Céus! Quão vasta minha ignorância! Eu ouço falarem em "batista", "tradicional", "pentecostal", "não pentecostal", "neopentecostal", "assembleia de algum deus", "alguma coisa e tal"... e, juro, por tudo de profano que há, que não faço ideia dum til de caracterização distintiva que essas coisas possam ter! Será que teria feito mais pela minha "cultura" ter ido na onda de familiares e parentes (no meu bando tem tomadores dessa soparia toda e mais alguma coisa extra) e, só para mais que fingir que acredito em alguma "coisa superior" e dizer "sou católico (não praticante)", descobrir o que, SE alguma coisa, essa palavraria toda significa?
Assembleia de Deus (vários ministérios) e outras denominações de ministérios menores que não devo citar.
E porque você não deve citar?
Me parece que você deveria mesmo é ter a obrigação de citar, depois de fazer uma generalização tão grave, sobre a religião de milhões de brasileiros...de 22% da população brasileira e ainda por tabela, chamar na prática a toda essa proporção da população brasileira de retardada....
Não tem nada de grave ou espantoso no que o ANDREWaim informou, muito pelo contrário isto é uma situação corriqueira/normal na maioria das igrejas pentecostais e neo pentecostais.
E não concordo que por isto toda essa proporção da população brasileira deva ser considerada/chamada retardada , são apenas pessoas iludidas/enganadas por líderes espertos que aproveitam da ingenuidade e fraquezas (emocionais/psicológicas) de muitas pessoas .
Postei aqui mais por isso mesmo. Realmente, é uma extrapolação fora de conceituação médico-científica chamar de retardados os integrantes desse "povo". No popular, são só otários que caem, mais na própria esparrela que dos pastores.
Eu gosto de apreciar o que a LaraAs expõe. É meio difícil destrinchar (e, olha quem está falando...) mas frequentemente tem coisa boa no meio. Coisas dignas de análise. Claro, não se deve esperar perfeição e ela, por vezes, exagera.
Foi desse tipo de fonte que eu tirei os dados que eu dei no meu primeiro post.
Basta que você se predisponha a frequentar uma igreja evangélica Assembléia de Deus.
Mas isso já é exigir demais. Eu me predispus a ir a uma... sei lá como ele disse que aquilo se chamava, para tirar um amigo meu da universal, uns 15 anos atrás, já. Ele insistia que se eu fosse no tal "dia da expulsão dos demônios", acho que era isso, o deus dele lá arrebataria meu coração (eu cofiava nele para revelar a "triste realidade" sobre mim). Eu disse: tá certo, eu vou, mas, com uma condição. Se o seu "deus" não me arrebatar, você sai da igreja. Tão bitolado estava ele pela crença, que topou, convicto de que o deus dele não falha, nem que passando fosse sobre o que seria meu "livre arbítrio". Fechamos acordo e fui. Foram alguns dos minutos mais insuportavelmente desperdiçados de toda minha vida. Quando saí de lá, já agradecendo até ao capeta que fosse por isso, eu disse: tá bom, vai sair então, certo? Ele: "mas o que você sentiu?" Eu: desespero e vontade loucas de sair de lá todo o tempo. E então, vai cumprir sua palavra? Ele: não é bem assim... E foi por aí que descobri o quanto a palavra de um crente pode ser confiável.
Obs.: por favor, nem adianta pensar alguma coisa como "universal não é assembleia e o escambau". Para mim, não existe diferença. Sou ignorante total na coisa.