0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.
Citação de: DDV em 26 de Julho de 2012, 17:53:50Citação de: Derfel em 26 de Julho de 2012, 17:48:31Citação de: Sérgio Sodré em 23 de Julho de 2012, 05:57:21Citação de: _Juca_ em 22 de Julho de 2012, 18:16:26A URSS e a Alemanha Oriental, para citar exemplos, não eram miseráveis. Eram miseráveis se comparadas com o que tinham obrigação de ser..., se tivessem outro regime. A URSS tinha bem mais riquezas naturais do que os EUA..., com outro regime poderia ter sido a primeira potência mundial..., inclusive na economia. Isso é apenas uma suposição. Antes havia a Rússia czarista e nem por isso era a principal potência mundial. Da mesma maneira o Brasil possui uma série de riquezas naturais e não o é. Por outro lado, o Japão poucos recursos naturais possui e é a terceira potência econômica. Isso decorre de uma série de fatores históricos que não se resume a apenas ser comunista ou capitalista. Talvez (talvez!) a posição ocupada pela URSS como potência mundial e que em parte foi herdada pela Rússia, decorreu justamente do fato de ser um país socialista, já que levou a uma competição com o ocidente (em particular com os EUA) pela hegemonia mundial, o que levou a um ganho em tecnologia muito grande para ambos os lados.Para saber se o fator "comunismo" teve ou não bastante peso, é necessário comparar países em tudo mais iguais, porém divididos em uma parte comunista e outra capitalista. (Ex: Coréia e Alemanha).O que, convenhamos, não se limita ao fator "comunismo" (que acho, sim, que tem um peso importante). Tanto a Alemanha Ocidental quanto a Coreia do Sul tiveram tiveram um massivo investimento dos EUA como estratégia de barrar o Comunismo. No caso da Alemanha Oriental, o peso da URSS influenciava muito, negativamente, para mantê-la sob sua esfera de influência. A Coreia do Norte trata-se de um feudo. Sinceramente, tenho minhas dúvidas que se trata de comunismo. Por outro lado, a Coreia do Sul traçou uma meta de desenvolvimento centrado na educação e tecnologia que proporcionou o aumento do padrão de vida da população. Além disso, não se pode comparar a condição da Alemanha Oriental com a da URSS, que detinha o poder hegemônico no bloco.
Citação de: Derfel em 26 de Julho de 2012, 17:48:31Citação de: Sérgio Sodré em 23 de Julho de 2012, 05:57:21Citação de: _Juca_ em 22 de Julho de 2012, 18:16:26A URSS e a Alemanha Oriental, para citar exemplos, não eram miseráveis. Eram miseráveis se comparadas com o que tinham obrigação de ser..., se tivessem outro regime. A URSS tinha bem mais riquezas naturais do que os EUA..., com outro regime poderia ter sido a primeira potência mundial..., inclusive na economia. Isso é apenas uma suposição. Antes havia a Rússia czarista e nem por isso era a principal potência mundial. Da mesma maneira o Brasil possui uma série de riquezas naturais e não o é. Por outro lado, o Japão poucos recursos naturais possui e é a terceira potência econômica. Isso decorre de uma série de fatores históricos que não se resume a apenas ser comunista ou capitalista. Talvez (talvez!) a posição ocupada pela URSS como potência mundial e que em parte foi herdada pela Rússia, decorreu justamente do fato de ser um país socialista, já que levou a uma competição com o ocidente (em particular com os EUA) pela hegemonia mundial, o que levou a um ganho em tecnologia muito grande para ambos os lados.Para saber se o fator "comunismo" teve ou não bastante peso, é necessário comparar países em tudo mais iguais, porém divididos em uma parte comunista e outra capitalista. (Ex: Coréia e Alemanha).
Citação de: Sérgio Sodré em 23 de Julho de 2012, 05:57:21Citação de: _Juca_ em 22 de Julho de 2012, 18:16:26A URSS e a Alemanha Oriental, para citar exemplos, não eram miseráveis. Eram miseráveis se comparadas com o que tinham obrigação de ser..., se tivessem outro regime. A URSS tinha bem mais riquezas naturais do que os EUA..., com outro regime poderia ter sido a primeira potência mundial..., inclusive na economia. Isso é apenas uma suposição. Antes havia a Rússia czarista e nem por isso era a principal potência mundial. Da mesma maneira o Brasil possui uma série de riquezas naturais e não o é. Por outro lado, o Japão poucos recursos naturais possui e é a terceira potência econômica. Isso decorre de uma série de fatores históricos que não se resume a apenas ser comunista ou capitalista. Talvez (talvez!) a posição ocupada pela URSS como potência mundial e que em parte foi herdada pela Rússia, decorreu justamente do fato de ser um país socialista, já que levou a uma competição com o ocidente (em particular com os EUA) pela hegemonia mundial, o que levou a um ganho em tecnologia muito grande para ambos os lados.
Citação de: _Juca_ em 22 de Julho de 2012, 18:16:26A URSS e a Alemanha Oriental, para citar exemplos, não eram miseráveis. Eram miseráveis se comparadas com o que tinham obrigação de ser..., se tivessem outro regime. A URSS tinha bem mais riquezas naturais do que os EUA..., com outro regime poderia ter sido a primeira potência mundial..., inclusive na economia.
A URSS e a Alemanha Oriental, para citar exemplos, não eram miseráveis.