Autor Tópico: Com 'qualidade muito baixa', Brasil é o 46º em ranking de proficiência em inglês  (Lida 1868 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Com 'qualidade muito baixa', Brasil é o 46º em ranking de proficiência em inglês

Brasileiros apresentam um dos piores desempenhos do mundo para se comunicar na língua inglesa. Suecos são os mais fluentes

Às vésperas de sediar os dois maiores eventos internacionais do planeta – a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016 – os brasileiros apresentam um dos piores desempenhos do mundo ao se comunicar em inglês, revela pesquisa. De acordo com o EF English Proficiency Index (EF EPI) de 2012, o país está na 46ª posição em um ranking que considera 54 países.

Cerca de 1,7 milhão de pessoas foram testadas, 130 mil das quais no Brasil. Os suecos são os mais fluentes em inglês, de acordo com a pesquisa. Dinamarca, Holanda, Finlândia, Noruega, Bélgica, Áustria, Hungria, Alemanha, Polônia e República Checa também dominam o topo do ranking, todos com "proficiência muito alta" ou "alta" em inglês.

Tanto no resultado geral quanto no relativo a quase toda as regiões pesquisadas, as mulheres apresentam inglês de melhor qualidade do que os homens – no índice geral, elas batem os homens por 53,9 pontos contra 52,14. O relatório explica a diferença e faz uma ponderação: "Isto está de acordo com os níveis crescentes de matrículas no ensino superior entre as mulheres, e a tendência em muitos países de estudantes do sexo feminino estarem em maior número nas ciências humanas.

Alguns países diferem deste padrão, com homens marcando mais pontos, o que é explicado por amplo hiato de gênero em regiões como Oriente Médio e Norte da África, com pontuação superior a cinco pontos para os homens."

Resultado ruim na América Latina
A América Latina tem um desempenho baixo, e o Brasil fica atrás de Argentina (o melhor colocado na região, único com "proficiência moderada" no continente, e em 20º lugar no ranking geral), Uruguai, Peru, Costa Rica, México, Chile, Venezuela, El Salvador e Equador.

O relatório do EF EPI ressalta que o chamado analfabetismo funcional – ou seja, a incapacidade de pessoas alfabetizadas entenderem o que está escrito – tem grande influência na posição do Brasil, e constitui-se em um limitador para o aprendizado de línguas, o que explicaria a "proficiência muito baixa".

O estudo Pisa, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), constatou em 2009 que na América Latina 48% dos jovens de 15 anos de idade não podem executar tarefas rudimentares em leitura, percentual que sobe para 62% entre os estudantes de baixa renda. "Claramente, se as competências de compreensão da língua escrita são escassas, o inglês vai cair no esquecimento", diz o relatório.

Vice-presidente sênior da Education First, entidade privada que realiza a pesquisa, Michael Lu afirma que o domínio do inglês está diretamente ligado a inovação e competitividade. "Menos inglês significa menores inovação, comércio e receita", avalia, em entrevista à BBC Brasil. "Educação pública tem um papel importante nisso. E, embora haja mudanças no Brasil, elas são recentes e não sabemos ainda qual será o impacto sobre o aprendizado de inglês", complementa.

A pesqusia mostra, por exemplo, que há grandes disparidades entre os BRICs, nações em desenvolvimento que competem para ser as futuras superpotências econômicas. O Brasil está classificado em 46º no EF EPI, muito atrás de China, que aparece em 36º, Rússia, em 29º, ou Índia - onde o Inglês é língua oficial - em 14º.

"Brasil e China vivem uma situação semelhante. As pessoas não dão muita atenção porque o mercado interno é forte e aparentemente basta a elas negociar internamente, na língua local", avalia Lu.

O relatório do EF EPI sugere que a qualidade do inglês falado interfere nas condições econômicas, e lembra que Itália, Grécia e Portugal – países que mais sofrem com a crise europeia – estão entre os piores no ranking na região.

Rio fala inglês menos pior
No Brasil, a cidade que apresenta a melhor pontuação em inglês é o Rio de Janeiro, seguido por São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Estas cidades têm "baixa proficiência" em inglês, enquanto o Brasil, como um todo, tem "muito baixa proficiência".

