Autor Tópico: Um passeio por dentro da Estação Espacial Internacional  (Lida 2921 vezes)

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
Um passeio por dentro da Estação Espacial Internacional
« Online: 22 de Novembro de 2012, 06:15:14 »
Vamos conhecer um pouco da Estação Espacial Internacional?

<a href="http://www.youtube.com/v/doN4t5NKW-k" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/doN4t5NKW-k</a>
A capacidade de transgredir é o que nos torna sujeitos da transformação.

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
Re:Um passeio por dentro da Estação Espacial Internacional
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2012, 19:59:12 »
Nenhum computador paranóico estilo HAL 9000 a bordo? :hmph: Sopa no mel então...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2012, 21:19:20 »
Nenhum computador paranóico estilo HAL 9000 a bordo? :hmph: Sopa no mel então...

Sopa no mel!? Isso porque você não sabe como se faz o número dois por lá. :)
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2012, 10:08:58 »
Com muita sucção...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2012, 14:36:23 »
Com muita sucção...

e boa pontaria também. :)
Bizarro!
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Digão

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2012, 14:42:20 »
Bem que a astronauta falou que as coisas podiam ficar bem "nasty" dentro daquele banheiro...

Offline Javier P

• Nível 11
  • *
« Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2012, 15:34:37 »
Tempo atras o cientista Don Pettit publicou uns vídeos sobre experiencias sem gravidade na ISS. Eram brincadeiras dele, mas merece a pena conferir. Neste link aparecem todos:

http://www.physicscentral.com/explore/sots/episode7.cfm

Este é um exemplo:

<a href="http://www.youtube.com/v/B1u3SYmWbqo?" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/B1u3SYmWbqo?</a>

Vejam até o final.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:08:09 »
Perguntinha interessante (mesmo) para o povo (físicos não valem :P):

Por que a astronauta está flutuando no interior da estação espacial?
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:35:53 »
Heh, no ensino médio me deparei com um livro-texto de Física (!) que afirmava que é porque estavam longe da Terra e a gravidade era mais fraca...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2012, 19:47:08 »
É o exato teor da minha pergunta. Sempre me divirto bastante ouvindo esta resposta mesmo de graduandos em física.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2012, 19:50:09 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:20:11 »
Eu acho que é porque tanto o astronauta quanto a estação, estão sendo atraídos pelo Terra com a mesma velocidade, ou algo assim. É como se eles estivessem sempre caindo em direção à Terra, portanto, uma queda "infinita", onde ambos tem a mesma velocidade, o que causa esse efeito de flutuação.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2012, 21:49:24 »
Perguntinha interessante (mesmo) para o povo (físicos não valem :P):

Por que a astronauta está flutuando no interior da estação espacial?

Essa perguntinha ia me pegar se eu não fosse buscar mais informação.

Eu também confesso que julgava ser a ausência de gravidade, já que tinha a noção errada de que a EEI estava no espaço e não em órbita. Mas pelo que li, está sim em órbita baixa (+- 360 km), que dá mais ou menos 16 voltas na Terra por dia e que pode até ser vista a olho nu!

E o efeito gravidade zero se dá pela ação da força centrípeta decorrente da curva que faz em sua órbita, o que lhe confere uma permanente queda em relação à Terra, tal como falou Gaúcho, logo acima.

Não ficou claro, mas essa força centrípeta certamente se dá como um efeito de sua velocidade de 27 mil km/h.

Essa entraria naquele tópico que existe por aqui sobre "O que eu aprendi hoje".

Obrigado, Feynman, por colocar questões que nos incita à pesquisa.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 23 de Novembro de 2012, 22:15:28 »
Como exercício de sala, quando se estuda a Lei da Gravitação Newtoniana, costumo pedir que os alunos calculem a diferença entre o peso de algo na superfície do planeta, e na altura da estação espacial. E deixo a natureza seguir seu curso (ou seja, suas reações e comentários chegarem ao insight desejado, costumeiramente não antes de alguns "isso não pode estar certo").   :-)

(Aos interessados, isto pode ser facilmente feito sem mesmo saber as massas, do planeta e do objeto, desde que se saiba o raio da Terra e a altura onde fica a estação espacial. Daí a Lei da Gravitação, aplicada a ambos os casos e comparados entre si, leva a uma razão dos quadrados das distâncias - raio da Terra e distância da estação ao centro da Terra).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 23 de Novembro de 2012, 22:30:38 »
Tente a pergunta do que aconteceria se alguém cavasse um túnel que chegasse lá no Japão e pulasse dentro. Com que velocidade a pessoa chegaria na superfície?

