Tipo: você acredita na Verdade, que é uma coisa existente e que ninguém pode compreender ou ver, sequer questionar? Então é o Deus Verdade?
Você tem se mostrado incapaz de sequer explicar o que você quer dizer com Verdade. Isso parece tão somente uma crença, tão infundada como muitas outras por aí.
Quem precisa de verdade são vocês que creem nela. Não sei o que é a verdade!! Não sei se existe verdade, não sei se eu existo, não sei se o universo tem ou precisa ter uma lógica, se quando estamos na lógica estamos numa verdade ou numa ilusão. Não sou eu que tenho uma certaza são vocês, por isso fico tentando entender, como é possivel que alguém consiga ter alguma certeza nesse universo. Pra mim é dúvida que me interessa, ela é meu "Deus", pocuo importa a verdade ultima das coisas, se é que existe, importa se as "verdades" que estamos construindo são úteis ou não, importa estar num constante construir e descostruir, importa estar em movimento... Como falei an minha apresentação eu já fui de tudo inclusive ateu radical, mas pra mim a dúvida sempre fala mais alto, não posso fazer nada
Pedi pra você se situar e você se esvai em verborragia? Minha pergunta é simples: o que você quer dizer com verdade? Verdade sobre o quê, afinal? Sobre se você existe ou a realidade, é isso que você chama de Verdade? A mera consciência ou certeza sobre isso?
Sentir uma dúvida pouco elaborada e dizer que ela existe é apenas crença e confusão. Resolve-se isso com um pouco de pensamento crítico.
Não tem "qual" verdade eu estou falando, eu não sei o que é a verdade pra te dizer.
Veja, pelas regras da razão, que é essa que estamos usando aqui, porque também são as regras da linguagem, a verdade é uma só, é a verdade enquanto conceito mesmo. A verdade, se é verdade, é UNIVERSAL, imutável e clara por sí só; se não é assim, não é a verdade. Por essa regra, não existe "qual" verdade, mas está além das "verdades" aparentes e subjetivas, ou das verdades temporárias da ciência, por exemplo.
Só que por outro lado, essas regras da razão são amarras linguísticas. E elas nasceram num determinado momento histórico bem definido, na Grécia com o modelo racional de Sócrates/Platão/Aristóteles. Antes disso, a ideia de uma VERDADE e de uma razão como a conhecemos hoje, sequer existia. Então quando hoje nós pensamos na ideia de verdade já é uma ideia aprisionada por esses conceito INVENTADOS.
Quais são essas regras:
A da igualdade: tudo o que é, é.
A do terceiro excluído: Só há duas possibilidades, ou algo é verdadeiro ou é falso, nunca ambos ao mesmo tempo ou nenhum deles.
A regra da causalidade: Tudo tem uma causa que lhe preceda...
Enfim, são regras inventadas que nos dizem o que é essa tal de verdade, mas quem garante que a verdade, se é que existe, não está além disso? Quem nos garante que algo não pode existir e inexistir ao mesmo tempo? Isso nos parece estranho porque já estamos desde Aristóteles operando nossos pensamentos por essa forma excludente das coisas. Mas será que tudo na vida é assim mesmo? O leite só poder ser quente ou frio, não há o morno?
Um outro problema desse modelo racional é que por ele, se alguém conhece a verdade DEVE PODER comprová-la, se não pode então não é tão clara, ou ao menos não é universal, se fosse todos concordariam de pronto; e se não é universal já não é A VERDADE... É UMA VERDADE.
É complicado, por isso minha confusão. E por isso, pra mim, a crítica da razão é muito pertinente, porque não vejo como é possível alguém ter certeza de que SÓ PELA RAZÃO vamos chegar a verdade, se ninguém sabe o que é essa maldita verdade e se ela existe para além das próprias ferramentas racionais que inventamos e de nossas certezas meramente pessoais.
Por isso estou aqui perguntando. Por aparentemente ninguém saber de fato o que é a verdade, nós temos esse mundo cheio de verdades pessoais. Os religiosos tem a deles, o racional tem a dele. No fundo ninguém está falando DA VERDADE, e sim de SUAS VERDADES, o que é diferente.
Tenho por mim que a verdade nunca é absoluta. Toda verdade pode ser complementada com o tempo, conforme adquire-se conhecimentos. Penso que a verdade seja uma só em qualquer assunto, mas que ela não é completa em nenhum deles.
A verdade...seja qual for, é absoluta...o que não é, é a nossa visão dela!
Isso quem diz é o modelo racional, que muita gente discorda.
É como o Martuchelli disse, a verdade está na Matemática. Deve também estar em tudo que é fundamentado em axiomas. O problema é que esses "mundos" perfeitos só existem no intelecto e muitas vezes, possibiltam algumas aplicações no mundo real que podem induzir à falsa idéia de que alcançamos verdades absolutas. No mundo real o método científico ainda é o melhor caminho para a compreensão das coisas.
A matemática tem a verdade? Isso quem diz é novamente o modelo racional que teve data de nascimento e pode vir a ter uma data de falecimento

Veja, a filósofos que fazem uma crítica ao modelo racional, há por exemplo bergson que eu gosto bem, que elabora toda uma ideia de número como algo da extensão, ou seja só do espaço, e que não está ligado ao tempo, ou a duração. O que ele quer demonstrar com isso é que os números só servem para descrever UMA realidade, que é a realidade do mundo material, e não a realidade mesma da mente, que é vista por ele como uma duração sem começo e sem fim de instantes que se interpenetram onde só há fluxo e onde cada estado de consciência vai como que se esticando uns sobre os outros indefinidamente. Por essa visão, os números e a matemática nada mais são do que o entendimento desta mente duração quando desdobrada sobre o espaço.
Acho que ficou complicado, então resumindo, pra ele a realidade é a mente pura que é duração indefinida, não tem nada a ver com o mundo externo e suas qualidades matemáticas de espaço, divisibilidade e etc. A mente para ele é A VERDADE, s números criam verdades sobre o mundo aparente.