Em relação ao ranking de 2011 , o Brasil caiu 15 colocações, diferença explicada pela entrada de 10 países na pesquisa, todos com melhor qualidade em Inglês. De um ano para o outro, também houve mudança na metodologia e foi excluída a compreensão da língua falada, o que também afetou negativamente a posição do Brasil.

Michael Lu informou que a Education First mantém conversas com o Comitê Organizador da Rio 2016 para ajudar no ensino de Inglês no Brasil. A entidade já prestou serviços semelhantes em jogos anteriores, como na China e na Rússia.

http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-10-24/com-qualidade-muito-baixa-brasil-e-o-46-em-ranking-de-proficiencia-em-ingles.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Com 'qualidade muito baixa', Brasil é o 46º em ranking de proficiência em inglês
« Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2012, 16:57:15 »
Novidade nenhuma.
E olha só: O poder publico oferece esta disciplina de graça em suas escolas distribuido em 2 aulas por semana e por 8 anos seguidos. Era pra pelo menos, no minimo, no minimo, todo mundo sair no nivel inermediário ao menos. Por que será que ta tão ruim?

Jogo a bomba no processo seletivo para o corpo docente. Não avaliam em nada o preparo dos professores na língua em questão antes de dar o cargo.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re:Com 'qualidade muito baixa', Brasil é o 46º em ranking de proficiência em inglês
« Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2012, 17:30:25 »
Bom, na Suecia o ingles é a segunda lingua. E eu encontrei motorista de onibus lá que alem desses dois idiomas ainda falava um espanhol bem razoável!

Eu mesmo trabalho em uma empresa chinesa, o idioma aqui dentro é ingles e eu sou considerado "falante" de ingles, sendo que várias vezes me pegaram para ser interprete entre chineses e terceiros que não falam ingles... Mas devo admitir que meu dominio do idioma é ruim, me comunico apenas!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2012, 17:37:20 »
E mesmo os que sao considerados falantes por aqui tem bastante dificuldade com gírias e figuras de linguagens. Eu sofro pra achar pessoas capacitadas e com ótimo nível de inglês. Imprensa terceiro idioma então.... O que salva sao os filhos de imigrantes, que em poucos casos aprenderam o idioma dos pais quando criança.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2012, 17:42:41 »
Dizem que muitos estadunidenses também são fluentes em inglês.  :P
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2012, 17:44:24 »

Já me falaram que lá até as crianças falam inglês. ::)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2012, 17:46:10 »

Tenho minhas reservas quanto a isso :lol:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2012, 18:43:35 »

Não duvido nem um pouco que os suecos falem inglês melhor que os americanos.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2012, 21:08:50 »
O engraçado (ou trágico) é que em todos os meus anos de inglês na escola eu nunca tive um professor que soubesse falar inglês...
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2012, 10:15:56 »
Bem, a princípio não é tão anormal perder para países que falam línguas germânicas, pois obviamente eles têm uma maior facilidade, assim como nós temos com o espanhol.

No más, isso só ratifica o que a gente já vê em rankings de matemática e de leitura: a educação no Brasil é péssima.

Sem mencionar que as matérias de língua estrangeira são visivelmente deixadas em segundo plano com relação às matérias mais tradicionais (Português, Matemática, Geografia, História), isto é, a escola parece tratar como "se o aluno conseguir aprender alguma coisinha aqui tá beleza, mas não vamos reprovar nem complicar a vida de ninguém por causa disso".

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Outubro de 2012, 13:35:35 »
Bem, a princípio não é tão anormal perder para países que falam línguas germânicas, pois obviamente eles têm uma maior facilidade, assim como nós temos com o espanhol.

No más, isso só ratifica o que a gente já vê em rankings de matemática e de leitura: a educação no Brasil é péssima.

Sem mencionar que as matérias de língua estrangeira são visivelmente deixadas em segundo plano com relação às matérias mais tradicionais (Português, Matemática, Geografia, História), isto é, a escola parece tratar como "se o aluno conseguir aprender alguma coisinha aqui tá beleza, mas não vamos reprovar nem complicar a vida de ninguém por causa disso".

