nunca frequentou uma igreja evangélica e não reconhece nada de verdadeiro em meu relato (se tivesse frequentado, reconheceria alguma coisa). Não sei qual a relação de dízimos com o título do tópico, mas, eu não entendo mesmo muito do que você escreve.

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 07 de Julho de 2012, 15:31:27 »
            Para ANDREWaim:

Outro artigo, dessa vez longo, estilo artigo cientifico:

Coloque no buscador: XI conlab "Organizações protestantes e responsabilidade social" eixo-Itabuna/Ilhéus
       Agora o que cada um fala de si mesmo e de suas experiencias pessoas num forum na internet ,em geral é uma coisa que é uma questão de fé os outros acreditarem e de ceticismo justamente duvidar....a não que se mostre por exemplo, alguma referencia falando de si mesmo em alguma referencia fora do forum, como artigos fora do forum (pode até ser da Internet mas numa revista séria na Internet, ou uma lista de aprovados num concurso, num vestibular ou numa pós-graduação) ou pelo menos, numa lista de membros ou ex-membros no passado de determinada Igleja que possa ser conferida,  mas você não deu nenhuma dessas evidencias sobre o seu testemunho pessoal. Então o ceticismo nesse caso, é duvidar de informações sobre a vida pessoal e experiencias pessoas colocadas num forum de Internet.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Julho de 2012, 15:42:25 »
Você deve estar brincando ao considerar o seu artigo de pleno direito científico:

"Segundo um pastor da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, cerca de 13% de todo o dinheiro que entra nos cofres da igreja são enviados para organizações que dentre outras coisas são responsáveis pela uniformidade da doutrina defendida.[...]"

Você já passou pelas disciplinas de Métodos Científicos e Trabalho de Conclusão de Curso?

Não sei nada da Batista e tomara que seja mesmo verdade tudo que se diz no artigo. Mas, a generalização em relação à destinação do dízimo é sua.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Julho de 2012, 16:53:26 »
Parte da minha família é evangélica da Assembleia de Deus. Eu cresci dentro de uma Assembleia de Deus (sou até mesmo batizado lá, com carteira de membro e tudo). Fui doutrinado por mais de vinte anos (antes mesmo do fato de ser evangélico estar na moda) e somente consegui me livrar destas amarras já na maioridade. Muito do que eu afirmei não é novidade alguma para um assembleiano. Toda a questão de se pedir mais ofertas para se realizar qualquer coisa que seja diferente dos gastos fixos mensais existe e é de fácil comprovação (os pedidos ocorrem durante o culto).

Exato, é uma coisa de fácil comprovação,  e  é algo corriqueiro,  mas a Lara  fica achando que é uma coisa absurda e complicada de comprovar . 

Eu já escrevi que confirmo o que você informou, mas para ela isso não é suficiente.

Entretanto , se ela quiser confirmar diretamente basta ela freqüentar durante alguns meses alguma  AD  e ela poderá comprovar o que foi escrito aqui.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 07 de Julho de 2012, 16:57:25 »
Você deve estar brincando ao considerar o seu artigo de pleno direito científico:

"Segundo um pastor da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, cerca de 13% de todo o dinheiro que entra nos cofres da igreja são enviados para organizações que dentre outras coisas são responsáveis pela uniformidade da doutrina defendida.[...]"

Você já passou pelas disciplinas de Métodos Científicos e Trabalho de Conclusão de Curso?

Não sei nada da Batista e tomara que seja mesmo verdade tudo que se diz no artigo. Mas, a generalização em relação à destinação do dízimo é sua.

Se for uma Batista tradicional  (não pentecostal) , realmente é diferente de uma AD,  pois  as  Batistas tradicionais  não tem um dono,  e a administração  financeira delas é aberta para que qualquer membro possa participar.   Entretanto, como já disse, as batistas tradicionais  tem muito menos membros no Brasil, e por isso são bem menos expressivas  do que as ADs .

.
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 17:10:01 por JJ »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 07 de Julho de 2012, 18:11:06 »
Cara Lara, você não pode exigir que seus debatedores apresentem artigos científicos para fundamentarem suas posições enquanto você baseia a sua em declarações de um pastor e um artigo do Estado de São Paulo.

Você mais do que ninguém tem que demonstrar as afirmações que está fazendo, uma vez que ela vai contra a experiência de muitos aqui e as informações disponíveis sobre esse assunto, em particular em relação às denominações neopentecostais, que são as que mais crescem no Brasil.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Julho de 2012, 18:53:01 »
Além do mais, apesar do nível de evidência de uma evidência anedótica ser baixo, ainda assim é melhor do que achismo. A relação do dízimo em igrejas pentecostais e neopentecostais já é bem estabelecida e bem divulgada na imprensa. Caso deseje ter uma noção melhor, basta ouvir o programa de rádio da iurd e ver alguma coisa sobre a fogueira santa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!