Chávez anuncia volta do câncer e fala em Maduro como sucessorDitador anunciou que voltará a Cuba e, pela 1ª vez, deu a entender que pode não resistir à doença. Ele pediu à população que, em sua ausência, eleja MaduroSob chuva, o presidente Hugo Chávez participa do último comício de campanha para tentar a reeleiçãoO ditador Hugo Chávez (Jorge Silva/Reuters)O ditador venezuelano, Hugo Chávez, ainda enfrenta o câncer. Sem aviso prévio, Chávez apareceu no sábado à noite em cadeia de rádio e televisão, vestido de azul e acompanhado por vários de seus colaboradores mais próximos, para informar que viaja neste domingo a Cuba para se submeter à quarta cirurgia em 18 meses.Leia também:Chávez volta à Venezuela após tratamento médico em CubaChávez aparece careca em posse de novos ministros“Decidimos com a equipe médica antecipar exames, antecipar uma nova revisão. Infelizmente, nessa revisão foi detectada a presença, na mesma área, de algumas células malignas novamente”, disse o ditador. “É absolutamente necessário, é absolutamente imprescindível submeter-me a uma nova intervenção cirúrgica e isso deve ocorrer nos próximos dias.”O presidente assinou, perante as câmeras, a solicitação à Assembleia Nacional da permissão para se ausentar do país durante mais de cinco dias e imediatamente indicou que o vice-presidente, Nicolás Maduro, comandará o país, apontando-o como herdeiro e sucessor no caso de algo lhe acontecer.“Em todos esses processos há risco, toda operação desse tipo e contra este mal implica um risco, isso é inegável”, assinalou o caudilho, olhando para seus ministros. “Devo dizer uma coisa que, embora soe difícil, eu quero e devo dizê-la: se, como diz a Constituição, se apresentar alguma circunstância que me desabilite de seguir à frente da Presidência, Maduro deve concluir o período atual.”O atual período termina no dia 10 de janeiro, com a chegada do novo mandato para o qual o próprio Chávez foi eleito em 7 de outubro. O artigo 233 da Constituição venezuelana indica: em caso de “falta absoluta do presidente eleito ou presidente eleita antes de tomar posse, se procederá a uma nova eleição universal, direta e secreta dentro dos 30 dias”.“Nicolás Maduro, nessa situação, deve concluir, como manda a Constituição, o período. Minha opinião firme, plena como a lua cheia, irrevogável e absoluta, é que nesse cenário que obrigaria a convocar eleições presidenciais vocês elejam Nicolás Maduro como presidente”, acrescentou.É a primeira vez que Chávez contempla um final fatal desde que, em junho do ano passado, foi-lhe diagnosticou em Cuba um câncer do qual só se sabe que está na zona pélvica, mas não sua localização exata nem seu grau.Assim são as circunstâncias da vida. Eu, no entanto, aferrado a Cristo, aferrado a meu senhor, aferrado à esperança e à fé, espero, assim o peço a Deus, dar-lhes boas notícias nos próximos dias para que possamos juntos continuar construindo o que agora temos”, acrescentou.“Com o favor de Deus como nas ocasiões anteriores sairemos vitoriosos”, disse Chávez, antes de partir para o que denominou uma “nova batalha”.
Se ele não resistir e vice assumir muda alguma coisa? Não é trocar 6 por meia dúzia? Não sei nada sobre esse vice... E o partido do Chaves...será que não que não tem alguma voz através da pessoa do Chaves?
