Autor Tópico: Vale a pena gastar dinheiro público preparando atletas de elite?  (Lida 4763 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Vale a pena gastar dinheiro público preparando atletas de elite?
« Resposta #25 Online: 29 de Agosto de 2012, 08:49:44 »
É um direito que é conquistado pelo atleta quando ele atinge um índice olímpico.

Neste caso ele tem o direito de ir para os Jogos Olímpicos. Mas a questão fundamental é: A sociedade deve financiar isto?

E vou mais longe e em um ponto muito mais sensível: A sociedade deve financiar obras esportivas como é o caso do Campeonato Mundial de Futebol Masculino de 2014?

A minha resposta para ambos, salvo melhor juízo: Não!!

Concordo plenamente.  O governo não deveria gastar o  dinherio público com esse tipo de coisa, pois há outras coisas muitíssimo mais importantes do que ganhar algumas medalhas.

Só para citar um exemplo ( poderia ser outros),  temos a melhora da educação pública , algo muitíssimo mais importante.

.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #26 Online: 30 de Agosto de 2012, 02:41:10 »
É muito dinheiro, mesmo para o Brasil, especialmente para quem paga muito imposto como eu.

é menos que R$3 reais por mês de cada brasileiro, e dá uma resposta muito maior em promoção de saúde.

Esta é uma discussão que vai longe, porque no meu entender não precisamos de ídolos ou ícones. Não precisamos criar "novas religiões" e "fanáticos crentes".

Não entendi a correlação. as pessoas gostam de seus idolos esportistas, se motivam a praticar mais esporte e atividades fisicas em geral por conta deles, é um fator social, no mundo todo há mais de 50 anos pelo menos. algo já cultural.

Mas os cavalheiros supra não são "ícones locais" ou "ídolos" que "inspiram jovens"?

Porque eles não servem?

Apesar de atletas profissionais (ou seria melhor dizer remunerados), não praticam o ideal do esporte. Ou seja não servem como exemplo de espírito esportivo que é o fundamental a ser explorado quando se fala de um apoio governamental.
A sua crítica é pertinente quando imaginamos o esporte como aqueles espantalhos comuns de "22 caras correndo atrás de uma bola" etc etc porém temos que analisar o esporte como elemento cultural do povo.

Até os jogos olimpicos tem sido criticados por algumas condutas como endurecer a aceitação de atletas nacionalizados e divulgar ranking de medalhas, coisas contrárias ao espírito olímpico.

Eu concordo em ajudar na massificação do esporte como lazer, saúde e integração. Mas financiar atletas com a finalidade de alimentar nacionalismo tolo ou para servir como catarse coletiva, não.

não conheço esporte que tenha se massificado sem que tivesse icones, seja pessoas, seja times ou quaiquer outra coisa.
a coisa que eu critico no brasil é o fato de ter pouco incentivo da iniciativa privada.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #27 Online: 01 de Setembro de 2012, 00:45:08 »
Sobre os gastos:
<a href="http://www.youtube.com/v/2OW-erD0zZc" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/2OW-erD0zZc</a>
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 03 de Setembro de 2012, 10:44:58 »
É muito dinheiro, mesmo para o Brasil, especialmente para quem paga muito imposto como eu.

é menos que R$3 reais por mês de cada brasileiro, e dá uma resposta muito maior em promoção de saúde.
Se tu acha isso, beleza. Invista os teus três pila por mês em algum atleta e promova a saúde pelo mundo. Mas isso não te dá o direito de saquear TODA a população por isso.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 03 de Setembro de 2012, 18:00:40 »

Se tu acha isso, beleza. Invista os teus três pila por mês em algum atleta e promova a saúde pelo mundo. Mas isso não te dá o direito de saquear TODA a população por isso.

3 reais muito mal investidos, eu prefero gastar em pinga  :P... vão me dar mais retorno.
"Deus prefere os ateus"

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 03 de Setembro de 2012, 18:10:26 »
Essas pequenas pilhagens institucionalizadas em coisas que em algum momento foram assumidas por burocratas como necessárias (três pila pro esporte, mais 5 pra cultura) fazem a diferença na conta final do trabalhador, inibindo o seu crescimento financeiro onde, nesse acúmulo de capital, ele eventualmente poderia investir efetivamente (e, o mais importante, CONSCIENTEMENTE) em esporte/cultura.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #31 Online: 03 de Setembro de 2012, 19:52:56 »
No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas vivem em condição de extrema pobreza, com ganho mensal de 70 reais ou menos. Então, 3 reais por dia, por brasileiro, é uma quantia bastante significativa.

Por outro lado, em um país com escândalos de desvios de verba pública como o nosso e onde o impostômetro esse ano superou a casa do trilhão em 9 meses, não acho que gastar 1,2 bilhões, ao longo de 4 anos, em esporte, seja um absurdo.

