Autor Tópico: Jacob Barnett - Novo Gênio  (Lida 4219 vezes)

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
Jacob Barnett - Novo Gênio
« Online: 03 de Outubro de 2012, 08:49:43 »
Pessoal,

Ontem achei na internet uma série de reportagens e videos sobre esse garoto. Parece ser realmente surpreendente, a inteligência do mesmo!!!

Ele está para publicar um artigo onde irá propor uma teoria mais completa que a TRG. Será ?

ps : pelo que vi, uma das particularidades é que em sua teoria, o universo não é plano!! (não achei nenhuma evidência de que o garoto seja uma farsa)

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Jacob Barnett - Novo Gênio
« Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2012, 09:45:20 »
[citation needed]
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline ss

• Nível 05
  • *
  • Skeptical
« Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2012, 10:25:31 »
 :?:
Somos uma espécie de macaco!!!
Qual o problema nisso?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2012, 10:52:20 »
[citation needed]

Ô ordinário... senta ali... :P

Autistic boy,12, with higher IQ than Einstein develops his own theory of relativity
By DAILY MAIL REPORTER
Created 4:03 PM on 24th March 2011
Comments (175)
Share

A 12-year-old child prodigy has astounded university professors after grappling with some of the most advanced concepts in mathematics.
Jacob Barnett has an IQ of 170 - higher than Albert Einstein - and is now so far advanced in his Indiana university studies that professors are lining him up for a PHD research role.
The boy wonder, who taught himself calculus, algebra, geometry and trigonometry in a week, is now tutoring fellow college classmates after hours.

Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1369595/Jacob-Barnett-12-higher-IQ-Einstein-develops-theory-relativity.html#ixzz28FB66Q9Z
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1369595/Jacob-Barnett-12-higher-IQ-Einstein-develops-theory-relativity.html
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2012, 12:16:56 »
[citation needed]

Ô ordinário... senta ali... :P

Autistic boy,12, with higher IQ than Einstein develops his own theory of relativity
By DAILY MAIL REPORTER
Created 4:03 PM on 24th March 2011
Comments (175)
Share

A 12-year-old child prodigy has astounded university professors after grappling with some of the most advanced concepts in mathematics.
Jacob Barnett has an IQ of 170 - higher than Albert Einstein - and is now so far advanced in his Indiana university studies that professors are lining him up for a PHD research role.
The boy wonder, who taught himself calculus, algebra, geometry and trigonometry in a week, is now tutoring fellow college classmates after hours.

Read more: http://www.dailymail.co.uk/news/article-1369595/Jacob-Barnett-12-higher-IQ-Einstein-develops-theory-relativity.html#ixzz28FB66Q9Z
Follow us: @MailOnline on Twitter | DailyMail on Facebook
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1369595/Jacob-Barnett-12-higher-IQ-Einstein-develops-theory-relativity.html

Ele participou de um TED Talks para adolescentes, onde a mensagem é : pare de aprender e comece a pensar por vc mesmo!!!

Muito fácil falar, para quem tem facilidade para fazer isso (e um QI de 170 - apesar de não ser condição suficiente, é com certeza condição necessária!!!)  :biglol: Mas acho que em certo sentido ele está correto, pois essa atitude faz vc "sair" do pensamento científico "de grupo", e desenvolver coisas originais.

O que me assombra é que ele aprendeu uma grande qde de disciplinas em apenas 2 semanas!!!! Tem um relato anedótico de que com 3 anos, em um planetário, o "instrutor" teria perguntado quem saberia responder o pq das luas de marte terem um formato tão diferente. Então, ele teria perguntado qual era o tamanho de Marte e das Luas. Após ouvir a resposta, ele teria falado que a gravidade de Marte não permitiria que as gravidades das luas gerassem formas esféricas (se bem que, pelos seus tamanhos, acho que nem isoladas no espaço, elas assumirriam a forma esférica).

De qqer forma, se não é mentira, é um raciocínio superhumano para uma criança dessa idade!!!Bota "as continhas" que Gauss fez para o pai, qdo tinha a mesma idade, no chinelo!!!

Abs
Felipe

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2012, 13:58:43 »
Isso pode ser muito interessante. Tem que ver se a teoria dele funciona.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2012, 14:41:52 »
Tomara que ele descubra um monte de coisas mesmo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2012, 14:54:52 »
Isso pode ser muito interessante. Tem que ver se a teoria dele funciona.

Ola Snow,

Primeiro temos que ver a teoria dele!!! :)Não vejo a hora dele publicá-la, por mais que ache que não vou entender mais que uma parágrafo!!!! :biglol:

E , pelo menos para mim, a análise das consequências lógicas desta teoria, caso seja "validada" experimentalmente, seria uma diversão a parte!!

