[...]
Se isso for verdade,a crença na reencarnação maioritária na população é uma crença boa para diminuir a conflitividade social e provavelmente também para diminuir criminalidade.
É uma hipótese a ser considerada, mas a relativa paz social indiana pode não provir desta "acomodação" e sim de um comportamento "inato" mais respeitoso deles com a sua coletividade, sem conexão com as religiões. Ou seja, pode ser uma forma simples e prática de humanismo.
Eu não usei a expressão "diminuir a conflitividade social" num sentido pejorativo, mas sim num sentido humanista mesmo, pois coisas como o Mir chileno e os Montoneiros argentinos certamente não eram humanistas e embora isso não justifique suas ditaduras, sem eles e sem as "revindicações" contraditórias mutuamente excludentes, com seus líderes fazendo um politica deliberadamente quanto pior melhor com a indulgência de Allende e de Evita Peron para com isso e para com a demonização da classe média alta, da classe alta e mesmo dos pobres menos conflitivos feita por esses grupos, seriam impossíveis os golpes militares nesses países e suas ditaduras militares, no mínimo haveria desearquização das forças armadas e da polícia, com os soldados e policias rasos, de baixas patente e um ou outro de médias patentes, se recusando a seguir as ordens golpistas se não houvesse um ambiente de anomia social maior que a média nesses países causada pelo Mir e pelos Montoneiros e pelo indulgencia de seus governos para com eles, inclusive com frases de apoio e de justificação.
No caso do Brasil havia o grupos dos onze, e uns grupos malucos do Brizola, além do que os sindicatos estavam fazendo "reivindicações" de quanto pior melhor, de má fé, que seus líderes sabiam ser impossíveis e com uma demonização da classe media alta, da classe alta e mesmo uma demonização dos pobres menos conflitivos feita por esses grupos, sendo que o Brizola tinha ligações familiares e políticas com o Goulart e Goulart, depois de não conseguir a autorização para um Estado de sítio, começou a ser indulgente para com esses grupos.
Me parece que na Índia da mesma época não havia dessas coisas, dessa tentativa de demonizar o outro, e jogar a culpa de tudo para o outro e isso ajudou a uma maior coesão, a um maior esforço antes para cada um tentar melhorar a si mesmo em vez de ver o outro, como um outro absoluto, e me desconfio que a crença na reencarnação ajudou nisso, ao fazer as pessoas pensarem que seus males não eram culpa de outros mas de si mesmos, o que me parece que ajuda a evitar a busca de bodes expiatórios.