Autor Tópico: Astrônomos detectam reserva de petróleo 'cósmica' em nebulosa  (Lida 1932 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Astrônomos detectam reserva de petróleo 'cósmica' em nebulosa
« Online: 29 de Novembro de 2012, 18:38:46 »
Astrônomos detectam reserva de petróleo 'cósmica' em nebulosa

Astrônomos do Instituto Max Planck, da Alemanha, detectaram uma reserva de petróleo a cerca de 1.400 anos-luz de distância da Terra. Usando o radiotelescópio de 30 metros do Instituto de Radioastronomia Milimétrica, na Espanha, a equipe fez um estudo químico completo da Nebulosa Cabeça do Cavalo, que fica na constelação de Órion.

Um dos objetos mais fotografados do Cosmos por ser visível nos céus noturnos, a nebulosa também passa a ser reconhecida como uma grande refinaria cósmica. Isso porque o grupo identificou, pela primeira vez, moléculas interestelares de C3H+, que integra a família dos hidrocarbonetos, no centro da nebulosa. Os hidrocarbonetos são partículas fundamentais na composição do petróleo e do gás natural.

"A nebulosa contém 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade total de água na Terra", relata o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Uma das explicações para os níveis “inesperadamente elevados” de hidrocarbonetos na nebulosa é a proximidade do objeto com uma estrela maciça, que brilha intensamente na região.

É que, de acordo com a pesquisa, o “petróleo espacial” surge da fragmentação de moléculas gigantes, os chamados PAHs (hidrocarbonos policíclicos aromáticos). Essas grandes partículas sofrem erosão com a radiação ultra-violeta e se desintegram, criando uma grande quantidade de pequenos hidrocarbonetos.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/11/29/astronomos-detectam-refinaria-de-petroleo-cosmica-em-nebulosa.htm#comentarios
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
Re:Astrônomos detectam reserva de petróleo 'cósmica' em nebulosa
« Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:45:33 »
Só uma dúvida: Estes petróleos espaciais poderiam ser utilizados do mesmo jeito que os terrestres?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:51:29 »
O Geo poderia nos esclarecer, mas acho que isso não é petróleo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:00:29 »
É só hidrocarbonetos. E não tem como extrair nada de uma nebulosa que está há 1400 anos-luz. Se pra ir até 4 anos-luz a gente levaria 80 mil anos, imagine 1400 anos-luz. A gente só pode observar de longe.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:39:02 »
É só hidrocarbonetos. E não tem como extrair nada de uma nebulosa que está há 1400 anos-luz. Se pra ir até 4 anos-luz a gente levaria 80 mil anos, imagine 1400 anos-luz. A gente só pode observar de longe.

Entendi  :)
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2012, 22:31:16 »
Só uma dúvida: Estes petróleos espaciais poderiam ser utilizados do mesmo jeito que os terrestres?

Além de estar longe, tem outro problema:

"A nebulosa contém 200 vezes mais hidrocarbonetos do que a quantidade total de água na Terra", relata o estudo publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Parece muito, mas essa nebulosa tem 16 anos luz de extensão. Ou seja, você tem essa quantidade de hidrocarbonetos extremamente diluída por toda a nebulosa.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:32:27 »

Parece muito, mas essa nebulosa tem 16 anos luz de extensão. Ou seja, você tem essa quantidade de hidrocarbonetos extremamente diluída por toda a nebulosa.

FFAA dos EUA retrocedem.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2012, 01:11:39 »

Mas o sistema de transporte "warp" não consiste exatamente em "espremer" o espaço diante da nave? Então podiam usar não como locomoção, mas ferramenta de astroextrativismo. Condensam a nebulosa com um warp então coletam (raio trator). Depois transportam, seja com mais warp, ou com um wormhole, o que for mais conveniente. Acho que o wormhole, poupa viagens.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2012, 06:20:59 »
Para que hidrocarbonetos se teremos antimatéria? :)

Offline MuaddibBR

• Nível 04
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:03:37 »
O que me deixa realmente de queixo caído é a capacidade de se tirar essas conclusões a uma distância tão grande. É como olhar para o horizonte e saber que tem um cara com a unha encravada na cidade vizinha, mas ele está de meia, sapato , e escondido no porão!

A frase "procurar a agulha num palheiro" perdeu o sentido.  :)

“Na profundidade do inconsciente humano existe uma necessidade penetrante de um universo lógico, que faça sentido. Mas o universo real está sempre um passo a frente da lógica.”

