Eu penso que o mundo está rumando para a paz sim, mas não propriamente por causa de uma melhora psicológica ou espiritual, se bem que eu até penso que esse tipo de melhora existe, mas o principal motivo, 90% do motivo não é esse, mas sim coincidências históricas misturadas com experimentações que tornaram possível um melhor formado institucional e também por causa de uma maior abundancia e por causa da mentalidade do interesse bem entendido (o que se certo modo é o oposto de grande parte do tipo de melhora pessoal proposta pelas grandes religiões, incluindo o espiritismo e a Nova Era em que se fala que a pessoa tem que ser desapegada), mas interesse bem entendido não só no segundo material, mas em outros sentidos também.
Em se tratando de verdadeiras democracias segundo os critérios dos 3 principais índices de democracia (o da revista "The economist", o "Freedon House" e o da "Polity data series) nunca houve uma verdadeira guerra entre duas democracias, no caso daquela lista da wikipédia em Inglês citada nesse fórum uma vez, ou não eram verdadeiras democracia pelos critérios desses três índices ou eram só psicodramas bem pouco violentos ou mesmo não violentos mesmo.
E hoje cerca de 50% dos países do mundo são democracias segundo os critérios desses 3 índices, e isso leva a uma maior paz, e se um dia, todos os países do mundo forem democracias segundo os critérios desses 3 índices vai haver paz, ou no máximo o mais parecido com guerra que vai haver, vão ser, vão ser lutas das democracias contra o crime organizado ou contra grupos como as Farcs, mas bem pouca coisa. E eu tenho esperanças de que um dia, todos os países sejam democracias por esses 3 critérios, ou pelo menos, todos os países que não sejam de maioria islâmica.
Mas como eu não penso que o principal motivo dessa maior tendencia de melhoras espirituais seja o principal motivo para a tendencia à paz eu coloquei a opção "outra" na enquete.