Autor Tópico: MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio  (Lida 2991 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
« Resposta #25 Online: 18 de Setembro de 2012, 11:23:47 »
Acho que me lembro vagamente de já ter lido algo talvez apenas indiretamente relacionado a respeito dessa abordagem (não no Brasil), dizendo ser positivo, em assimilação e retenção.

Offline Südenbauer

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
Re:MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
« Resposta #26 Online: 18 de Setembro de 2012, 14:03:20 »
Cara, com certeza essa é uma abordagem ideal, pois apresenta o conhecimento de uma forma holística, interligada. Vide a série Cosmos do Sagan.

O problema é que não é nada prático, principalmente num país como o nosso em que a formação dos professores é muito ruim.

Offline Buckaroo Banzai

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 38.735
  • Sexo: Masculino
Re:MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
« Resposta #27 Online: 22 de Setembro de 2012, 09:20:48 »
Será que isso acontece ao menos em alguns colégios particulares, ou escolas públicas municipais, algo assim? Ou mesmo outros países. (Ainda não li a matéria postada no início do tópico)

Me pergunto se estariam planejando algo como uma transição mais gradual, ou se vão tentar começar isso de sopetão.

Acho que idealmente experimentariam em pequena escala, de alguma forma. Aí iriam aprendendo como se dá a coisa na prática e iriam aprimorando de acordo com a experiência, em vez de tudo partir de um plano. Se bem que se isso for copiado de algum lugar onde já exista e funcione bem, e se as variáveis concebíveis forem mais ou menos as mesmas, talvez já seja o suficiente para uma implementação mais abrupta e em larga escala.

Offline Donatello

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.864
  • Sexo: Masculino
Re:MEC vai propor a fusão de disciplinas do ensino médio
« Resposta #28 Online: 17 de Outubro de 2012, 20:57:01 »

Eu não entendo esse tesão por interdisciplinariedade. É para dar a falsa impressão que todas as disciplinas tem algo a dizer sobre todos os assuntos? Eh.

Acho uma má idéia. Sem contar que, como professor de física, minha capacidade para ensinar química e biologia é 0...
Mas o texto do projeto implica em novas licenciaturas (Licenciatura em Ciências da Natureza substituindo Lincenciaturas em Física, Química ou Biologia) na faculdade ou apenas o trabalho em conjunto destes graduados no EM? Se for a segunda opção acho que possa fazer algum sentido a remodelagem, realmente há muita intertextualidade entre as disciplinas agrupadas e talvez fosse interessante que os conteúdos fossem administrados orquestradamente, que foi como eu entendi a proposta (pura dedução, sem ler o projeto), mas por professores especialistas em áreas diferentes cada qual enfatizando o sua fatia do bolo disciplinar. Se realmente o que estiver sendo proposto é licenciaturas mistas ou, pior, o que já acontece no ensino fundamental que é a possibilidade de que professores de biologia ministrem aulas de física e química ou vice-versa... então realmente é mau.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2012, 21:06:26 por Hans Sauerkraut »

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!