- de Citações do Muad’Dib, escrito pela Princesa Irulan

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2012, 09:44:01 »

FFAA dos EUA retrocedem.

Mas diante de fotos que mostram o que claramente é uma fábrica de armas de destruição em massa, eles avançam novamente...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2012, 13:38:08 »
O que me deixa realmente de queixo caído é a capacidade de se tirar essas conclusões a uma distância tão grande. É como olhar para o horizonte e saber que tem um cara com a unha encravada na cidade vizinha, mas ele está de meia, sapato , e escondido no porão!

A frase "procurar a agulha num palheiro" perdeu o sentido.  :)

Viva a espectrografia.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2012, 18:57:11 »
É verdade, um ano luz tem muito mais que 200 vezes a quantidade de água do planeta Terra.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2012, 22:27:18 »
É verdade, um ano luz tem muito mais que 200 vezes a quantidade de água do planeta Terra.

:hein:
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2012, 22:59:39 »
Tem uma imagem que mostra qual seria a quantidade de água do planeta Terra:

Se você multiplicar essa bolinha por 200, seria pouco hidrocarboneto se você comparar com os 16 anos-luz da nebulosa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 02 de Dezembro de 2012, 11:23:04 »
Tem uma imagem que mostra qual seria a quantidade de água do planeta Terra:

Se você multiplicar essa bolinha por 200, seria pouco hidrocarboneto se você comparar com os 16 anos-luz da nebulosa.

Eu sei o volume de água terrestre e a sua comparação com o volume do planeta.

O que eu estranhei foi comparar um dado volume com uma certa quantidade de medida linear (anos-luz).
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 03 de Dezembro de 2012, 19:10:13 »
16 anos-luz3 :lol:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #17 Online: 03 de Dezembro de 2012, 20:21:48 »
:sorry:

Será que nebulosas são densas como parecem nas fotos ou se a gente pudesse chegar perto elas seriam como se fosse uma fumaça?  :?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:19:34 »
Interessante a questão. Acho que deve ser meio como neblina mesmo.

Versão digital que não necessariamente tem nada a ver com a realidade:

<a href="http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=34476593" target="_blank" class="new_win">http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=34476593</a>

http://www.trapcode.com/journal/2012/1/4/inside-the-nebulae.html

Offline Laura

• Nível 23
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:46:07 »
Interessante a questão. Acho que deve ser meio como neblina mesmo.

Também acho. Mas a densidade dessa neblina deve variar muito. Por exemplo, essa nebulosa em que encontraram a reserva de petróleo é do tipo escura, a densidade dos gases e da poeira é o suficiente para quase bloquear totalmente a passagem de luz. Imagino que os outros tipos de nebulosas sejam mais rarefeitas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 04 de Dezembro de 2012, 00:58:11 »
:sorry:

Será que nebulosas são densas como parecem nas fotos ou se a gente pudesse chegar perto elas seriam como se fosse uma fumaça?  :?

As nebulosas em geral são constituídas de gás e ou poeira estelar. Ou seja, a densidade delas é muito baixa.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:03:05 »
O Geo poderia nos esclarecer, mas acho que isso não é petróleo.

Não, não é petróleo.

Este possui hidrocarbonetos em cadeias longas, além de frações de elementos químicos, incluindo metais; formado (em sua imensa maioria) pelo quebramento e transformação de moléculas orgânicas provindas de seres outrora vivos.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:16:55 »
Será que essa descoberta tem implicações sobre a quantidade de matéria escura bariônica?

... a variedade de coisas sem a menor importância prática pessoal que me interessam às vezes surpreende a mim mesmo.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:20:30 »
Será que essa descoberta tem implicações sobre a quantidade de matéria escura bariônica?
[...]

Eu acho que não porque o "petróleo cósmico" é, em essência, matéria bariônica de nebulosas que já foram consideradas na contagem total de massa visível do Universo.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:29:18 »
Mas ele seria sempre ordinariamente visível? Imaginei que nesse caso fosse facilitado pelo contraste do resto da nebulosa ao redor. E que talvez por qualquer razão pudesse haver mais disso pelo universo, nem sempre com esse contraste ajudando.

Mas nem parei para pensar em quantidade signficativa para esse "fim", talvez isso aí não represente nada em potencial de formação em quantidade "suficiente" e talvez até hajam outros candidados gasosos melhores que isso por diversas razões.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!