(...) Eu já tinha ouvido falar antes, de que houve escravidão negra e de mulatos na Argentina (ou no territorio de colonização espanhola que hoje é a Argenina)com mais de 50% da populaçõe nessa região sendo negra e mulata perceptivel, mas que hoje, (e já no começo do século XX era assim, talvez mesmo já na segunda metade do século XIX já era) só um 1% ou 2% da população da Argentina tem aparência negra e mulata perceptível (com no máximo talvez mais uns 5% a mais com imigrantes recentes negros e mulatos perceptíveis vindos de outros lugares).
Os principais fatores citados pelos historiadores em geral (como Felix Luna, ou jornalistas, mais novos, como Lanata) são os seguintes :

Buenos Aires não foi um entreposto de escravos por tanto tempo como no Brasil, onde a prática se arrastrou pelo século XIX, enquanto na maioria dos outros países, independentes das colônias, abandonaram essas práticas

O clima era desfavorável para os negros 'liberados', que sofreram na interpérie mais do que quando escravos, enquanto nada tinham

Embora seja verdade que muitos lutaram nas guerras de libertação da Argentina, só essa explicação seria insuficiente

Ao contrário do que você disse, Lara, é verdade que houve aborigens inimigos dos espanhóis, como os charrúas no Uruguais, os comechingones no interior da Argentina, e grande número de tribus originárias dos tehuelches, os verdadeiros povoadores dos pampas (na verdade os 'pampas', antes de denominar o local, denominava outra grande tribo), mas na verdade as grandes populações índias foram dominadas, principalmente a guarani no nordeste e tobas/diaguitas/collas no noroeste.
->Os tehuelches, como outros aborigens praticamente exterminados, juraram matar os brancos, se envolveram em guerras por ter-lhes tirado do território; os que sobraram firacam nas montanhas, até hoje. Isso porque ocupavam a grande parte do território utilizado para pastagem, então estavam 'atrapalhando o progresso'. Por outro lado, guaranis se misturaram com espanhóis desde as primeiras invasões.

No final do século XIX começam a chegar os imigrantes em grande número, tirando do lugar os gauchos, indios e toda essa sociedade agrária para uma sociedade pré-industrial e urbana. Isto faz diferença pois a população dobrou várias vezes desde esse salto, e hoje quase 50% da população aregntina se concentra nos arredores de Bs As.

Eu sou fruto dessas transformações, tres dos meus avós é de imigrantes, um deles (Mendieta) era argentino de muito tempo, de mistura de espanhóis e índios de Entre Rios (fronteira com Uruguai). Nada de negros. Mas o meu melhor amigo (que foi adotado) é claramente mulato/índio
http://www.tangodj.it/content/damian-boggio