Se deixássemos de financiar pontes que levam do nada a lugar algum, castelos e compra de votos parlamentares -pra citar só alguns exemplos- e ainda faltasse dinheiro para tudo o que é dever do Estado fornecer a população, sem dúvida apoiaria o corte de gastos públicos com ítens supérfluos.

Enquanto isso não acontece, prefiro meu dinheiro financiando atletas, ao invés de escondido em cuecas.

Offline TMAG

• Nível 20
  • *
« Resposta #32 Online: 03 de Setembro de 2012, 20:50:37 »
prefiro meu dinheiro financiando atletas, ao invés de escondido em cuecas.

Eu prefiro que meu dinheiro continue comigo.
''O objetivo dos Governos é sempre o mesmo: limitar o indivíduo, domesticá-lo, subordiná-lo, subjugá-lo.'' - Max Stirner

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 03 de Setembro de 2012, 21:33:49 »

O meu dinheiro eu prefiro que esteja em uma aplicação financeira ou em algum imóvel.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 03 de Setembro de 2012, 22:07:03 »
Enquanto isso não acontece, prefiro meu dinheiro financiando atletas, ao invés de escondido em cuecas.
Falsa dicotomia.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Setembro de 2012, 00:09:54 »
Falsa dicotomia.

Dr. Strangelove, não escrevi que se meu dinheiro não está financiando atletas, logo está escondido em cuecas. Existem muitas possibilidades para o destino desse dinheiro… inclusive essa. Escrevi apenas que prefiro uma alternativa `a outra.

Isso é o suficiente para descaracterizar a falsa dicotomia?

Se não, por favor, me dê um exemplo de como poderia expressar minha preferência sem cometer essa falácia.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #36 Online: 04 de Setembro de 2012, 00:29:15 »

Também preferiria. Mas tenho uma empresa e pago quase 30% de imposto. Fora os impostos embutidos nas coisas que compro. Sobre esse dinheiro, que mesmo cedendo ao governo considero meu, não tenho poder nenhum.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 04 de Setembro de 2012, 13:09:20 »
Tranqüilo. É que da forma como tu colocou, ficou parecendo que eram opções excludentes, inclusive fica meio óbvio dizer que se prefere o dinheiro investido em algo ao invés de simplesmente desviado.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #38 Online: 04 de Setembro de 2012, 15:47:52 »
Tranqüilo. É que da forma como tu colocou, ficou parecendo que eram opções excludentes, inclusive fica meio óbvio dizer que se prefere o dinheiro investido em algo ao invés de simplesmente desviado.

Sim, é óbvio. Foi uma frase desnecessária, apenas para concluir/resumir o que havia escrito antes. Ou seja, 1,2 bi é muito dinheiro, investir em esporte não é uma prioridade, mas existem tantos outros gastos, maiores e totalmente inúteis, quando não danosos, que me espanta o financiamento de atletas causar tanta indignação. Afinal, temos tantas ocorrências bem mais graves para nos indignar. Só isso.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 04 de Setembro de 2012, 21:35:37 »
Ah, sim. É que acho importante defendermos não só o que está ao alcance real, mas também ao que está para o ideal. Uma discussão real seria eu discutir sobre o fim da greve da minha universidade. Essa questão dos atletas também acho importante que as pessoas tenham isso na cabeça, ainda que obviamente eu não seja a favor de amanhã baixar decreto para cancelar todas as verbas para o esporte.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Setembro de 2012, 01:36:43 »
No Brasil, cerca de 15 milhões de pessoas vivem em condição de extrema pobreza, com ganho mensal de 70 reais ou menos. Então, 3 reais por dia, por brasileiro, é uma quantia bastante significativa.

Por outro lado, em um país com escândalos de desvios de verba pública como o nosso e onde o impostômetro esse ano superou a casa do trilhão em 9 meses, não acho que gastar 1,2 bilhões, ao longo de 4 anos, em esporte, seja um absurdo.

Se deixássemos de financiar pontes que levam do nada a lugar algum, castelos e compra de votos parlamentares -pra citar só alguns exemplos- e ainda faltasse dinheiro para tudo o que é dever do Estado fornecer a população, sem dúvida apoiaria o corte de gastos públicos com ítens supérfluos.

pelo que entendi nessa questão aqui no fórum há 3 opiniões:

1 - o dinheiro é válido para apoiar alguns atletas, desde que eles tenham importancia social de forma positiva. ou seja estimulem atividade física, sejam uma alternativa a criminalidade/drogas etc.

2 - o dinheiro dá retorno social se investido nisso. mas não acho que o estado deva investir a esse ponto para o bem-estar das pessoas.

