Autor Tópico: minissérie alemã de uns 10 ou no máximo 15 capítulos "Um pedaço do céu"  (Lida 3180 vezes)

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
           Essa minissérie é baseada num caso real, é a transcrição para minissérie de um livro de memórias sem inventar nada nem embromar, afinal com essa pequena quantidade de capítulos é quase um filme.
           Passou na TV cultura em 1991, é super boa, mas poucas pessoas assistiram, é pena, poucas pessoas assistem à ótima programação da TV cultura. Naquela época a TV cultura passava ótimas minisséries e filmes alemães, húngaros e de países eslavos e até passou dois filmes turcos.
           De todos esses programas o que eu mais gostei foi dessa minissérie "Um pedaço do céu".
           E a história real, de uma (na época) menina e moça judia polonesa  que escapou do holocausto a Janina Davidowits, depois mais tarde, quando aos 18 anos ela foi para a Austrália, ela mudou o sobrenome para simplesmente David. Ela nasceu em 1930, e que eu saiba, pelo que eu procurei na Internet, ela ainda está viva hoje, com 82 anos.
           Ela antes dos 9 anos vivia bem, com os pais, numa casa de um bairro de classe média alta afastado com um grande jardim, sendo filha única,ela e sua família tinham um ótimo nível de vida. Aí chegaram os alemães da invasão alemã e confiscaram a casa em que eles moravam e proibiram o seu paí de exercer o tipo de emprego bem-remunerado que ele tinha, e eles foram obrigados a ir para o gueto de Varsóvia, onde tiveram que viver os 3 juntos apertados numa quitinete mal-cheirosa e mal-conservada, num prédio feio e mal-conservado e ainda havia uma moça morando numa cama da cozinha do quitinete em que eles moravam e que acabou sendo uma especie de cozinheira e empregada doméstica mas no começo ela só estava ali porque não havia outro lugar para ela, e o seu pai só arranjava bicos miseráveis e eles tinham que comer pouco, embora não chegassem a comer tão pouco como alguns dos em pior situação no gueto.
           Era proibido dar educação para as crianças judias e haver escolas judias, mas havia uma escola clandestina no gueto, com só um professor por turma, mas ainda assim,e os país dela colocaram ela lá, e apesar de só ter um professor por turma, ela conseguiu estudar até a série certa dos 13 anos, quando ela saiu do gueto, da forma como eu já vou explicar.
           Uma amiga não-judia da família, conseguiu dar um jeito de acolher a Janina aos 13 anos, depois dela ficar 4 anos no Gueto, quando já fazia uns meses que tinham começado as deportações, e a qualquer momento, podia ser a vez dela e de sua família.
           Infelizmente essa amiga de seus pais não tinha como acolher aos pais da Janina, mas conseguiu acolher a própria Janina, e depois dela ficar um mês escondida na casa dessa amiga de seus pais que vivia lá com seu marido e filhos, eles arranjaram um nome e documentos falsos para ela, fizeram ela decorar as informações falsas sobre como teria sido a sua vida, cidade natal, etc...e a colocaram num colégio interno católico para ela ficar mais protegida, era um colégio bem autoritário, mas depois de duas semanas, ela se adaptou, só que ela teve que fazer os rituais católicos e saber coisas da catolicismo, depois que ela estava lá por 2 meses, os SS prenderam o senhor que a acolhera em casa, e o torturaram para saber onde estava a Janina. Muito louco isso, fazer isso para saber onde estava um menina-moça de 13 anos, que nunca tinha feito crimes (ou infrações penais) hediondas, que não participava de nenhuma resistência anti-educação, é tão estranho, que a mulher que a acolheu (a já citada amiga dos seus pais) ao mandar uma carta mandando essa noticia, perguntou na carta: O que você fez?
