Autor Tópico: Superhumanos?  (Lida 1344 vezes)

Offline MuaddibBR

• Nível 04
  • *
Superhumanos?
« Online: 13 de Novembro de 2012, 14:36:01 »
Estive conversando com um amigo sobre aquele programa "Super Humanos de Stan Lee". Esse meu amigo, apesar de não ser fundamentalista religioso (nem de perto), tem um tipo de "ressentimento" com a Ciência de modo geral, e acha que '... a Ciência não sabe tudo e tem muita coisa que desconhecemos. Quem defende a Ciência precisa ter uma cabeça mais aberta...'

Pois bem. A respeito de um episódio específico desse programa, é mostrado um nadador (http://en.wikipedia.org/wiki/Ram_Barkai), que  tem aparentemente uma tolerância muito maior ao frio (especificamente ao nadar em águas com temperaturas bem baixas). Meu amigo comentou o conteúdo do programa e disse : "A Ciência não explica como é possível o fulano não ter tido hipotermia". Depois de ter apontado o erro na frase dele, aonde o mais honesto teria sido dizer : "Segundo o programa , não há explicações científicas...", ou algo semelhante, fui pesquisar sobre o caso e tentar entender um pouco sobre possíveis explicações.

De cara já entendi que o que ocorre não é que ele NÃO tenha tido hipotermia, mas que o grau de hipotermia a que ele fica sujeito não chega a ser severo, por vários motivos : distância percorrida de no máximo 1 milha, o fato dele estar em constante movimento gerando calor, alimentação correta, preparação física e mental, etc). Para mim, tal análise seria suficiente para explicar "dentro da Ciência" o ocorrido, mas como eu gosto de passar informações mais completas, eu pergunto aos colegas : alguém tem ideia razoável de uma relação de tempo X temperatura em que uma pessoa em movimento pode passar pelos estágios de hipotermia (Leve, Moderado e Severo) ?

Observação : Fiz natação por 13 anos, e para nadar 1 km em piscina, eu levava aproximadamente 12 minutos. Se levarmos em consideração, sendo conservador, o dobro do tempo para um nadador que deve ser mais rápido do que eu era, teríamos algo em torno de 24 minutos.

Observação 2 : Não encontrei o tempo real utilizado nas provas, o que me deixou meio  :hein:

“Na profundidade do inconsciente humano existe uma necessidade penetrante de um universo lógico, que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo a frente da lógica.”

- de Citações do Muad’Dib, escrito pela Princesa Irulan

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re:Superhumanos?
« Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:09:38 »
Eu já assisti apenas uns dois ou três episódios do programa e perdi o interesse, acho que tudo que é apresentado lá depende apenas de algum treino que comece desde a juventude.

Eu não tenho preparo físico para uma corrida a pé porque não faço isso há décadas, para mim é impossível passar 90 minutos correndo como jogadores de futebol fazem rotineiramente, entende o que quero dizer?

O que para alguns parece ser impossível para outros é fácil porque faz parte do dia a dia deles, nada além disso.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:25:31 »
Eu tambem assisti um ou dois programas e de "super" não existe nada embora, reconheço, alguns possuam ótimas (e específicas) capacidades/habilidades.
Foto USGS

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2012, 20:42:24 »
Eu tambem assisti um ou dois programas e de "super" não existe nada embora, reconheço, alguns possuam ótimas (e específicas) capacidades/habilidades.

Vi em um programa qualquer, havia um cara correndo alguns quilômetros sem camisa e descalço na neve, sob temperatura muito abaixo de zero grau.

A certo ponto foi examinado pela médica que acompanhava tudo, as solas dos pés estavam congelando e já sem cor, então ela disse que se ele continuasse poderia ter uma gangrena.

Alguns têm apenas mais resistência a frio ou dor, nada demais.

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2012, 21:02:27 »
O que para alguns parece ser impossível para outros é fácil porque faz parte do dia a dia deles, nada além disso.

Também vi um ou dois e tive a mesma impressão.

Offline MuaddibBR

• Nível 04
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2012, 22:47:39 »
Eu não tenho preparo físico para uma corrida a pé porque não faço isso há décadas, para mim é impossível passar 90 minutos correndo como jogadores de futebol fazem rotineiramente, entende o que quero dizer?

