Autor Tópico: Os filmes estão cada vez mais violentos....  (Lida 3534 vezes)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Os filmes estão cada vez mais violentos....
« Online: 11 de Dezembro de 2012, 17:52:31 »
http://hypescience.com/filmes-estao-ficando-cada-vez-mais-violentos/?utm_source=dlvr.it&utm_medium=facebook

Em 1962, estreava na Inglaterra o primeiro filme da aclamada franquia de James Bond, “007 Contra o Satânico Dr. No”. Nos 46 anos e 21 filmes seguintes, não foram apenas as arrecadações e o uso de efeitos especiais que cresceram: segundo uma equipe de pesquisadores da Universidade de Otago (Nova Zelândia), o número de atos de violência mostrados em cena praticamente dobrou.
Em suas análises, o grupo usou uma versão adaptada de um Estudo Nacional de Violência na Televisão dos Estados Unidos de 1997. Eles classificaram atos violentos como “tentativas feitas por um indivíduo para ferir outro” e os dividiram em “severos” (como socar, chutar ou atacar com uma arma) e “triviais” (como empurrar ou dar um tapa no rosto).
Exposição constante à violência torna adolescentes insensíveis ou apenas acostumados?
De acordo com os autores, o primeiro filme da franquia mostrou 109 atos violentos, enquanto Quantum of Solace mostrou 250 (o mais recente, “007: Operação Skyfall”, ficou de fora por ter sido lançado perto do final do estudo).
Palavrões no videogame e na TV podem estar ligados com agressividade infantil
Embora o estudo fosse concentrado nos filmes de 007, os autores acreditam que a questão pode ser percebida em outros filmes. “Dada a popularidade da franquia, não apenas a probabilidade de exposição a um filme de James Bond é razoavelmente alta, mas é provável que esses filmes mostrem um reflexo dos níveis de violência em outros igualmente classificados filmes populares”, escrevem os autores. “Como sistemas de classificação indicativa são normalmente usados para proteger crianças e adolescentes de conteúdo sexual, não de violência, isso é de interesse”.[ScienceDaily] [Archives of Pedriatics&Adolescent Medicine]
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Re:Os filmes estão cada vez mais violentos....
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2012, 20:53:21 »
Isso é bem óbvio. Tem certas coisas que há 30 anos atrás seriam chocantes e por si só alavancariam o filme a status de polêmico, com grandes chances de ser banido... e hoje nem são percebidos.

É uma questão da gente se acostumar a ver essas coisas. Por exemplo, um dos primeiros filmes americanos (The Great Train Robbery ou algo assim) terminava com um ator apontando a arma em direção à câmera e disparando-a. É dito que na época isso causava um alvoroço no cinema devido ao medo das pessoas da cena. Hoje em dia qualquer criança de 5 anos assiste isso sem problemas.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2012, 09:10:37 »
É sinal que estamos mais violentos.

Eu mesmo não suporto filmes com cenas explícitas de violência ou de sexo. Até hoje não assisti NENHUM filme do agente britânico, nem os do tipo "Rambo".

Sou muito seletivo em termos de cinema.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:43:43 »
Não faz sentido assistir um filme sem violência e/ou cenas de sexo. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2012, 18:21:38 »

Existem filmes assim  :o?

Eu mesmo não suporto filmes com cenas explícitas de violência ou de sexo. Até hoje não assisti NENHUM filme do agente britânico, nem os do tipo "Rambo".

Boiola... :P
"Deus prefere os ateus"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2012, 18:55:48 »

E de qual tipo de filme que você gosta, então? Exemplifique.
Foto USGS

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2012, 19:37:14 »
Filmes clássicos também tem sua dose de violência, como O Cão Andaluz:

Excelentes filmes recentes também usam a violência com um propósito interessante, como Drive. Se você não quiser assistir sangue jorrando, você perde um bocado de coisa.

Além do entretenimento pipoca, claro.

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2012, 20:50:34 »
Filmes clássicos também tem sua dose de violência, como O Cão Andaluz:

Excelentes filmes recentes também usam a violência com um propósito interessante, como Drive. Se você não quiser assistir sangue jorrando, você perde um bocado de coisa.

Além do entretenimento pipoca, claro.

Essa cena é forte...  :) Eu tenho "O Cão Andaluz" no meu computador.

