Que tal trocar crença por Religião e entender que a discussão fica vaga quando se usa meios que estão em desgaste nesse assunto.
Que?
Crença e religião podem ser assumidos como sinônimos no contesto em que a religião é a crença institucionalizada em alguma mitologia.
Que desgaste?
A discução com o forista Surdo sois, na verdade, nem começou! Para se discutir algo uma parte apresenta alguma evidencia ou argumento que a outra parte pode ou não refutar, a primeira parte pode apresentar uma contra refutação e assim vai.
O forista em questão não apresentou nenhum argumento ou evidencia que suportasse suas crenças, apenas ficou no proselitismo barato, baseando-se em falácias primárias!
Bom, ele realmente ficou divagando coisas sem sentido...
releia os posts e verá que ficou bem clara a infantilidade dos argumentos dele e que ele "seguiu" direitinho o roteiro de crentes que não tem capacidade intelectual de manter uma discução sobre sua crença.
Talves sobre outros assuntos ele seja capaz de discutir de maneira inteligente, mas infelizmente quando se trata de sua crença isso não ocorre.
Penso até que crentes do tipo dele que vem aqui tentar convencer pessoas que não compartilham a mesma ilusão na verdade tentam convencer a si mesmas! No fundo elas sentem que há algo errado, mas há o medo de rever conceitos que pareciam lhe explicar o mundo e lhe dar conforto! Se eles conseguissem fazer outros acreditarem na mesma coisa, talves ele tire essa sombra de duvida que o persegue.
Crentes sem nenhuma capacidade de questionamento nem se preocupariam em vir pra cá!
Usando uma referencia literária, Surdo Sois me lembrava as vezes um velho cavaleiro falido e desiludido lutando contra moinhos de vento...