Entendo sim, e penso da mesma maneira. Mas nesse caso específico, existe uma variável externa muito importante que é o limiar que o corpo humano aguenta, independente de força mental e treinamento. Sei que é uma informação muito específica e difícil de encontrar simplesmente apelando ao pai Google, mas fiquei curioso em saber se esse homem realmente está no limite desse espectro humano a tal ponto de o julgarem um super-humano. Afinal, nadar em águas tão geladas é, no mínimo, incomum. E dói só de pensar  :chorao:
“Na profundidade do inconsciente humano existe uma necessidade penetrante de um universo lógico, que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo a frente da lógica.”

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2012, 19:22:03 »
Olá, pessoal! Saudades do fórum.  :)

Eu assisti mais que dois episódios e alguns me chamaram a atenção, por exemplo de um homem que conseguia controlar a dor. Ele sente dor como qualquer pessoa comum, mas consegue suprimi-la quando deseja. Taí uma habilidade desejável.

Em outro, um homem suportava uma corrente elétrica que mataria qualquer pessoa comum, eu suponho. Usaram-no como "extensão" para ligar uma chapa elétrica. Ele descobriu por acaso sua habilidade, quando tomou um choque numa rede de alta-voltagem, segundo o próprio.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2012, 21:02:05 »

Em outro, um homem suportava uma corrente elétrica que mataria qualquer pessoa comum, eu suponho. Usaram-no como "extensão" para ligar uma chapa elétrica. Ele descobriu por acaso sua habilidade, quando tomou um choque numa rede de alta-voltagem, segundo o próprio.

Diz o Giga, antes da pane geral no banco de dados do FCC ontem, que tem um tópico especifico sobre isto aqui. Nem eu e nem a Laura encontramos ainda...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2012, 21:14:36 »
Diz o Giga, antes da pane geral no banco de dados do FCC ontem, que tem um tópico especifico sobre isto aqui. Nem eu e nem a Laura encontramos ainda...

Achei o Magneto Boy Brasileiro, que fala desse indiano. Mas pode ter mais tópicos.

O vídeo é esse aqui:
<a href="http://www.youtube.com/v/LGowDaTq0tk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/LGowDaTq0tk</a>
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2012, 21:17:43 »
E mais.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2012, 22:39:21 »
Valeu Canopus.

Se bem que a credibilidade deste programa foi desmontada quando o MuaddibBR mostro as teorias do video do cara cego que o Giga postou. Pena que a pane tenha levado estes postos. E pena que eu não lembre o nome do video, e nem do blog que o Mu (pros intimos) postou... :(
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Novembro de 2012, 06:31:13 »
Pena que a pane tenha levado estes postos. E pena que eu não lembre o nome do video, e nem do blog que o Mu (pros intimos) postou... :(

Não seja por isso. O blog era esse aqui.

Uma informação adicional sobre a pane que sofreu o fórum:
Por um triiz, mas por um triz mesmo eu fiquei sem uma boa parte das mensagens perdidas no dia 15.
Explico:
Tenho o hábito de salvar todas as páginas na qual eu faço comentário. Mantenho esse procedimento mais ou menos uma vez por semana. Fiz a cópia dessas páginas na quarta-feira e o problema com o fórum se deu na quinta. A restauração do backup por SnowRaptor foi na sexta de madrugada. Por causa de um dia apenas. Caso eu tivesse essa cópia, nela haveria o comentário de todo mundo, com links e tudo, e eu a disponibilizaria a todos para que refizessem seus comentários nos devidos tópicos. Até procurei no cache do navegador, mas não estavam mais lá... Foi uma pena. Foi uma pena maior ainda para mim que fui apanhado por apenas um dia...   :x :grito:

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2012, 06:36:08 »
Resumo final da história:

Basicamente na venda usada há uma pequena abertura entre o nariz e os olhos que permite ao “cego” ver. Quando se fornece uma venda realmente eficaz, os “cegos” não conseguem ler nada.

Então esse é o fim do caso. É triste ver que o History Channel resolveu promover fraudes, e use o nome de Stan Lee nisso.

