Meu padrão de divisão de classes:
Classe média alta, para o caso de família com 4 pessoas, dois adultos e dois menores de 24 anos que não trabalhem: de 8000 mil reais líquidos por mês juntando tudo, 2000 reais líquidos per capita em média 4000 reais líquidos para salário de cada membro do casal, até para um caso de família com as mesmas pessoas,até 48 mil reais líquidos juntando tudo, 12 mil reais líquidos per capita, média de salário de 24 mil reais líquidos como salário ou rendimento de uso pessoal para cada membro do casal.
Ricos, mesmo tamanho de família nas mesmas condições, de 49 mil reais líquidos por mês tudo junto de salário ou de rendimento de negocio com destino para uso pessoal, 12 mil reais líquidos per capita, 24 mil reais líquidos em media de salário ou dinheiro de negocio com destino para uso pessoal por membro do casal, até 100 mil reais líquidos tudo junto de dinheiro de negocio com destino para uso pessoal, 25 mil reais líquidos per capita, e em media 50 mil de dinheiro líquidos de rendimentos de negocio sendo usado para uso pessoal para cada membro do casal. (Acho que ninguém consegue gastar mais do que isso por mês para uso pessoal, exceto talvez, um ou outro excêntrico).
Outra opção de definição de ricos, seriam os que tem de 2 milhões de reais ou mais de reais para mais de dinheiro em patrimônio para negócios, sem contar nisso imóveis de uso pessoal, contando, sendo os com mais de 4 milhões de reais ou mais de patrimônio total.
Classe média média, de entre 7900 reais líquidos mensais para uma família como a acima citada tudo junto até 4000 reais líquidos para uma família como a acima citada, de 1850 líquidos per capita, cerca de 3900 líquidos de salário para cada membro do casal até 1000 reais líquidos per capita, 2000 reais em média líquidos sendo o salário ou rendimentos de uso pessoal de cada membro do casal. (num caso desses, o salário bruto é de cerca de 2300 reais, há pouca diferença entre o líquido e o bruto nesse nível de salário).
Classe média baixa em um caso de família assim com essas condições: de 3900 reais líquidos tudo junto por mês, 950 reais per capita, em média 1950 de salário líquido para cada membro do casal até 3000 reais líquidos por mês, 850 reais per capita, cerca de 1500 reais em media de salário ou rendimento líquido mensal por mês para cada membro do casal (dá cerca de 1700 reais brutos).
Pobres, de entre 2900 reais por mês para um caso de família assim com essas condições, cerca de 800 reais per capita, cerca de 1400 de salário para cada membro do casal, até 1300 reais por mês tudo junto (contando só o salário do casal), 420 per capita, em média (constando só o salário do casal), com cada membro do casal ganhando em média um salário mínimo. Nesse nível não há imposto de renda, e há só 100 reais de desconto para cada trabalhador para a previdência social, então contando isso, o nível máximo seria o em que cada membro do casal ganhe em média 1500 reais brutos de salário mensal.
Indigentes: a partir de menos de 1290 reais tudo junto (contando só o salário do casal), a partir de cerca de 400 per capita (contando só o salário do casal), a partir de menos de um salário mínimo por mês como salário para cada membro do casal. Essa situação só pode acontecer, ou em casos de desemprego prolongado, em que essa renda sejam resíduos de economias, ou em casos de ilegalidades da parte de patrões, ao pagar menos de um salário mínimo, ou que só um dos membros do casal trabalhe.