Autor Tópico: Astrônomos amadores descobrem planeta com quatro sóis  (Lida 1021 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Astrônomos amadores descobrem planeta com quatro sóis
« Online: 16 de Outubro de 2012, 21:48:28 »
16/10/2012 - 08h48
Astrônomos amadores descobrem planeta com quatro sóis

DA BBC BRASIL

Astrônomos amadores encontraram um planeta cujos céus são iluminados por quatro sóis. É o primeiro sistema solar desse tipo já identificado.

No mundo, situado a pouco menos de 5 mil anos luz da Terra, orbita um par de estrelas que contam com um outro par de estrelas em sua volta.

Concepção artística do novo planeta

A descoberta foi feita por astrônomos amadores utilizando o site Planethunters.org, projeto mantido pela Universidade de Yale de ''ciência cidadã'', por meio do qual voluntários procuram encontrar exoplanetas - mundos localizados fora do nosso sistema solar -- com a informação obtida com o telescópio espacial norte-americano Kepler.

As chamadas estrelas binárias - um sistema estelar que consiste de duas estrelas orbitando um centro comum - não são incomuns, mas só foram encontrados alguns poucos planetas que orbitam em torno de duas estrelas. E nenhum dos já descobertos conta com outro par de estrelas.

O planeta foi batizado de PH1, em homenagem ao site Planethunters.

SEIS VEZES MAIOR

Acredita-se que o novo mundo seja um ''gigante gasoso'', maior do que Netuno e seis vezes maior do que a Terra.

''O ambiente do planeta é muito complicado, devido à pressão exercida pelas quatro estrelas. Mas, ainda assim, ele aparenta ter uma órbita estável. É algo realmente confuso e que torna essa descoberta tão divertida. Absolutamente, não é o que estávamos esperando'', afirma o cientista Chris Lintott, da Universidade de Oxford.

''Existem outros seis planetas bem estabelecidos gravitando em torno de estrelas binárias e eles estão muito próximos a essas estrelas. Então, creio que o que isso nos diz é que planetas podem ser formados nas partes internas de discos protoplanetários (a massa de gás denso a partir da qual se originam sistemas planetários) '', comenta.

A descoberta, opina Lintott, pode oferecer indícios sobre a formação de planetas em outras partes da galáxia.

Os dois voluntários que descobriram o PH1 fazendo uso do Planethunters.org foram os americanos Kian Jek, de San Francisco, e Robert Gagliano.

DESCOBERTA

Os astrônomos amadores perceberam breves oscilações de luz causadas pela passagem do planeta em frente aos astros de seu sistema solar. Uma equipe de astrônomos profissionais em seguida confirmou a descoberta usando os telescópios do Observatório de Keck, em Mauna Kea, no Estado americano do Havaí.

Criado em 2010, o Planethunters.org se vale de informações tornadas públicas pelo telescópio espacial Kepler da Nasa e da leitura destes dados feitas por astrônomos amadores.

O Kepler foi inaugurado em março de 2009, com o intuito de buscar por planetas semelhantes à Terra orbitando em torno de outras estrelas.

Usuários do Planethunters.org têm acesso a informações aleatórias oferecidas pelo Kepler, ligadas aos astros observados pelo telescópio espacial.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/1169827-astronomos-amadores-descobrem-planeta-com-quatro-sois.shtml

:|

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re:Astrônomos amadores descobrem planeta com quatro sóis
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2012, 22:59:56 »
Mais interessante que isso, só isso:
Astrônomos descobrem planeta em sistema estelar mais próximo da Terra

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgaram nesta terça-feira (16) que descobriram um planeta com massa similar à da Terra na órbita de uma das estrelas do sistema de Alfa Centauri, o mais próximo do nosso planeta. A descoberta científica feita no Observatório La Silla, no Chile, será publicada nesta quarta-feira (17) pela renomada revista Nature.

"As nossas observações, que se estendem ao longo de mais de quatro anos, obtidas com o instrumento HARPS, revelaram um sinal minúsculo, mas real, de um planeta que orbita Alfa Centauri B a cada 3,2 dias," diz Xavier Dumusque, autor principal do artigo e pesquisador do Observatório de Genebra, na Suíça, e do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, em Portugal. "É uma descoberta extraordinária, a qual levou a nossa técnica ao limite!"

O sistema Alfa Centauri, que fica a 4,3 anos-luz de distância, é composto por três estrelas: duas delas, Alfa Centauri A e B, são parecidas com o Sol e estão em órbita muito próxima uma da outra; já a terceira, a Proxima Centauri, é um corpo vermelho, mais distante e tênue. O planeta recém-descoberto tem uma massa um pouco maior que a da Terra, mas, ainda assim, é o mais leve encontrado em torno de uma estrela como o Sol, diz o estudo. Ele orbita a cerca de seis milhões de quilômetros de distância da estrela Alfa Centauri B, que é menor do que a de Mercúrio para o Sol.

