Mas o experimento foi feito há uns 50 anos. Será que a obediência à autoridade, mesmo que a ordem dada seja contrária a percepção individual daquilo que é certo, é inerente ao comportamento humano?
O Giga um dia me recomendou um sujeito que conduziu experimento semelhante recentemente, num show de TV,
Mas a considerar que somos os mesmos há alguns milhares de anos, que alguns aspectos do nosso comportamento têm componente genético os quais pouco variam, que a obediência a autoridades pode estar nesse meio na forma do que os cientistas chamam de
Conformismo, eu duvido que mudanças culturais possam vir a ter algum efeito neste sentido, de mudar algo que talvez esteja intrínseco ao ser humano. Ou seja, toda vez que surgir um sujeito de jaleco branco ou um comandante mandando você apertar um botão, você tende a apertar e, dependendo das circunstâncias, apertará acreditando ou não no próprio ato. Obviamente, num ambiente cultural desprovido de ditadores e pastores cheios de má intenção, situações semelhantes as quais as moças foram expostas talvez sejam menos frequentes.
Num ensaio recente que li, num MacDonalds dos EUA, um sujeito, meramente alegando ser policial, conseguia obrigar o sexo entre funcionários. Eu encontrando posto aqui.