Autor Tópico: USP: Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos  (Lida 9674 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re:USP: Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos
« Resposta #25 Online: 23 de Setembro de 2012, 19:50:54 »
Passes são DOAÇÃO de energias pessoais - energias sutis, não mensuráveis.

Em verdade, todo toque, todo afago, toda carícia é uma forma de passe: Mães que acariciam seus bebês, namorados que se beijam e se abraçam, abraços entre amigos, afagos em animais domésticos, etc.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 23 de Setembro de 2012, 20:31:05 »
Passes são DOAÇÃO de energias pessoais - energias sutis, não mensuráveis.

Em verdade, todo toque, todo afago, toda carícia é uma forma de passe: Mães que acariciam seus bebês, namorados que se beijam e se abraçam, abraços entre amigos, afagos em animais domésticos, etc.

Oi Metraton,

1. Essa estória de energia sutil não mensurável me lembra aquela estória do dragão na garagem. Se é energia, tem que ser mensurável. A propósito, de que tipo de energia estamos falando?

2. Toques, carícias e afagos em geral são prazerosos porque transmitem calor através do contato, relaxam os músculos e estimulam a pele além disso são dotados de significados comportamentais de proteção, amor, consideração, etc. Dizer que eles são doação de energias pessoais só faz sentido na medida em que se especifique essa energia e se meça um fluxo doador-receptor. Enquanto isso não ocorre podemos dizer que se trata apenas de papo furado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Setembro de 2012, 10:32:17 »
Ele está certo Giga, há transferencia de energia sim... Energia termica! E as vezes cinética quando a mão é mais pesada...  ::)

heheheh... esse negocio de energia "sutil" é a tipica explicação de algo intangível para querer explicar alguma coisa que gostaríamos que existisse.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #28 Online: 24 de Setembro de 2012, 11:16:26 »
Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

.....

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.

.....

Fonte: http://www.rac.com.br/projetos-rac/correio-escola/107097/2011/11/25

Fabi, não entendi a brincadeira. Um monte de palavras grandiosas sobre nada. Ah! e o link nem funciona nem existe.

Já que tentam "comprovar" com o método científico uma crença religiosa, pelo menos que sejam um pouco rigorosos, né?

Pura besteira.

Offline Edu

• Nível 02
  • *
« Resposta #29 Online: 08 de Outubro de 2012, 16:33:30 »
Eu acho interessante como mudanças em certos parâmetros hematológicos (número de monócitos e de plaquetas) subitamente viraram cura de "qualquer tipo de mal estar". Também acho interessante como ele já atribui esses efeitos à uma "energia sutil", seja lá o que isso for.

De qualquer forma, vale lembrar que as pesquisas científicas na área médica aceitam, em geral, uma chance de erro de 5% quando encontram uma associação entre duas coisas (e de até 20% quando deixam de encontrar!).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 08 de Outubro de 2012, 17:50:47 »
te, um episódio do Super-Humanos de Stan Lee em que se mede o calor emanado pelas mãos de uma pessoa

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos
« Resposta #31 Online: 02 de Dezembro de 2013, 14:17:35 »
Energia liberada pelas mãos consegue curar malefícios, afirma pesquisa da USP

Fonte: http://portal.rac.com.br/noticias/index_teste.php?tp=correio-escola&id=/107097&ano=/2011&mes=/11&dia=/25&titulo=/pesquisa-revela-poder-da-energia-liberada-pelas-maos

Um estudo desenvolvido recentemente pela USP (Universidade de São Paulo), em conjunto com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), comprova que a energia liberada pelas mãos tem o poder de curar qualquer tipo de mal estar. O trabalho foi elaborado devido às técnicas manuais já conhecidas na sociedade, caso do Johrei, utilizada pela igreja Messiânica do Brasil e ao mesmo tempo semelhante à de religiões como o espiritismo, que pratica o chamado “passe”.

Todo o processo de desenvolvimento dessa pesquisa nasceu em 2000, como tema de mestrado do pesquisador Ricardo Monezi, na Faculdade de Medicina da USP. Ele teve a iniciativa de investigar quais seriam os possíveis efeitos da prática de imposição das mãos. “Este interesse veio de uma vivência própria, onde o Reiki (técnica) já havia me ajudado, na adolescência, a sair de uma crise de depressão”, afirmou Monezi, que hoje é pesquisador da Unifesp.

Segundo o cientista, durante seu mestrado foram investigado os efeitos da imposição em camundongos, nos quais foi possível observar um notável ganho de potencial das células de defesa contra células que ficam os tumores. “Agora, no meu doutorado que está sendo finalizado na Unifesp, estudamos não apenas os efeitos fisiológicos, mas também os psicológicos”, completou.