Desde o século 19, astrônomos tentam provar a existência de planetas nesse sistema estelar e, também, a possibilidade de vida além do nosso Sistema Solar. A equipe europeia conseguiu, agora, provar as suspeitas. Eles detectaram pequenos desvios no movimento da estrela Alfa Centauri B que eram criados pela atração gravitacional de um planeta. O efeito é pequeno, mas faz a estrela se deslocar para a frente e para trás a 51 centímetros por segundo (cerca de 1,8 km/hora), a velocidade de um bebê engatinhando.

"Este é o primeiro planeta com massa semelhante à Terra encontrado em torno de uma estrela como o Sol. A sua órbita encontra-se muito próxima da estrela e, por isso, o planeta deve ser quente o bastante para poder ter vida tal como a conhecemos," acrescenta Stéphane Udry, do Observatório de Genebra, na Suíça.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/10/16/astronomos-descobrem-planeta-em-sistema-estelar-mais-proximo-da-terra.htm

É o sistema de estrelas mais próximas da terra, é o único lugar que talvez possamos enviar uma sonda no futuro (se um dia a gente alcançar a velocidade da luz).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2012, 00:09:09 »
[...]
É o sistema de estrelas mais próximas da terra, é o único lugar que talvez possamos enviar uma sonda no futuro (se um dia a gente alcançar a velocidade da luz).

Então é melhor você se acomodar e esperar sentada porque jamais um objeto humano conseguirá ser impulsionado à velocidade da luz.
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2012, 00:18:22 »
[...]

Então é melhor você se acomodar e esperar sentada porque jamais um objeto humano conseguirá ser impulsionado à velocidade da luz.

Não com os conhecimentos atuais né....
Futuro é futuro. Não sabemos até onde avançaremos. A + ou - 100 anos atrás, velocidade do som era inatingível para um ser humano.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2012, 00:35:13 »
[...]

Futuro é futuro. Não sabemos até onde avançaremos. A + ou - 100 anos atrás, velocidade do som era inatingível para um ser humano.

Aqui a questão não é de avanço tecnológico mas de impossibilidade material, dado pelo conhecimento de física relativística, visto que qualquer objeto material aumenta de massa à medida que aumenta a sua velocidade. Se o objeto chegasse à velocidade da luz a sua massa seria infinita, o que é obviamente impossível.

À medida que aumenta a velocidade, a massa do corpo, definida pelas suas propriedades inerciais, aumenta. Quando v tende a c, a massa do corpo, de acordo com a equação ( 6 ) cresce ilimitadamente ( m tende a infinito ); por isso, a aceleração tenda para zero, e a velocidade praticamente deixa de aumentar, por mais que se prolongue a ação da força.

Fonte

Em outras palavras, quanto mais a velocidade de um objeto aumenta, mais a sua massa aumenta e mais energia é necessária para acelerá-lo. Para que o objeto chegasse a c ele precisaria de energia infinita pois a sua massa seria também infinita. Ou seja é impossível.
Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Outubro de 2012, 00:40:59 »
[...]

Acelerar um objeto até a velocidade da luz é fisicamente impossível, não se trata de uma questão meramente tecnológica. Mas não é necessário estar exatamente à velocidade da luz para explorar um sistema tão "próximo" como Alfa Centauri. Como está a apenas cerca de 4 anos luz daqui, uma nave que desenvolva uma generosa fração da velocidade da luz é suficiente para a "expedição".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 17 de Outubro de 2012, 03:25:22 »
Ou buracos de minhoca, minha esperança de viagens espaciais distantes favorita. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #7 Online: 17 de Outubro de 2012, 13:33:44 »
[...]

Aqui a questão não é de avanço tecnológico mas de impossibilidade material, dado pelo conhecimento de física relativística, visto que qualquer objeto material aumenta de massa à medida que aumenta a sua velocidade. Se o objeto chegasse à velocidade da luz a sua massa seria infinita, o que é obviamente impossível.

À medida que aumenta a velocidade, a massa do corpo, definida pelas suas propriedades inerciais, aumenta. Quando v tende a c, a massa do corpo, de acordo com a equação ( 6 ) cresce ilimitadamente ( m tende a infinito ); por isso, a aceleração tenda para zero, e a velocidade praticamente deixa de aumentar, por mais que se prolongue a ação da força.

Fonte

Em outras palavras, quanto mais a velocidade de um objeto aumenta, mais a sua massa aumenta e mais energia é necessária para acelerá-lo. Para que o objeto chegasse a c ele precisaria de energia infinita pois a sua massa seria também infinita. Ou seja é impossível.

Não não..

Me interpretou mal. Eu não questiono nenhum conhecimento fisico atuale nem me refiro somente a tecnologias.
Mas alguém pode determinar que estes conhecimentos atuais são o auge? Não poderão ser refutados ou complementados daqui a 100 ou 200 anos, como acontece e aconteceu com todas as outras teorias/conhecimentos?

Eu concordo:

Então é melhor você se acomodar e esperar sentada porque nenhum um objeto humano consegue ser impulsionado à velocidade da luz.

