Autor Tópico: Astrônomos detectam reserva de petróleo 'cósmica' em nebulosa  (Lida 1933 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Astrônomos detectam reserva de petróleo 'cósmica' em nebulosa
« Resposta #25 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:33:10 »
Mas ele seria sempre ordinariamente visível? Imaginei que nesse caso fosse facilitado pelo contraste do resto da nebulosa ao redor. E que talvez por qualquer razão pudesse haver mais disso pelo universo, nem sempre com esse contraste ajudando.

Mas nem parei para pensar em quantidade signficativa para esse "fim", talvez isso aí não represente nada em potencial de formação em quantidade "suficiente" e talvez até hajam outros candidados gasosos melhores que isso por diversas razões.

A quantidade de matéria associada às nebulosas é ínfima se comparada ao de galáxias ou até mesmo de estrelas supermassivas.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 04 de Dezembro de 2012, 01:42:01 »
Ainda assim o artigo da WP menciona gases não-luminosos como "candidatos":

[...]Candidates for baryonic dark matter include non-luminous gas, Massive Astrophysical Compact Halo Objects (MACHOs: condensed objects such as black holes, neutron stars, white dwarfs, very faint stars, or non-luminous objects like planets), and brown dwarfs. [citation needed] [...]

http://en.wikipedia.org/wiki/Baryonic_dark_matter

(não fui eu quem colocou isso lá :P )

Não estou nem "argumentando a favor" nem nada só fui procurar lá e não parece ir diametralmente contra, muito embora não diga nada a favor também uma vez que dependeria de uma produção significativa que pode não existir e provavelmente não existe.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 04 de Dezembro de 2012, 19:54:55 »
Falaram que quando foram procurar a matéria faltante, eles consideraram todo o tipo de objeto que não brilha muito como estrelas pequenas e massivas (magnetar) , buracos negros, anãs marrons (não sei se eles colocaram na conta
os planetas, mas acho que não, planetas são só 1% da massa das estrelas).

Mas a quantidade que poderia existir desses objetos não é suficiente pra explicar o porque as galáxias giram tão rápido.   

Se você imaginar todos os planetas do nosso sistema solar tendo a mesma velocidade de translação  de mercúrio, é uma coisa muito doida, imagine quanta massa o sol teria que ter pra que isso acontecesse. :confuso: Netuno demora 160 anos pra dar uma volta completa e mercúrio só 90 dias.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Dezembro de 2012, 22:13:37 »
:sorry:

Será que nebulosas são densas como parecem nas fotos ou se a gente pudesse chegar perto elas seriam como se fosse uma fumaça?  :?

Na nebulosa de Órion, que fica na Nuvem de Órion, que é a mesma nuvem onde está localizada a nebulosa da Cabeça de Cavalo (que é tratada na matéria), a densidade média é de cerca de 600 átomos/cm³. Como comparativo, a densidade do nosso ar é da ordem de 10%5E1%5E9 átomos/cm³.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!