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

As sensações proporcionadas por essas práticas analisadas por Monezi foram a redução da percepção de tensão, do stress e de sintomas relacionados a ansiedade e depressão. “O interessante é que este tipo de imposição oferece a sensação de relaxamento e plenitude. E além de garantir mais energia e disposição.”

Neste estudo do mestrado foram utilizados 60 ratos. Já no doutorado foram avaliados 44 idosos com queixas de stress.
O processo de desenvolvimento para realizar este doutorado foi finalizado no primeiro semestre deste ano. Mas a Unifesp está prestes a iniciar novas investigações a respeito dos efeitos do Reiki e práticas semelhantes a partir de abril do ano que vem.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Pesquisa revela poder da energia liberada pelas mãos
« Resposta #32 Online: 02 de Dezembro de 2013, 14:18:37 »
Eu, hein!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #34 Online: 02 de Dezembro de 2013, 17:38:40 »
Putz, eu fiz uma contestação disso aí em algum lugar...

Mas não consigo me lembrar... deve estar perdido naquela joça do FB...
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #35 Online: 02 de Dezembro de 2013, 17:57:52 »
Bem, esse pesquisador é real e ele realmente "investiga" esse tipo terapia alternativa. Segundo seu Lattes, possui 13 artigos publicados. A maioria, julgando pelo título, tem a ver com esses negócios Nova Era/Bicho-Grilo e foram publicados em uma obscura revista nacional, uma tal de Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (qualis B5). A propósito, ele é professor da UNIFESP, não da USP.

Não consigo entender como alguém consegue dizer sem rir coisas como:

A constatação no estudo de que a imposição de mãos libera energia capaz de produzir bem-estar foi possível porque a ciência atual ainda não possui uma precisão exata sobre esse efeitos. “A ciência chama estas energias de ‘energias sutis’, e também considera que o espaço onde elas estão inseridas esteja próximo às frequências eletromagnéticas de baixo nível”, explicou.

Isso é equivalente a um suposto mecânico de automóveis dizendo que o problema no seu carro é causado pela rebimboca da parafuseta desconectada do cilindro despolarizador de massa do gradiente inverso do platinado. Bullshit de alto grau de pureza.

E pra finalizar: já vi gente defendendo terapias alternativas do tipo esotério em trabalhos supostamente científicos. Eles só esquecem de usar duplo cego, amostras grandes o suficiente ("basta o relato de 5 pacientes"). E controle? Quequeísso?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #36 Online: 02 de Dezembro de 2013, 18:02:24 »
Pois é, tem um monte de problemas de delineamento na tese dele, que é usada por aí para divulgação (essa feita na usp, se não me engano).

Agora, artigos... tem uma revista que já publicou até artigos sobre a telepatia entre papagaios. O nome tem "Scientific Exploration", mas não lembro dele inteiro...  :stunned:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 02 de Dezembro de 2013, 21:49:08 »
O Reike não é nada perto do  raio laser emanado pelas mãos de alguns médiuns espíritas em cirurgias espirituais, talvez só  comparado às rajadas de chi emitidas pelos mestres shaolin, com objetivos marciais.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 02 de Dezembro de 2013, 22:05:44 »
ganhei um reike de presente de aniversário.  super hiper legal
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 02 de Dezembro de 2013, 22:53:20 »
Bem, esse pesquisador é real e ele realmente "investiga" esse tipo terapia alternativa. Segundo seu Lattes, possui 13 artigos publicados. A maioria, julgando pelo título, tem a ver com esses negócios Nova Era/Bicho-Grilo e foram publicados em uma obscura revista nacional, uma tal de Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (qualis B5). A propósito, ele é professor da UNIFESP, não da USP.

Não consigo entender como alguém consegue dizer sem rir coisas como:

Isso é equivalente a um suposto mecânico de automóveis dizendo que o problema no seu carro é causado pela rebimboca da parafuseta desconectada do cilindro despolarizador de massa do gradiente inverso do platinado. Bullshit de alto grau de pureza.

E pra finalizar: já vi gente defendendo terapias alternativas do tipo esotério em trabalhos supostamente científicos. Eles só esquecem de usar duplo cego, amostras grandes o suficiente ("basta o relato de 5 pacientes"). E controle? Quequeísso?

Eu me pergunto se as pessoas que expoem essas idéias realmente acreditam no que estão dizendo. Digo, as pessoas que deveriam saber melhor, não o pessoal que apenas lê livros e revistas de misticismo e esotérismo, e acaba sendo mais naturalmente levado a crer numa outra "versão" da realidade.