Eu discordo:

Meu argumento: Para referir-se a fatos futuristicos, ou está usando probabilidades, ou pseudo-ciências. E caso use a probabilidade de que a atual teoria é tudo e não será diferente ao longo dos anos, eu uso a probabilidade baseada em fatos históricos de que "conhecimentos evoluem".

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 17 de Outubro de 2012, 18:41:24 »
Eu discordo:

Meu argumento: Para referir-se a fatos futuristicos, ou está usando probabilidades, ou pseudo-ciências. E caso use a probabilidade de que a atual teoria é tudo e não será diferente ao longo dos anos, eu uso a probabilidade baseada em fatos históricos de que "conhecimentos evoluem".

Futuro é futuro e fica difícil predizer o que vem por aí, considerando-se que conhecimento se acumula em cima de conhecimento. Mas como Geotecton falou, hoje a teoria não permite, em nenhuma hipótese, velocidades assim. E, como ele também falou, parece mesmo que é uma assertiva que não depende de tecnologia. É uma, digamos, verdade universal. Maaaasss... Futuro é futuro... Fica difícl especular.

A melhor saída parece ser apostar no que lembrou Gaúcho: buracos de minhoca. Pega-se um bom atalho para chegar-se bem ao longe.

Curiosamente eu postei também a notícia do título deste tópico aqui. Acho que o correto seria fazer como Herr Kaleun fez: abrir um tópico próprio.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 17 de Outubro de 2012, 19:48:54 »
Mas dá pra melhorar a velocidade das sondas, e encurtar o tempo de 71 mil anos que a gente levaria pra chegar lá com nossa velocidade de lesma.

Não precisa ser 100% da velocidade da luz, eu me contento com 95%  :hihi: ...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #10 Online: 17 de Outubro de 2012, 20:00:46 »
Mas dá pra melhorar a velocidade das sondas, e encurtar o tempo de 71 mil anos que a gente levaria pra chegar lá com nossa velocidade de lesma.

Não precisa ser 100% da velocidade da luz, eu me contento com 95%  :hihi: ...

Atualmente, conseguimos velocidades bem longe disso. 0,025% de c, somente...
E sistemas convencionais de propulsão nunca conseguirão muito progresso nesse sentido...

E há mais problemas:
A viagem interestelar apresenta uma série de dificuldades. Há todas as dificuldades da viagem interplanetária, a incluir vácuo quase total, radiação, micrometeoróides e imponderabilidade. Estas dificuldades parecem ser solúveis; enviaram-se missões robóticas a cada planeta do Sistema Solar, humanos à Lua, e fizeram-se planos de missões tripuladas a Marte durante anos. A viagem insterestelar é enormemente mais difícil pelas distâncias milhões de vezes maiores às estrelas vizinhas. Viagens intergalácticas teriam distâncias ainda outro milhão de vezes maiores do que as viagens interestelares.

O sistema planetário mais próximo conhecido do Sol é chamado Alpha Centaury, situado a 4,2 anos-luz de distância. A Voyager 1 é a nave espacial mais rápida já construída e pode alcançar uma velocidade de 77,3 km/s ou 0,025% da velocidade da luz (em relação à Terra). A tal velocidade, a viagem demoraria 50.245 anos. Tal tempo poderia ser reduzido para alguns poucos milênios com o uso de veleiro solar ou para poucos séculos com o uso de propulsão por pulsos nucleares (sistema Orion).

Não há, entretanto, nenhuma tecnologia capaz de levar espaçonaves às estrelas num intervalo de tempo razoável. As atuais teorias da Física afirmam que é impossível viajar mais rápido que a luz e afirma-se que, se isso fosse possível, seria também possível a construção de máquinas do tempo.

A Relatividade Geral, entretanto, oferece a possibilidade teórica de viajar mais rápido que a luz sem violar as leis da Física. Isso poderia ser feito, por exemplo, através de um buraco de minhoca. Apesar disso, a existência dos buracos de minhoca ainda não foi comprovada. Outros mecanismos para viajar mais rápido que a luz com base na relatividade exigem a existência e o uso de matéria exótica.

Tirei dados da Wikipedia.
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #12 Online: 17 de Outubro de 2012, 21:48:03 »
[...]

Levando em conta não ser possível ir mais rápido do que a luz, basta apenas mudar a abordagem, ao invés de pensar "como ir mais rápido do que a luz?" podemos apenas tentar chegar antes dela, sem ir mais rápido.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Outubro de 2012, 21:52:34 »
[...]

Levando em conta não ser possível ir mais rápido do que a luz, basta apenas mudar a abordagem, ao invés de pensar "como ir mais rápido do que a luz?" podemos apenas tentar chegar antes dela, sem ir mais rápido.

Como assim?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Outubro de 2012, 22:51:13 »
[...]

É aí que entram os "buracos de minhoca".
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 18 de Outubro de 2012, 00:18:12 »
Sim!
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!