E depois uma coisa que pareceu especialmente desconcertante é que ao mesmo tempo, o PSDB fazia esse escandalo com o mensalão, que para mim, em 70%, foram parte de negociações legitimas, e que de qualquer modo não poderia passar disso, pois os caras de outros partidos não podem perdem seus votos nos seus nichos ecológicos políticos, que são os que julgam que não há muitos recursos, e que por isso, não da para a sua situação melhorar muito rápido, se não é comida para hoje e fome para amanhã, e que acreditam que são mais devedores do que credores da classe media alta e alta, e por isso, são a favor de medidas que não as desfavorecem, esse e mais a maioria dos eleitores de classe media alta e alta é o nicho ecológico do PMDB, pós-surgimento do PSDB, e do DEM e do PP, e os desses partidos, não podem perder votos do seu nicho ecológico político, então o mensalão é na melhor das hipóteses neutro, e na pior, uma coisa que pode ajudar um pouco na convivência democrática. Então me pareceu até anti-democrático o PSDB insistir tanto na critica e até criminalização penal disso, coisa que me parece até com a UDN golpista da década de 1950, ou com grupos do tipo, e se o PSDB também vai ficar um pouco ditatorial então não é tão vantagem em relação ao PT, com seus tikcs de aliança com Farcs, apoio ao castrismo e filo-islamismo e ainda há os lados ruins do PSDB que eu já existiam antes.