Eu duvido muito da honestidade dos autores criacionistas, não raras vezes o que eles colocam sugere que devem ter um conhecimento tal que, já seria suficiente para desacreditar aquilo que eles propoem (ou suas pretensas contestações/críticas à biologia ou física). A impressão que passa é que vivem sob um conflito onde crêem que devem crer numa mentira (ou em algo que, por tudo que sabem, parece inegavelmente falso), e que é melhor que as pessoas acreditem nessa mentira. Então eles fazem o que podem para "proteger" os fiéis do conhecimento integral das coisas, que ameaçaria sua fé.

Já nesses casos de esoterismo/misticismo, não parece poder haver um apelo de "missão" de salvar as pessoas, e tenho a impressão que geralmente esses pesquisadores não estão ganhando com "prática" dessas técnicas "alternativas" ou livros para o público leigo. Acho que a explicação é que eles um dia foram esse público leigo que acreditava nessas coisas e só acha difícil abandonar, uma espécie de viés de aversão à perda de investimentos, só que o investimento tendo sido de tempo e imagem, em vez de apenas financeiro. "Se isso estiver errado, então eu passei metade na minha vida acreditando numa bobagem, logo isso deve ser certo".

Relacionado a isso, vi num dos episódios do podcast do Dan Ariely, que as pessoas acabam se convencendo de serem mesmo mais inteligentes quando, ao fazer um teste de QI ou algo análogo, têm a oportunidade de ver as respostas. Acho que isso pode ter alguma analogia no design de experimento aquém do ideal. Mesmo saber dessas falhas gritantes não afeta a crença na validade dos resultados, e talvez elas já tenham sido colocadas lá de forma essencialmente deliberada, mas com todo esse aspecto de "auto-enganação sincera". 

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #40 Online: 02 de Dezembro de 2013, 22:54:45 »

E eu tive um professor que insistia para eu deixar ele aplicar seu reike em mim, para amenizar uma dor nas costas, mas a técnica dele exigia que o receptor ficasse sem roupa… ::) claro que não colou.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #41 Online: 02 de Dezembro de 2013, 23:15:02 »

E eu tive um professor que insistia para eu deixar ele aplicar seu reike em mim, para amenizar uma dor nas costas, mas a técnica dele exigia que o receptor ficasse sem roupa… ::) claro que não colou.

Hum, gostei dessa, eh menos indiscreto e mais chique que dizer "fazer uma massagem". Usarei na proxima oportunidade  :twisted:
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #42 Online: 02 de Dezembro de 2013, 23:23:41 »

E quem pode culpar o professor? ;)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 02 de Dezembro de 2013, 23:25:39 »

Acho que o que você iria sentir não seria bem energia
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #44 Online: 02 de Dezembro de 2013, 23:45:15 »

:histeria:

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #45 Online: 03 de Dezembro de 2013, 00:30:22 »

:lol:

E foi assim que "aplicar o reike" virou uma gíria minha.

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #46 Online: 03 de Dezembro de 2013, 00:46:36 »
Para mim já está claro que vocês são membros do establishment Illuminati que quer a qualquer custo impor a instauração da Nova Ordem Mundial e a destruição do status quo acadêmico holístico que mostra ao público leigo, que não reconhece o poder penetrante do reike, a importância desta prática e a sua natureza curativa e prazerosa.  :no:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 03 de Dezembro de 2013, 01:04:04 »

:lol:

"Engabelação para tentar pegar mulher" é também uma explicação no mínimo tão boa quanto complexos mecanismos de auto-enganação, não tinha me lembrado desse tipo de coisa. Provavelmente é até daí que se originam essas coisas.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Dezembro de 2013, 01:08:07 »
A matéria informa isso: ele era da USP e passou para a UNIFESP, e pra falar a verdade isto só piora a coisa, a Escola Paulista de Medicina é tão bem conceituada quanto a faculdade da USP. Se duas das dez mais conceituadas do país fomentam este tipo de "linha de pesquisa"...  :'(

Já tive um professor na UFRJ, da Faculdade de Farmácia, que também defendia o uso de solução de água, álcool e caramelo e usava argumentos bem próximos dos quotados, triteza :|

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Dezembro de 2013, 01:40:32 »

Hum, gostei dessa, eh menos indiscreto e mais chique que dizer "fazer uma massagem". Usarei na proxima oportunidade  :twisted:

Bem, por um lado tem o apelo místico/esotérico, mas por outro lado você está trocando uma versão hands-on por uma versão hand-hovering da coisa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!