Uma religião interessante e mal compreendida no ocidente (em boa parte por falta de interesse dos praticantes em divulgá-la externamente) parece ser o Xinto.
Li certa vez que ser Xintoísta e ser japonês são basicamente a mesma coisa. Pelo que tenho visto indiretamente parece ser verdade. o Xinto é uma forma de viver, um conjunto partilhado de valores e hábitos, não algo em que se "crê".
Ao lado do Judaísmo, pode ser um bom exemplo (talvez o melhor exemplo contemporâneo) de religião étnica. Tem uma interação MUITO complexa e controversa com o Budismo japonês (que por sinal é o mais complexo e controverso da atualidade) já há séculos. Parece muito próxima do Paganismo em seus aspectos essenciais. E (talvez até mesmo por definição) influencia fortemente praticamente todas as religiões que adquiriram alguma característica regional japonesa, como por exemplo a Seicho-No-Ie, que embora alegue (de boa-fé, creio) influência budista está muito mais próxima de ser uma adaptação do Xinto para a cultura ocidental.
Se o Barata quiser acrescentar alguma coisa, está convidado. Logo mais eu posto mais.