Eu acho que depende do propósito das cenas de sexo e violência. Tem filmes que usam o sexo e a violência unicamente para que o pessoal assista. Tem filme que usam porque essas cenas são essenciais para a história.

Laranja Mecânica é violentíssimo, angustiante, com cenas de estupros, torturas e espancamentos e é um filmaço. Sem todo o absurdo não existiria o filme.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:06:07 »
Laranja Mecânica é tão boring :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2012, 05:03:17 »
Nada a ver. Nossa percepção da violência que mudou.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2012, 09:28:52 »

Para mim faz. Quando a gente assiste um filme, eu pelo menos, o que queremos é fugir da realidade - filmes violentos nos põem exatamente dentro dela...

Existem filmes assim  :o?

Sim, e muitos muito bons!

Boiola... :P

Apenas bom senso.

E de qual tipo de filme que você gosta, então? Exemplifique.

Tem tantos! Mas, infelizmente, se for filme hollywoodiano, sempre vai ter ao menos uma cena de violência.

Recentemente assisti Cavalo de Guerra, lindo filme!

Essa cena é forte...  :) Eu tenho "O Cão Andaluz" no meu computador.

Eu acho que depende do propósito das cenas de sexo e violência. Tem filmes que usam o sexo e a violência unicamente para que o pessoal assista. Tem filme que usam porque essas cenas são essenciais para a história.

Laranja Mecânica é violentíssimo, angustiante, com cenas de estupros, torturas e espancamentos e é um filmaço. Sem todo o absurdo não existiria o filme.

Exatamente dos filmes que usam estas coisas como chamariz que estou me referindo. Já os que usam como parte essencial, creio que há um certo abuso ao detalhar as cenas violentas, pois são muito chocantes.

Nada a ver. Nossa percepção da violência que mudou.

Pode ser, o que dá a impressão que a boa educação e a ética foram abolidas.
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2012, 10:35:32 »
Violência não me incomoda, até gosto, mas cenas de crueldade, dor e medo intensos relacionados à tortura física ou psicológica, me fazem travar os dentes. Sou sensível  :baby: para filmes tipo Jogos Mortais.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2012, 11:02:28 »
Acho estranho tanta gente dizer que nossa ética foi abolida, filmes violentos, vídeo games e etc sao bem mais violentos hoje em dia, mas o planeta nunca teve tanta paz.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2012, 11:58:45 »
Acho estranho tanta gente dizer que nossa ética foi abolida, filmes violentos, vídeo games e etc sao bem mais violentos hoje em dia, mas o planeta nunca teve tanta paz.

Também acho que não tem nada a ver. Ao que parece, quanto mais violência simulada, menos violência real...
"Deus prefere os ateus"

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2012, 12:04:23 »

Também acho que não tem nada a ver. Ao que parece, quanto mais violência simulada, menos violência real...

Se não me engano, já não é nem questão de achar, mas de estatística. Lembro vagamente de algo sobre vivermos o momento mais pacífico da história - embora os noticiários não deixem parecer.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2012, 12:05:56 »

Se não me engano, já não é nem questão de achar, mas de estatística. Lembro vagamente de algo sobre vivermos o momento mais pacífico da história - embora os noticiários não deixem parecer.

O "acho" foi para a relação violência simulada x violência real...
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2012, 12:15:28 »

Então, muita gente tem essa percepção de que  mundo esta mais violento exatamente por conta do alcance das noticias, 100 anos atrás um brasileiro do nordeste não ia ficar sabendo de uma chacina em São Paulo e muito menos de um atentado numa escola americana.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:02:08 »
Uma das causas.....as pessoas estão cada vez mais visuais e auditivas, entre outras coisas por influencia da internet, cada vez mais popular. Hoje , um filme de Alfred H. não teria o mesmo sucesso. sem explosões ou lutas acrobáticas, não rola....infelizmente. Tudo tem de ter perseguições absurdas, explosões que parecem guerra, lutas acrobáticas de vários minutos.....estes mesmos que adoram isto...geralmente....não suportam ler um livro...pois não tem figuras animadas...como na internet.....
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:20:32 »
Uma das causas.....as pessoas estão cada vez mais visuais e auditivas, entre outras coisas por influencia da internet, cada vez mais popular. Hoje , um filme de Alfred H. não teria o mesmo sucesso. sem explosões ou lutas acrobáticas, não rola....infelizmente. Tudo tem de ter perseguições absurdas, explosões que parecem guerra, lutas acrobáticas de vários minutos.....estes mesmos que adoram isto...geralmente....não suportam ler um livro...pois não tem figuras animadas...como na internet.....