O jornal espanhol ABC avança que o o presidente venezuelano se encontra em coma induzido e que as máquinas poderão ser desligadas, o que poderá resultar na sua morte.O estado de saúde de Hugo Chávez, que está em Cuba a realizar os tratamentos contra um cancro, deteriorou-se nos últimos dias, levando inclusivamente ao cancelamento das celebrações de passagem de ano.O jornal espanhol ABC avança que o presidente venezuelano está em coma induzido e que as máquinas que o mantêm vivo poderão ser desligadas a qualquer momento.A publicação diz ainda que Chávez tem febre constante e já não reage aos antibióticos. Desde que foi operado, a 11 de dezembro, que estará a ser alimentado de forma intravenosa, "devido à extração de quase meio metro de intestino".As autoridades venezuelanos garantem que o presidente venezuelano está vivo, mas parecem estar a preparar a população para a sua morte. No domingo, o vice-presidente Nicolas Maduro - em quem Chávez depositou toda a confiança antes de viajar para Cuba tendo-lhe praticamente entregado o poder - interrompeu a emissão televisiva para anunciar o cancelamento das celebrações de Ano Novo devido ao agravamento do estado de saúde do presidente."Fomos informados de novas complicações que surgiram após a infeção respiratória", as quais "devem ser tratadas com um método que não está livre de riscos", disse Maduro.
Possivelmente agora disputarão a vaga em briga de faca, governistas contra governistas e governistas contra opositores com setores das Forças Armadas dando apoio a um dos lados, ou talvez até com um racha nas FA.A coisa pode ficar feia por lá.
Citação de: Arcanjo Lúcifer em 01 de Janeiro de 2013, 21:28:07Possivelmente agora disputarão a vaga em briga de faca, governistas contra governistas e governistas contra opositores com setores das Forças Armadas dando apoio a um dos lados, ou talvez até com um racha nas FA.A coisa pode ficar feia por lá.Acho que não no princípio, ele deixou bem claro que seu sucessor seria Maduro e acho que com a comoção pela morte do Chávez não será tão imediatamente que vão surgir rachas. Mas mais pra frente, ao primeiro sinal de crise, o Maduro pode ter problemas mesmo.
Citação de: uiliníli em 01 de Janeiro de 2013, 21:31:45Citação de: Arcanjo Lúcifer em 01 de Janeiro de 2013, 21:28:07Possivelmente agora disputarão a vaga em briga de faca, governistas contra governistas e governistas contra opositores com setores das Forças Armadas dando apoio a um dos lados, ou talvez até com um racha nas FA.A coisa pode ficar feia por lá.Acho que não no princípio, ele deixou bem claro que seu sucessor seria Maduro e acho que com a comoção pela morte do Chávez não será tão imediatamente que vão surgir rachas. Mas mais pra frente, ao primeiro sinal de crise, o Maduro pode ter problemas mesmo.Será que ele está maduro para governar ? Desculpem, tentei, mas não tive forças para resistir
E assim acabará o bolivarianismo. Chavez sairá da vida, para entrar nas notas de rodapé da História.
O Fidel é o próximo.
Citação de: Gigaview em 01 de Janeiro de 2013, 23:41:30O Fidel é o próximo.Mas quem diria que o Fidel ia enterrar o Chávez?
Agora a Venezuela não tem mais apelo nem apoio populista para ajudar a manter uma Cuba sem Fidel e ainda deverá ficar ainda mais próxima dos EUA que serão beneficiados com garantias de suprimento de petróleo e com uma porta estratégica e logisticamente mais atraente que o Chile para participação indireta no Mercosul. Os EUA podem ajudar a Venezuela a sair do buraco econômico que o Chavez cavou.
Citação de: Gigaview em 02 de Janeiro de 2013, 01:26:01Agora a Venezuela não tem mais apelo nem apoio populista para ajudar a manter uma Cuba sem Fidel e ainda deverá ficar ainda mais próxima dos EUA que serão beneficiados com garantias de suprimento de petróleo e com uma porta estratégica e logisticamente mais atraente que o Chile para participação indireta no Mercosul. Os EUA podem ajudar a Venezuela a sair do buraco econômico que o Chavez cavou.Eu aposto que sem Fidel e sem o Chapolim Colorado a relação de Cuba com os EUA vai mudar bastante e em pouco tempo.
Quero ver a cara deles se e quando a coisa implodir e houver a possibilidade real da sujeirada toda começar a aparecer, tudo que aconteceu naquela época...Vai render muitos tópicos por aqui.