Abs
Felipe

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2012, 15:04:45 »
Engraçado como essas coisas "super-humanas", como QI de 170 aos 12 anos e memória fotográfica, por exemplo, sempre vêm acompanhadas de alguma forma de autismo.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2012, 15:29:18 »
Engraçado como essas coisas "super-humanas", como QI de 170 aos 12 anos e memória fotográfica, por exemplo, sempre vêm acompanhadas de alguma forma de autismo.

Acho que isso (a atenção para determinados assuntos e a "profundidade" com que o cérebro mergulha e percebe os mesmos) deve ocupar tanto o processamento cerebral, que sobra pouco "espaço" para outros tipos de processamento, principalmente "os sociais".

Mas até que ele é bem normal!!!

Abs
Felipe

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2012, 16:55:33 »
Geralmente eu sou meio cético quanto a prodígios.

Tchê, esse guri é realmente impressionante. Não é como os autistas comuns que conseguem memorizar mil números mas não são capazes de amarrar os tênis. O piá ele realmente parece enxergar além, ter um raciocínio profundo, não só uma máquina de memorizar. Ele diz que criou um modelo mental onde enxerga os números como formas geométricas, e mentalmente também conseguiu bolar um modelo de quarta dimensão, o que diz ele ajuda a raciocionar seus cálculos.

E apesar do autismo dele ser visível, é algo bem mais discreto e normal.

Vídeos:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2012, 22:05:28 »
[...]
Ele está para publicar um artigo onde irá propor uma teoria mais completa que a TRG. Será ?
[...]

Uma coisa é ser um prodígio em matemática em tenra idade, o que não é pouco. Mas disto a propor uma "teoria mais completa que a TGR" vai uma longa distância.

No momento eu acho que é sensacionalismo.

Mas como o "tempo é o senhor da razão"...
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2012, 00:53:50 »
[...]
[...]

Uma coisa é ser um prodígio em matemática em tenra idade, o que não é pouco. Mas disto a propor uma "teoria mais completa que a TGR" vai uma longa distância.

Uma correcao: ele tb e prdigio em fisica.

Eu tb tenho minhas duvidas, mas como ele parece estar bem orientado nessa empreitada, e como vc falou. O tempo nos dira!!!

Abs
Felipe

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2012, 01:27:34 »
eu acho que isso tem muito muito a ver com o acesso a informação hoje em dia.

uma pessoa com uma inteligencia levemente acima da média ja consegue fazer e aprender coisas absurdas pela internet.

alguém como ele, tem a sua disposição tudo praticamente, tantõ que é como a mãe dele fala: queriamos que ele aprendesse a ler, mas ele pulou direto para as discussões academicas.

eu falo isso, por que sou um "quase" superdotado, lembro qeu meu qi é bem alto, e aprendia ler sozinho usando um jogo de silabas que minha mãe tinha e associando com legendas de livros e, posteriormente com uma enciclopédia.

tive dificuldade em aprender a escrever, lance de coordenação mesmo, com 3 anos eu não conseguia fazer os desenhos das letras,  mas com as letras soltas eu escrevia o que quisesse, com 6 anos eu lia toda a página de politica e economia dos jornais e ficava chateado pq achava tudo muito superficial.

se eu vivesse essa época hoje eu teria avançado muito mais, claro nem chegaria perto desse garoto.

edit: mas ele tem asperger e não autismo, não?
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 01:31:36 por 3libras »
If you don't live for something you'll die for nothing.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Outubro de 2012, 09:48:56 »

uma pessoa com uma inteligencia levemente acima da média ja consegue fazer e aprender coisas absurdas pela internet.

alguém como ele, tem a sua disposição tudo praticamente, tantõ que é como a mãe dele fala: queriamos que ele aprendesse a ler, mas ele pulou direto para as discussões academicas.

eu falo isso, por que sou um "quase" superdotado, lembro qeu meu qi é bem alto, e aprendia ler sozinho usando um jogo de silabas que minha mãe tinha e associando com legendas de livros e, posteriormente com uma enciclopédia.

tive dificuldade em aprender a escrever, lance de coordenação mesmo, com 3 anos eu não conseguia fazer os desenhos das letras,  mas com as letras soltas eu escrevia o que quisesse, com 6 anos eu lia toda a página de politica e economia dos jornais e ficava chateado pq achava tudo muito superficial.

se eu vivesse essa época hoje eu teria avançado muito mais, claro nem chegaria perto desse garoto.

O que é considerado um autismo "leve". Pelo que li, tb existem correntes que defendem que essa sindrome deveria ser classificada separadamente do autismo.

O interessante é que o conselho que ele dá na palestra do TEDteen : para de aprender e comece apensar!!