3 - o dinheiro é de pouca utilidade e deveria ser investido em outra coias, ou não deveria ser cobrado, diminuindo os impostos.

eu penso da forma 1, discordo da 2 e entendo a 3, quando olhamos numa concepção politica do uso do dinheiro, mas não somos um país liberal e nem temos chance de ser nos próximos 20 anos.

um exemplo claro de estimulo ao esporte é o cara das paraolimpiaas lá o clodoaldo, aqui na minha cidade tem 2 cadeirantes que sairam de casa para praticar esportes simplesmente por causa do cara e da história dele.

e sinceramente, se o governo investe, sei lá, 2 mil reais por mes no cara já tá bem investido demais, pq ele fez o que psicologos, medicos, pastores, prof de ed fisica e o caramba (que devem ganhar até mais que isso) não fizeram.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 16 de Setembro de 2012, 03:02:49 »
edit: alguém já tinha feito a mesma piada antes, embora talvez não fosse piada. Odeio plágios que antecedem os meus originais.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 04 de Outubro de 2012, 14:48:00 »
Então quer dizer que o Ministério Público não auxilia atletas que treinam no exterior (não são poucos) e que desenvolvem uma carreira particular fora do país? Acho difícil, provavelmente a questão é que assumem que o guri tem uma família bem abastada que poderia bancar sua carreira. Talvez pudesse, mesmo, mas não é essa a questão... se o trabalho do governo é  incentivar, por coerência deveriam bancar o piá também. A família só está fazendo um bom negócio disso.

Talvez daqui a algum tempo bolem uma seleção para incentivar somente os mais necessitados. O que obviamente é um negócio muito complexo, pois diferentes esportes requerem diferentes investimentos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:41:07 »
Melhor incentivo ao esporte com dinheiro público seria construir quadras/praças com o mesmo dinheiro, pagar professores de educação física para dar aulas nessas praças e sei lá mais o que. Algo que fizesse a população em geral se mexer mais, e não uma carreira particular que só interessa ao garoto e aos seus fãs (que na maioria devem ser pais, tios, amigos próximos, imagino). É um caso parecido (na questão de investimento público versus interesse público, desconsiderando custos reais) com o blog milionário daquela cantora (que felizmente não veio a existir).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #46 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:05:27 »
Melhor incentivo ao esporte com dinheiro público seria construir quadras/praças com o mesmo dinheiro, pagar professores de educação física para dar aulas nessas praças e sei lá mais o que. Algo que fizesse a população em geral se mexer mais, e não uma carreira particular que só interessa ao garoto e aos seus fãs (que na maioria devem ser pais, tios, amigos próximos, imagino). É um caso parecido (na questão de investimento público versus interesse público, desconsiderando custos reais) com o blog milionário daquela cantora (que felizmente não veio a existir).

Por aqui estão fazendo isso e tem dado bem certo. Basicamente todas as praças, grandes e pequenas, da cidade agora possuem aqueles equipamentos para ginástica e malhação e 1 vez ao dia, um professor de educação física passa por lá (cada dia em um horário, previamente agendado) e instrui o pessoal em como usar os equipamentos e dando dicas de nutrição.

O primeiro efeito imediato é que as pessoas voltaram a ocupar as praças durante toda a extensão do dia, até altas horas da noite, expulsando completamente os meliantes que por ali ficavam na nóia. Imagino que a médio e longo prazo, irão melhorar outros índices de qualidade de vida.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:10:44 »
Bem interessante, nem tinha pensado nesse efeito colateral. Acho que coisas parecidas que já vi de perto eram "iniciativa privada" apenas.

Fora isso seria interessante algo que chegasse à população sentada no sofá e incentivasse a fazer um pouco mais, mas bem pouco mais, de exercício diário, mas regularmente. Aí vão ampliando aos poucos em vez de tentar virar atletas da noite para o dia, e desistindo em seguida.

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
« Resposta #48 Online: 03 de Abril de 2013, 01:07:02 »
praças de esporte são iniciativas sensacionais. mas é bom lembrar que o fato de ter a disposição não siginifca uso.

pra mim o esporte que passa na tv e etc quando apoiado pelo governo é uma atitude que visa incentivar a prática esportiva.

claro que boa parte dessa grana é investda de forma errada: times de futebol, por exemplo.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #49 Online: 03 de Abril de 2013, 22:24:40 »
O Buck deu minha opinião antes de mim chegar :| Também acho que investir no esporte seria montar academias gratuitas de artes marcias em tudo que é canto (tudo que é canto mesmo, não apenas nas favelas que margeiam bairros nobres) e multiplicar exponencialmente estes projetos de educação física na praça e coisas do tipo, na base. E idem para a arte, construindo conservatórios de música tanto clássica como popular, por exemplo. Este negócio de investir em atletas de ponta ou em shows de mega estrelas não só é ruim do ponto de vista da divisão social dos gastos mas também do ponto de vista dos resultados para o esporte ou para a arte.

Se em vez de pagar um salário milhardário para o Xuxa e Cielos da vida os Correios construissem, equipassem e mantivessem umas 10 ou 20 escolas de natação gratuitas pelo país é possível que daí saissem uns 10 Xuxas e uns 5 Cielos, e bobear a preços mais módicos.
« Última modificação: 03 de Abril de 2013, 22:36:57 por Donatello van Dijck »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!