Perder para a Suécia vá lá, pois como disse o Pellicer, provavelmente são até mais fluentes que os norte-americanos. Mas perder para Peru e El Salvador e Equador é f*da

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #11 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:05:55 »
Eu fico imaginando na Copa. Meu pai trabalha no Aeroporto, e nenhum dos mais de duzentos taxistas sabem falar inglês.

Boa sorte, turistas. :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:11:18 »
Eu fico imaginando na Copa. Meu pai trabalha no Aeroporto, e nenhum dos mais de duzentos taxistas sabem falar inglês.

Boa sorte, turistas. :)

Vamos fazer o esquema chinês. Os hotéis na China te dão um cartão em chinês com o endereço e instruções de como chegar e você só precisa mostrar o papel pro taxista.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:25:38 »
O engraçado (ou trágico) é que em todos os meus anos de inglês na escola eu nunca tive um professor que soubesse falar inglês...

Conheço um professor de inglês que teve alguns problemas por tentar ensinar inglês em uma escola pública. Ele era bem dedicado, levava material de leitura, canções, vídeos e material de cursos de inglês onde ele também dava aula, mas... cobrava (a matéria, que fique bem claro). Quando houve uma grande quantidade de alunos reprovados nas turmas dele, a comunidade queria botar ele para fora na marra. :)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:36:01 »

Conheço um professor de inglês que teve alguns problemas por tentar ensinar inglês em uma escola pública. Ele era bem dedicado, levava material de leitura, canções, vídeos e material de cursos de inglês onde ele também dava aula, mas... cobrava (a matéria, que fique bem claro). Quando houve uma grande quantidade de alunos reprovados nas turmas dele, a comunidade queria botar ele para fora na marra. :)

Tem esse lado também. O inglês é visto como matéria secundária que não deve reprovar.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Outubro de 2012, 18:47:40 »
Na verdade, TODA matéria é vista como não devendo reprovar.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #16 Online: 26 de Outubro de 2012, 08:31:00 »
A escola púlbica forma indivíduos que mal sabem o português, não faz sentido querer um bom nível de inglês.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Luiz Carlos

• Nível 10
  • *
« Resposta #17 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:19:07 »

Acho que esse problema não é exclusivo dos professores de inglês, infelizmente.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #18 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:26:27 »
A escola púlbica forma indivíduos que mal sabem o português, não faz sentido querer um bom nível de inglês.

Hey...Eu estuldei a vida toda em iscola publica du Istado.

E tem çentido sim ezejir um bom niveu de ingleiz. Não é serto fenjirem que ençinão a jente.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:35:30 »
Claro que é importante melhorar a qualidade de ensino das escolas públicas, e urgente.  Mas tambem precisamos de uma cultura devalorização do estudo, e isso é mais complicado.
Eu vejo como um circulo vicioso que precisa ser quebrado, é preciso mais investimento em educação, mas para isso a pressão do povo é importante, só que o povo não tem um nível de educação suficiente para valorizar isso... E assim vai.

Minha esposa é doutora pelo ITA, está fazendo pos-doc lá agora e sempre estudou em escola pública.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #20 Online: 26 de Outubro de 2012, 09:51:45 »

E tem çentido sim ezejir um bom niveu de ingleiz. Não é serto fenjirem que ençinão a jente.

Eu também, estudei em uma ETEC, foi o que me salvou de entrar na boiada.
No meu dia-a-dia o que não faltam são indivíduos que saíram das escolas públicas e que não conseguem escrever um email ssEem'' esccreverr assimmM'''. Uma vez tive que avaliar o inglês "avançado" de alguns deles, formados naqueles cursos de "capacitação" do governo, não aprovei nenhum de um total de +-15.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 26 de Outubro de 2012, 11:24:15 »

:biglol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #22 Online: 26 de Outubro de 2012, 12:39:57 »
No curso de inglês que eu fiz na Nova Zelândia, eramos avaliados e encaminhados para o nível mais compatível. Depois de algumas semanas lá, entra na minha turma uma brasileira professora de inglês. Eu estava no "Intermediário III".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!