Imaginar uma queda livre até o núcleo e depois uma desaceleração isso sim é uma coisa muito doida (que só perde pra luz que desvia de galáxias).

Essa de cálculo depois da UFPR  :cadeira: ...  (Mas o peso é zero  (na estação espacial) ? )
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2012, 00:31:31 »
Na verdade a luz é desviada (por deflexão) por qualquer coisa... mas só quantitativamente relevante por corpos muito massivos, como planetas (já foram feitas medidas da deflexão da luz por Júpiter) e, claro, estrelas.

(Mas o peso é zero  (na estação espacial) ? )

Não, não é zero. E é apenas um pouco menor que na Terra!   8-)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #15 Online: 24 de Novembro de 2012, 00:56:00 »
O peso é um pouco menor porque sofre um pouco menos de ação da gravidade, por estar mais um pouco mais distante?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Canopus

• Nível 21
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Novembro de 2012, 06:15:20 »
(Mas o peso é zero  (na estação espacial) ? )

Não, não é zero. E é apenas um pouco menor que na Terra!   8-)

"A gravidade aproximada do local, levando-se em conta um raio de 6.378,1 km terrestre, é de 8,3 m/s² a 8,4 m/s², pela igualdade da Lei da Gravitação Universal (LGU) e o peso, o que é considerável."

Wikipedia

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Novembro de 2012, 17:36:59 »
O peso é um pouco menor porque sofre um pouco menos de ação da gravidade, por estar mais um pouco mais distante?

Yep.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 24 de Novembro de 2012, 19:36:51 »
E por que parece que eles flutuam lá dentro?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #19 Online: 24 de Novembro de 2012, 20:20:16 »
Basicamente pelos motivos comentados pelo Gaúcho. Se você está em um elevador e o mesmo inicia uma queda livre, você passa a ter o mesmo estado de movimento que ele. Logo, em relação ao elevador em queda, você fica em repouso e com a aparente ausência de gravidade. Exatamente o que acontece nos treinamentos de gravidade zero, onde um avião mergulha com aceleração igual a da gravidade:

<a href="http://www.youtube.com/v/N6ZJnIJRUCI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/N6ZJnIJRUCI</a>

Com a estação espacial ocorre o mesmo, uma vez que um movimento orbital é uma constante queda em direção ao centro atrator. Os desenhos do próprio Newton ilustram isso:

Ou seja, contrariando um grande senso comum, os astronautas na estação espacial não flutuam por estarem no espaço, muito longe da Terra. E sim pelos mesmos motivos de quem experimentou uma (provavelmente fatal) queda de um elevador. E, em ambos os casos, com a gravidade bastante presente (e causadora da "ausência de gravidade"!).

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #20 Online: 25 de Novembro de 2012, 01:36:09 »
Se estão em constante queda, porque ainda estão lá em cima?  :?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 25 de Novembro de 2012, 13:25:29 »
Ressignifique o conceito, a partir do desenho de Newton, para lançamentos cada vez mais distantes a partir de uma montanha. (velocidade de lançamento cada vez maior)

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2012, 20:00:08 »
Spot the station! - Localize a Estação Espacial Internacional

(CASP) Serviço lançado pela Nasa para quem deseja visualizar a ISS.

Basta se cadastrar no site abaixo, indicando sua localização, que a NASA enviará email sempre que for possível visualizar a ISS de sua localidade.

No site tem explicações de como interpretar os dados enviados por email, que será enviado algumas horas antes do evento.

http://spotthestation.nasa.gov/index.cfm

Fonte: http://gaea-astronomia.blogspot.com.br/2012/11/spot-station-localize-estacao-espacial.html

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2012, 13:29:32 »
Step 5 Alerts Active
Congratulations! You will now receive Space Station alerts.
Thanks for completing sign up. Your alerts will now be active for 1 year (12 months) from registration date.

:ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Novembro de 2012, 14:02:58 »
Ressignifique o conceito, a partir do desenho de Newton, para lançamentos cada vez mais distantes a partir de uma montanha. (velocidade de lançamento cada vez maior)

Até a velocidade de aproximadamente 28.000km/h, quando então o objeto "cairá" continuamente sem mais tocar a superfície da Terra (em tese é claro, pois existe o atrito).
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!