           Esse cara acabou falando que ela estava nesse colégio mas ele consegui não dar o nome falso dela, aí a esposa dele, providenciou para que ela fosse levada para outro colégio interno católico, justamente um que ficava bem perto do gueto de Varsóvia, justamente para não despertar suspeitas. Esse era menos autoritário e tinha uma madre-superiora super legal e um grupo de jovens que sempre treinava e fazia danças tipicas. Para essa, ela acabou contando a verdade, e aí essa madre-superiora se esforçou por convertê-la de verdade, no intimo, ao catolicismo e por um tempo a Janina, de verdade, no intimo, se converteu, ou pelo menos mandou o judaísmo ou o ceticismo para com o cristianismo para o subconsiciente.
          Depois que acabou a guerra, um tio dela também tinha sido escondido e sobrevivido e ele a tirou dessa escola, tolerou a conversão, aí ainda havia anti-semitismo na Polonia, e ainda perspectiva de ditadura comunista, e eles conseguiram na segunda metade de 1945, sair da Polônia, e foram para a França, onde ela teve que ficar como imigrante ilegal que só conseguiu um "estagio" num ateliê de costura que era uma exploração pois na prática ela trabalhava e ainda não ganhava nada, sendo sustentada por uns parentes distantes franceses, depois aos 18 anos em 1948 ao ser maior de idade, foi expulsa da França, e conseguiu um convite de uma outra amiga da mãe que tinha ido para a Austrália antes de tudo isso, antes da invasão alemã e depois ela conseguiu seu primeiro emprego legal e remunerado numa fábrica da Austrália, depois ela acabou tendo um mal relacionamento com essa senhora, e acabou indo morar sozinha em 1950. E no resumo narrado sobre o que aconteceu depois disso, no fim da minissérie, se contou que ela começou a estudar a noite, para terminar o ensino médio, terminou, depois fez a noite faculdade de psicologia, e depois conseguiu fazer a carreira de psicologia e deixar de trabalhar em fábricas.
          Quando ela ainda estava na França, ela se desconverteu do catolicismo, sobretudo quanto aquela madre-superiora mandou uma carta comentando de um modo de reclamação, que proibiram um peça feita pelo grupo juvenil dessa escola que mostrava a versão de que os judeus mataram o Cristo e ainda escreveu "eu tenho certeza de que você ia gostar dessa peça". Falta de simancol dessa madre-superiora, por mais que ela tenha sido legal antes.
           E também quando ela ainda estava na França, uma vez ela foi com um casal de namorados amigos de sua idade, ver um filme em que havia uma cena parecida com a que ela viveu ao se despedir dos pais sabendo que provavelmente eles iam morrer, mas também ser tem certeza disso e depois também sem achar o corpo....aí quando ela viu essa cena, ela teve um ataque começou a chorar, e mesmo quando ela voltou para o albergue da juventude em que ela morava, ela ficou chorando a noite inteira e mais metade do dia seguinte e não pôde ir para o "estagio" naquele dia, aí o seu tio foi visitá-la e eles conversaram sobre esse assunto.
           Alguém mais aqui do forum viu essa minissérie? É tão difícil encontrar pessoas que tenham visto esse tipo de programa da TV cultura para comentar....

