Autor Tópico: Shintoísmo  (Lida 3966 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re.: Shintoísmo
« Resposta #25 Online: 22 de Agosto de 2005, 17:24:34 »
Não se pode tirar o Shinto do Japão, nem faz muito sentido pensar nisso.  Ele pode não ser mais "oficial" - ou melhor dizendo, o Shinto Estatal está desprestigiado - mas podem ter certeza de que é de fato a religião por excelência dos japoneses.

Eu não diria que é exatamente uma teocracia, porque os Kami não são muito parecidos com as divindades de outras religiões.  São mais personificações de ideais abstratos de excelência do que outra coisa.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re: Re.: Shintoísmo
« Resposta #26 Online: 22 de Agosto de 2005, 20:49:38 »
Citação de: tóim
on the whole Japanese religiosity may have decreased."

Esse é um fenômeno interessante e já li a respeito em outros lugares.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Re.: Shintoísmo
« Resposta #27 Online: 24 de Agosto de 2005, 11:04:28 »
O apelo das religiões politeístas e xamânicas é muito forte. Alguém duvida que os brasileiros são na realidade politeístas ?
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Sky Kunde

• Nível 14
  • *
Shintoísmo
« Resposta #28 Online: 13 de Setembro de 2005, 09:41:32 »
Então quer dizer que a linhagem real japonesa durou bem mais do que a linhagem davidiana? Hmm... bom saber  :twisted:
"Vaidade de vaidades; tudo é vaidade" - Eclesiastes 01:02

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
Shintoísmo
« Resposta #29 Online: 13 de Setembro de 2005, 16:50:40 »
Citação de: Sky Kunde
Então quer dizer que a linhagem real japonesa durou bem mais do que a linhagem davidiana? Hmm... bom saber  :twisted:

E ainda descendem dos deuses...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Xintoísmo
« Resposta #30 Online: 10 de Julho de 2007, 07:50:36 »
Uma religião interessante e mal compreendida no ocidente (em boa parte por falta de interesse dos praticantes em divulgá-la externamente) parece ser o Xinto.

Li certa vez que ser Xintoísta e ser japonês são basicamente a mesma coisa.  Pelo que tenho visto indiretamente parece ser verdade.  o Xinto é uma forma de viver, um conjunto partilhado de valores e hábitos, não algo em que se "crê". 

Ao lado do Judaísmo, pode ser um bom exemplo (talvez o melhor exemplo contemporâneo) de religião étnica.  Tem uma interação MUITO complexa e controversa com o Budismo japonês (que por sinal é o mais complexo e controverso da atualidade) já há séculos.  Parece muito próxima do Paganismo em seus aspectos essenciais.  E (talvez até mesmo por definição) influencia fortemente praticamente todas as religiões que adquiriram alguma característica regional japonesa, como por exemplo a Seicho-No-Ie, que embora alegue (de boa-fé, creio) influência budista está muito mais próxima de ser uma adaptação do Xinto para a cultura ocidental.

Se o Barata quiser acrescentar alguma coisa, está convidado.  Logo mais eu posto mais.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Shintoísmo
« Resposta #31 Online: 10 de Julho de 2007, 12:41:48 »
Tópicos unidos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!