Estive conversando com um amigo sobre aquele programa "Super Humanos de Stan Lee". Esse meu amigo, apesar de não ser fundamentalista religioso (nem de perto), tem um tipo de "ressentimento" com a Ciência de modo geral, e acha que '... a Ciência não sabe tudo e tem muita coisa que desconhecemos. Quem defende a Ciência precisa ter uma cabeça mais aberta...'
Pois bem. A respeito de um episódio específico desse programa, é mostrado um nadador (
http://en.wikipedia.org/wiki/Ram_Barkai), que tem aparentemente uma tolerância muito maior ao frio (especificamente ao nadar em águas com temperaturas bem baixas). Meu amigo comentou o conteúdo do programa e disse : "A Ciência não explica como é possível o fulano não ter tido hipotermia". Depois de ter apontado o erro na frase dele, aonde o mais honesto teria sido dizer : "
Segundo o programa , não há explicações científicas...", ou algo semelhante, fui pesquisar sobre o caso e tentar entender um pouco sobre possíveis explicações.
De cara já entendi que o que ocorre não é que ele NÃO tenha tido hipotermia, mas que o grau de hipotermia a que ele fica sujeito não chega a ser severo, por vários motivos : distância percorrida de no máximo 1 milha, o fato dele estar em constante movimento gerando calor, alimentação correta, preparação física e mental, etc). Para mim, tal análise seria suficiente para explicar "dentro da Ciência" o ocorrido, mas como eu gosto de passar informações mais completas, eu pergunto aos colegas : alguém tem ideia razoável de uma relação de tempo X temperatura em que uma pessoa em movimento pode passar pelos estágios de hipotermia (Leve, Moderado e Severo) ?
Observação : Fiz natação por 13 anos, e para nadar 1 km em piscina, eu levava aproximadamente 12 minutos. Se levarmos em consideração, sendo conservador, o dobro do tempo para um nadador que deve ser mais rápido do que eu era, teríamos algo em torno de 24 minutos.
Observação 2 : Não encontrei o tempo real utilizado nas provas, o que me deixou meio