Offline MuaddibBR

• Nível 04
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2012, 08:53:33 »
Bom, o Canopus já passou novamente o link.

Quanto ao vídeo desse Alexander Levit, reparei que o neuropsicólogo que participa, em teoria para testá-lo, é o mesmo que participa do programa com o "Kinect Man" que já foi identificado como ilusionista. Claro que isso, por si só , não desmerece a pessoa, mas segundo o blog do Vitor Moura, o cara é meio controverso em sua área de atuação.

Valeu Canopus.

Se bem que a credibilidade deste programa foi desmontada quando o MuaddibBR mostro as teorias do video do cara cego que o Giga postou. Pena que a pane tenha levado estes postos. E pena que eu não lembre o nome do video, e nem do blog que o Mu (pros intimos) postou... :(

Ei! Que liberdades são essas?? Eu sou o Senhor de Arrakis!! Não o Senhor de araque!! (tu-dum-tssss)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2012, 13:42:46 »
Valeu Canopus.

Nem eu...
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 18 de Novembro de 2012, 17:45:24 »
Resumo final da história:

Basicamente na venda usada há uma pequena abertura entre o nariz e os olhos que permite ao “cego” ver. Quando se fornece uma venda realmente eficaz, os “cegos” não conseguem ler nada.

Então esse é o fim do caso. É triste ver que o History Channel resolveu promover fraudes, e use o nome de Stan Lee nisso.

Eu gostava do History Channel e do  National Geografic, eram os que apresentavam as melhores programações.

Quase não vejo mais nenhum dos dois e quando vejo é um programa ou outro que me chama a atenção por algum motivo, de uns tempos para cá só falam de "Apocalipse Maia", seitas do fim do mundo, marcianos, monumentos "construidos por marcianos", códigos secretos "deixados por marcianos" e gente com doenças que causam deformações horríveis.

O Geografic parece que virou um circo de aberrações onde só mostram doenças a todo momento.

Sei que esse tipo de coisa existe, mas não é o tipo de coisa que quero ver nos meus poucos momentos de descanso em casa.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2012, 16:23:36 »
Eu "por acaso" assisti aos dois episódios comentados...(na verdade só uma parte deles...poi não eram suficientemente interessantes...hehehe)

No caso do camarada que supostamente suportava uma grande corrente elétrica ocorre o seguinte: O sujeito possui baixa umidificação da pele (a pele é ressecada mesmo!) sendo assim, a pele dele funciona como um isolante, então ele não suporta nada de corrente elétrica alta. Apenas possui uma variação que faz com que a corrente eletrica tenha dificuldade em circular através da pele dele, circulando com menor corrente e consequentemente com menos desconforto para o sujeito.
Medido com um multímetro, quando ele segura os dois pinos da tomada, a corrente que circula pelo corpo dele é baixíssima, numa ordem que qualquer um de nós suportaria e só é possível porque a pele dele é muito pouco condutora. No mais, todas as outras coisas que ele fez não é nada além do que qualquer um faria se tivesse usando luvas dessas de lavar louça.
Ele não se coloca no meio da corrente que ativa o aquecedor elétrico como sugere o programa...apenas usa as mão para juntar cada fio da tomada a uma das pontas da resistência elétrica....como a pele dele funciona como um isolantes....dá para entender que é como se você de luvas segurasse os fios da tomada ligados a cada extremidade da resistência ao invés de utilizar os terminai adequados.

Já o camarada que nadou na água gelada, também é menos incrível do que parece. Atravessou uma distância razoável nadando na água que estava a aproximadamente 15 graus(se não me engano). Sinceramente, não chega a ser sobre-humano, ele apenas treinou - e muito - para realizar o feito, perdeu cerca de 6 kilos durante a travessia que durou horas.
Um belo feito de fôlego...mas algo que não chega a ser sobre-humano.

Ví também uns caras quebrando blocos de cimento...mais uma vez, são feitos de caras especializados e não sobre-humanos.

** Realmente é complicadíssimo encontrar algo para assistir...o conteúdo científico na TV é baixíssimo. Recomendo a vocês uma assinatura do NETFLIX, assim poderão assistir aos bons documentários que estão disponíveis aos assinantes.
:)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!