Autor Tópico: Shintoísmo  (Lida 3965 vezes)

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
Shintoísmo
« Online: 17 de Agosto de 2005, 00:01:37 »
eu tenho umas dúvidas sobre o Shintoísmo japones:

- Ainda existem shintoístas no Japao? E, se existem, esses acreditam que Akihito (atual imperador) eh divino?
- Como eles viam o imperador japones? Um representante dos deuses na Terra? Um deus encarnado? Um deus propriamente dito, sendo que mortal? Um deus a la Jesus (meio humano, meio divino, que, quando morria, subia aos ceus e aderia ao panteao celestial)?
- o Shintoísmo, nos tempos antigos e medievais, sempre foi a religiao principal dos japoneses?
- que site fala da mitologia shintoísta?
- essa religiao prometia "premios" pra guerreiros suicidas (assim como o islamismo radical)? Se sim, sera que se pode dizer que o Shintoísmo contribuiu na criaçao do Islã por Mohammed?

edit: Shintoísmo ou Xintoísmo, eh a mesma coisa
so num te dou outra pq

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re.: Shintoísmo
« Resposta #1 Online: 17 de Agosto de 2005, 00:02:02 »
Xintoísmo?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Shintoísmo
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2005, 00:19:46 »
Citação de: Hrrr

- Ainda existem shintoístas no Japao? E, se existem, esses acreditam que Akihito (atual imperador) eh divino?
Com certeza existem, o shintoísmo está profundamente arraigado na cultura e sociedade japonesas, eu diria que é inseparável. Quanto a divindade do imperador, acho que apenas os mais antigos ainda acreditam nisso.
- Como eles viam o imperador japones? Um representante dos deuses na Terra? Um deus encarnado? Um deus propriamente dito, sendo que mortal? Um deus a la Jesus (meio humano, meio divino, que, quando morria, subia aos ceus e aderia ao panteao celestial)?
Segundo a lenda, o primeiro imperador japonês era neto da deusa Amaterasu, a deusa do sol.
- o Shintoísmo, nos tempos antigos e medievais, sempre foi a religiao principal dos japoneses?
Era e ainda é. Com a chegada do budismo, houve uma mistura, assim não é difícil encontrar práticas com elementos de ambas religiões.
Tente a wikipédia http://en.wikipedia.org/wiki/Shintoism e aqui http://www.osamurai.hpg.ig.com.br/page.htm
- essa religiao prometia "premios" pra guerreiros suicidas (assim como o islamismo radical)? Se sim, sera que se pode dizer que o Shintoísmo contribuiu na criaçao do Islã por Mohammed?
Não sei.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2005, 00:33:41 »

O shinto ( kami no michi, "caminho dos Kami" ) é a religião tipicamente japonesa. É uma religião primitiva ( os kami são os "espíritos da terra" e em cerca de oitocentos mil ) e xamanista. Os japoneses ( religiosos ) vêem o imperador não exatamente como divino, mas como descendente direto dos deuses.

O shintoísmo se fundiu ao budismo vindo da China e já era religião oficial do Estado em 594 d.C., conforme constituição outorgada pelo prícipe Shokotu. Ao contrário de outros lugares, os japoneses são tipicamente budistas e shintoístas.

Não prometia nada disso. E não entendi a relação entre o shintoísmo e o islamismo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2005, 01:02:53 »
O Stéfano já respondeu bem, mas eu tenho algumas colocações ligeiramente diferentes:

O conceito de "divino" do Shinto é bem diferente do conceito de Deus das religiões abraâmicas.   Como disse o Stéfano, é algo mais xamânico.

O Imperador atual com certeza é visto como descendente de Amaterasu.  Por vários motivos, a declaração pública de Imperador Hiroíto de que ele não o era não tem muito peso.

Na crença do Shinto, uma raposa que viva por tempo suficiente se torna algo sobrenatural e se transforma em uma espécie de "espírito de raposa" (Kitsune).  Isso ilustra a postura geral do Shinto em deificar o que se mostra nobre, puro, confiável ou ancestral.  O Imperador é divino, da mesma forma que o tataravô de alguém que tenha lutado com bravura nas guerras civis e conseguido deixar muitos descendentes saudáveis também é.

E ainda é.  Não se pode realmente separar o Japão do Shinto ou vice-versa.