Preconceito generalista, eu adoro ler e adoro filmes com explosões. Não da pra comparar filmes feito numa época pré efeitos especiais e dizer que o pessoal daquela época não gostava de explosões e lutas acrobáticas, e mesmo nos anos 70 os filmes de lutas acrobáticas eram um sucesso, eles não tinham essa opção, quem garante que se nos anos 50 fosse possivel fazer filmes como o de hoje, Ben Hur poderia se parecer muito com um filme feito pelo Michael Bay.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:26:48 »

Preconceito generalista, eu adoro ler e adoro filmes com explosões. Não da pra comparar filmes feito numa época pré efeitos especiais e dizer que o pessoal daquela época não gostava de explosões e lutas acrobáticas, e mesmo nos anos 70 os filmes de lutas acrobáticas eram um sucesso, eles não tinham essa opção, quem garante que se nos anos 50 fosse possivel fazer filmes como o de hoje, Ben Hur poderia se parecer muito com um filme feito pelo Michael Bay.
Talvez tenha me explicado insuficientemente......penso que hoje o visual supera qualquer vontade de transmititr a realidade....se pelos filmes temos o real...todas....mas todas mesmo...perseguições policiais, detonam dezenas de carros....efeitos especiais....a 50 anos sim...era possivel fazer isto. Lutas acrobáticas haviam em filmes de capa e espada......
Mas não eram regra geral em TODOS filmes onde houvesse um pingo de ação.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:30:53 »

Talvez tenha me explicado insuficientemente......penso que hoje o visual supera qualquer vontade de transmititr a realidade....se pelos filmes temos o real...todas....mas todas mesmo...perseguições policiais, detonam dezenas de carros....efeitos especiais....a 50 anos sim...era possivel fazer isto. Lutas acrobáticas haviam em filmes de capa e espada......

Porque hoje conseguimos superar a realidade, se quisermos ver um filme de ação sem fantasia é só ligar em qualquer telejornal ou em programas que acompanham o dia-a-dia de policiais, quando vamos ao cinema queremos algo novo, a 50 anos a única chance de ver esse tipo de coisa era no cinema, e era uma novidade.

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #21 Online: 13 de Dezembro de 2012, 15:43:15 »

Então, muita gente tem essa percepção de que  mundo esta mais violento exatamente por conta do alcance das noticias, 100 anos atrás um brasileiro do nordeste não ia ficar sabendo de uma chacina em São Paulo e muito menos de um atentado numa escola americana.

Eu tinha até pouco tempo essa percepção por uma diferença de uma a duas décadas, quando a mídia não era tão abragente e não havia Internet. A velocidade com que as notícias passaram a chegar de repente a todo instante de todos os cantos do mundo fez parecer por algum tempo que o mundo estava espantosamente mais violento a cada dia. Já não me lembro nem se me dei conta das mudanças ou li sobre isso, para me desfazer dessa impressão, mas creio que a segunda.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #22 Online: 13 de Dezembro de 2012, 16:52:25 »
O post inicial do tópico demonstra a idéia bem simples....os filmes tem mais cenas de violencia....e isto não tem nada a ver com efeitos especiais.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #23 Online: 13 de Dezembro de 2012, 16:53:50 »

Porque hoje conseguimos superar a realidade, se quisermos ver um filme de ação sem fantasia é só ligar em qualquer telejornal ou em programas que acompanham o dia-a-dia de policiais, quando vamos ao cinema queremos algo novo, a 50 anos a única chance de ver esse tipo de coisa era no cinema, e era uma novidade.
Uma regra básica da ficção, é possuir um minimo de verossimilhança.....

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 13 de Dezembro de 2012, 16:57:15 »
O post inicial do tópico demonstra a idéia bem simples....os filmes tem mais cenas de violencia....e isto não tem nada a ver com efeitos especiais.

Sim, eu eu ja expliquei o porque no meu último post. Não da pra comparar filmes dos anos 50 com os de hoje sem cair numa quantidade imensa de variáveis e nenhuma delas indica que o espectador dos anos 50 era melhor ou pior que o espectador de hoje em dia ou se os filmes de antigamente eram melhores ou piores que os filmes de hoje em dia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!