Abs
Felipe

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 04 de Outubro de 2012, 14:21:32 »
"Pare de aprender e comece a pensar e a criar!". Isso é interessante, pois é realmente assim que a gente aprende algo a fundo mesmo. Como quando tu resolve alguns exercícios de matemática. Ok, tu pode aplicar alguma fórmula, talvez perceber que o exercício se resolve da mesma forma que o exemplo da aula. Tu pode resolver N exercícios assim e ficar hábil mesmo em algum assunto, mas acredito que a aprendizagem só vai se dar quando tu ver o problema e desconstruí-lo, recriá-lo, mexê-lo, pensar de outras formas, "e se ao invés de X, eu fizesse Y ? ". Quando ele diz deixar de aprender eu interpreto como deixar de fazer somente o que o professor/livro diz e ir além (começar a pensar e a criar).

Isso inclusive é tema dessa palestra, também do TED Talks:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #16 Online: 04 de Outubro de 2012, 14:27:00 »

E você hoje faz o quê da vida?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #17 Online: 04 de Outubro de 2012, 15:06:23 »
[...]
[...]

Eu tb tenho minhas duvidas, mas como ele parece estar bem orientado nessa empreitada, e como vc falou. O tempo nos dira!!!

Abs
Felipe

Em uma analogia simples: é o que nós brasileiros conhecemos como "Efeito Neymar"  :biglol: :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:...Gênios, com excelentes qualidades e ótimas expectativas. Mas só ao longo dos anos mesmo pra termos certeza se suas teorias e feitos são importantes e radicais ou se ele é só "mais um superdotado".
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Outubro de 2012, 19:10:22 »
Esse garoto pode ser um gênio, mas será que ele teve tempo suficiente para se interar de toda a bibliografia/conhecimento necessária para se equiparar a outros gênios como ele, que já são bem mais velhos e tiveram tempo para estudar e refletir sobre a mesma bibliografia/conhecimento?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:50:12 »
[...]
[...]

Abs
Felipe
Em uma analogia simples: é o que nós brasileiros conhecemos como "Efeito Neymar"  :biglol: :biglol: :biglol: :biglol: :biglol:...Gênios, com excelentes qualidades e ótimas expectativas. Mas só ao longo dos anos mesmo pra termos certeza se suas teorias e feitos são importantes e radicais ou se ele é só "mais um superdotado".

Por favor.

Eu peço que não escreva que Neymar (se é assim que se escreve) é um gênio. Ele é no máximo, parente distante de algum 'Eugênio'.  :biglol:

Editado:

Na postagem supra faltou um smiley.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2012, 21:49:24 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Outubro de 2012, 20:55:31 »
Entendi o que você quis dizer, mas utilizando o conceito atual de inteligência ele entra na categoria "motora" - uma múmia intelectual porém um gênio esportivo.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #21 Online: 04 de Outubro de 2012, 21:35:27 »
Entendi o que você quis dizer, mas utilizando o conceito atual de inteligência ele entra na categoria "motora" - uma múmia intelectual porém um gênio esportivo.

Isso mesmo.

Por favor.

Eu peço que não escreva que Neymar (se é assim que se escreve) é um gênio. Ele é no máximo, parente distante de algum 'Eugênio'.

Peço desculpas! Eu quis comparar cada um em sua função - metáfora. Tomarei cuidados em meus comentários.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Outubro de 2012, 21:48:39 »

Isso mesmo.

Por favor.

Eu peço que não escreva que Neymar (se é assim que se escreve) é um gênio. Ele é no máximo, parente distante de algum 'Eugênio'.
Peço desculpas! Eu quis comparar cada um em sua função - metáfora. Tomarei cuidados em meus comentários.

Putz...

Eu é quem realmente devo desculpas a você, porque eu esqueci de colocar um smiley para indicar que a minha postagem era apenas uma brincadeira, a despeito de não gostar daquele jogador.

Da maneira como ficou a postagem, parece que eu estava lhe admoestando pela sua opinião, que também foi emitida em tom de brincadeira.

Novamente eu peço-lhe desculpas.

:vergonha:
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Outubro de 2012, 21:52:35 »

Sim, esta é uma explicação algo satisfatória embora eu não o ache um "gênio" esportivo, título reservado a pouquíssimos atletas, como Michael Jordan, Muhamed Ali, Carl Lewis, Pelé e, talvez, Maradona.

Mas eu estava brincando e esqueci de colocar o smiley, de tal modo que a minha opinião pareceu muito rude, mal-educada mesmo.
Foto USGS

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Outubro de 2012, 22:04:03 »
Esse garoto pode ser um gênio, mas será que ele teve tempo suficiente para se interar de toda a bibliografia/conhecimento necessária para se equiparar a outros gênios como ele, que já são bem mais velhos e tiveram tempo para estudar e refletir sobre a mesma bibliografia/conhecimento?
Com 14 anos ele já está no mestrado, então acho que ele está no caminho.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!