Não vejo como.  Não tenho qualquer notícia de influência japonesa no mundo árabe da época de Maomé.  O Islã certamente não parece ser menos abraâmico ou mais próximo do Shinto do que o Cristianismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2005, 13:41:13 »
Engraçado, pensei que era com X.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Re.: Shintoísmo
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2005, 14:00:42 »
Citação de: Fernando

Acho que pode ser escrito nas duas formas.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 17 de Agosto de 2005, 17:26:05 »
Citação de: Stéfano

Acho que pode ser escrito nas duas formas.
Shinto é a romanização do kanji de acordo com o sistema Hepburn. Já Xinto é a forma aportuguesada de Shinto.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2005, 17:10:20 »
quanto à tal relaçao entre shintoísmo e islamismo, era mais sobre o aspecto dos suicidas: no japao os suicidios (incluindo suicidios de ataque) eram intensos, e o islamismo (pelo menos o lado mais radical), com sua promessa de o suicida de batalha ser recebido por 76 virgens no paraiso, tambem faz uma coisa propícia pra suicidios
so num te dou outra pq

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 18 de Agosto de 2005, 17:17:01 »
quanto à tal relaçao entre shintoísmo e islamismo, era mais sobre o aspecto dos suicidas: no japao os suicidios (incluindo suicidios de ataque) eram intensos, e o islamismo (pelo menos o lado mais radical), com sua promessa de o suicida de batalha ser recebido por 76 virgens no paraiso, tambem faz uma coisa propícia pra suicidios

Creio que a justificativa para tal ato é bem diferente encarada nessas culturas. Enquanto no Japão esse ato kamikaze é encarado como ato heróico por motivos humanistas, em países islâmicos o suicídio é feito visando a submissão a Deus, mostrando que Allah pode confiar em tal pessoa, pois esta está em uma demonstração de fé no suicídio.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 18 de Agosto de 2005, 17:23:42 »
O suicídio ritual (seppuku) não tem nenhuma finalidade de promessa além túmulo, mas sim, de resgatar a honra (que é um conceito diferente do ocidental).

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 18 de Agosto de 2005, 17:25:00 »
Pois é, o hagakiri sempre foi um ato de honra dentro da tradição samurai, esses valores continuam até hoje para os japoneses.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #12 Online: 18 de Agosto de 2005, 22:22:21 »
Não me lembro como se chamava, mas no Japão medieval havia um nome para o primeiro homem do exército que corria em direção ao inimigo. Ele invariavelmente morria, mas seus descendentes carregavam para sempre a honra de descender do *** de determinada batalha...

PS: ao morrer numa batalha na época, você deveria se preocupar em cair morto em direção ao inimigo, para não desonrar sua família com suspeitas de que estivesse fugindo...

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2005, 00:59:57 »
"***"?
so num te dou outra pq

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 19 de Agosto de 2005, 02:17:14 »
Os asteriscos representam o título cujo nome o Stéfano não se lembra...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #15 Online: 20 de Agosto de 2005, 10:43:33 »
ah ta..

mas o cargo de imperador eh hereditario?
so num te dou outra pq

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 20 de Agosto de 2005, 12:12:04 »
É.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #17 Online: 20 de Agosto de 2005, 16:55:33 »
desde a Antiguidade?

ou ja houve tomada de poder imperial?
so num te dou outra pq

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 20 de Agosto de 2005, 17:09:33 »
Desde a antigüidade. A família imperial japonesa constitui a mais longa linhagem ininterrupta existente.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 20 de Agosto de 2005, 18:31:12 »
Porém, nem sempre o cargo de shogun foi hereditário.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #20 Online: 20 de Agosto de 2005, 23:54:11 »
Porém, nem sempre o cargo de shogun foi hereditário.

São cargos completamente diferentes. E nem sempre existia um shogun.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Agosto de 2005, 13:13:58 »
Sim, justamente por isso que comentei isso, para evitarem de confundirem shoguns com imperadores.

Offline Hrrr

• Nível 17
  • *
  • own goal
« Resposta #22 Online: 22 de Agosto de 2005, 01:22:24 »
entao, por essencia, o Japao sempre foi, pelo menos teoricamente, uma teocracia
num foi?
so num te dou outra pq

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Agosto de 2005, 02:30:06 »
o japão é hoje uma monarquia constitucional...

o shintoismo deixou de ser a religião oficial depois da II guerra:
"The era of State Shinto came to an abrupt close with the end of World War II. It appeared that the kami had failed to provide a Divine Wind (kamikaze) to turn back the foreign invaders. Soon after the war, the Emperor issued a statement renouncing his claims to the status of "living god." In the aftermath of the war, most Japanese came to believe that the hubris of Empire had led to their downfall. Lust for foreign territory blinded their leaders to the importance of their homeland. In the post-war period, numerous "New Religions" cropped up, many of them ostensibly based on Shinto, but on the whole Japanese religiosity may have decreased."
http://en.wikipedia.org/wiki/Shintoism#Post-War
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Agosto de 2005, 12:34:01 »
entao, por essencia, o Japao sempre foi, pelo menos teoricamente, uma teocracia
num foi?

Hum... acho que não. Porque apesar de se considerar imperadores como divinos, eles governavam para o povo, sem grandes papéis para deus na sociedade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!