« Última modificação: 29 de Outubro de 2012, 22:30:35 por LaraAS »

Offline Ovídio-SP

• Nível 00
  • *
Re:minissérie alemã de uns 10 ou no máximo 15 capítulos "Um pedaço do céu"
« Resposta #1 Online: 10 de Março de 2013, 00:24:54 »
Acabo de ingressar no FCC. Não sabia de sua existência. Sou ateu. Mas gosto de saber como pensam os que crêem em alguma divindade. Eu assisti essa série e faz pelo menos uns 15 anos que tento reencontrar para rever. Sua descrição foi fantástica e me lembrava de 60 por cento do que você narrou. eu tinha 15 anos quando assisti e era maravilhoso mesmo o perfil da TV Cultura. Lembro-me que a série seguinte foi "Circus Humberto" que contava a história deste circo alemão por 3 ou 4 séculos até sua falência e tinha uma bailarina que se chamava Ludmilla, nome desconhecido à época aqui e sugerido por mim à minha irmã que o colocou em minha sobrinha. Mas voltando ao Pedaço de Céu, cheguei há uns 4 anos atrás a escrever para a área de comercialização da TV Cultura mas, pasme, eles não acharam qualquer referência nos arquivos. Lembro-me até do locutor anunciando:"um pedaço de céu - Janina e sua família vão para o gueto ... hoje  às ... na Cultura". Mas confesso que começava a achar que só eu tinha visto, rsss. Se souber aonde conigo achá-la para comprar, copiar etc, avise-me! Abs
Graças a deus eu sou ateu!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 10 de Março de 2013, 01:22:39 »
Seja bem vindo Ovídio-SP.

Infelizmente a forista LaraAS não está mais no fórum.
Foto USGS

Offline Ovídio-SP

• Nível 00
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Março de 2013, 01:44:48 »
Pois é, percebi após 30 minutos lendo tópicos, kkk. obrigado!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Março de 2013, 03:33:31 »

Infelizmente?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Março de 2013, 04:11:21 »
Acabo de ingressar no FCC. Não sabia de sua existência. Sou ateu. Mas gosto de saber como pensam os que crêem em alguma divindade. Eu assisti essa série e faz pelo menos uns 15 anos que tento reencontrar para rever. Sua descrição foi fantástica e me lembrava de 60 por cento do que você narrou. eu tinha 15 anos quando assisti e era maravilhoso mesmo o perfil da TV Cultura. Lembro-me que a série seguinte foi "Circus Humberto" que contava a história deste circo alemão por 3 ou 4 séculos até sua falência e tinha uma bailarina que se chamava Ludmilla, nome desconhecido à época aqui e sugerido por mim à minha irmã que o colocou em minha sobrinha. Mas voltando ao Pedaço de Céu, cheguei há uns 4 anos atrás a escrever para a área de comercialização da TV Cultura mas, pasme, eles não acharam qualquer referência nos arquivos. Lembro-me até do locutor anunciando:"um pedaço de céu - Janina e sua família vão para o gueto ... hoje  às ... na Cultura". Mas confesso que começava a achar que só eu tinha visto, rsss. Se souber aonde conigo achá-la para comprar, copiar etc, avise-me! Abs

A série se chama "Ein Stück Himmel" e é a adaptação do livro "A Square of Sky: A Jewish Childhood in Wartime Poland (1964)" de Janina David.

http://www.fernsehserien.de/ein-stueck-himmel
http://www.amazon.de/Grosse-Geschichten-26-Stück-Himmel/dp/B002LYC1KU

« Última modificação: 10 de Março de 2013, 04:16:24 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Março de 2013, 06:59:25 »

Infelizmente?

:lol:
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Março de 2013, 09:22:49 »

Infelizmente?

Sim.
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Março de 2013, 10:19:27 »

Infelizmente?

Sim.

Apesar de meio abilolada, eu achava ela divertida. E tinha algumas boas idéias, apesar da dificuldade de exprimi-las. O que matava mesmo ela era a obsessão por comunistas  :lol:.
"Deus prefere os ateus"

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #10 Online: 10 de Março de 2013, 10:54:26 »
O nome da série é "Ein Stück Himmel"
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Ovídio-SP

• Nível 00
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Março de 2013, 23:53:14 »
Agradeço a todos pelas respostas. Tentarei adquirir. como disse é uma série que jamais saiu de minha cabeça. Abs!

Offline 3libras

• Nível 25
  • *
    • http://sidis.multiply.com
« Resposta #12 Online: 01 de Abril de 2013, 02:03:37 »
e eu que so lembro de anos incriveis!!! e acho que é uma série que mudou o meu modo de ver a vida.
If you don't live for something you'll die for nothing.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!