Autor Tópico: Tendência conservadora é forte no país, diz Datafolha  (Lida 1044 vezes)

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
Tendência conservadora é forte no país, diz Datafolha
« Online: 25 de Dezembro de 2012, 10:53:52 »
Tendência conservadora é forte no país, diz Datafolha

A maioria dos brasileiros é tolerante com a homossexualidade, mas é contra a liberação do uso de drogas. A maioria acha que a desigualdade social alimenta a pobreza, mas acredita que a maldade das pessoas é a principal causa da criminalidade. Esse contraste entre posições liberais e conservadoras é uma marca da sociedade brasileira, de acordo com pesquisa nacional feita pelo Datafolha no último dia 13. Foram realizadas 2.588 entrevistas em 160 municípios. Inspirado por uma metodologia adotada por institutos de pesquisa estrangeiros, o Datafolha submeteu os entrevistados a uma bateria de perguntas sobre assuntos polêmicos para verificar a inclinação das pessoas por valores liberais e conservadores. Entre os temas explorados pelo levantamento, a questão que menos divide a sociedade brasileira diz respeito à influência da religião na vida das pessoas. Para 86%, crer em Deus torna as pessoas melhores. Só 13% acham que isso não é necessariamente verdadeiro, afirma o Datafolha. A questão que mais divide os brasileiros, de acordo com a pesquisa, tem a ver com o papel dos sindicatos. Para 49%, eles são importantes para defender os interesses dos trabalhadores. Mas 46% acham que eles servem mais para fazer política do que para representar seus filiados. Para 61% dos entrevistados, parte da pobreza brasileira pode ser explicada pela falta de oportunidades iguais para que todos possam subir na vida. Para 37% o problema é a preguiça de pessoas que não querem trabalhar. A desigualdade é o fator principal na opinião dos mais jovens, e uma explicação menos convincente para os mais velhos. Na região Sul do país, 50% acham que a falta de oportunidades é o problema, e 48% culpam a preguiça.

Leia mais em: http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/12/25/tendencia-conservadora-e-forte-no-pais-diz-datafolha.jhtm
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline AleYsatis

• Nível 19
  • *
  • "I went out to the insane asylum"
Re:Tendência conservadora é forte no país, diz Datafolha
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:24:56 »
Precisa de estatística para comprovar??  :biglol: Basta conversar com as pessoas e de qualquer grupo social, em qualquer lugar, o conservadorismo é uma praga incrustada na sociedade... Só não vê quem não quer... Ou melhor, provavelmente a maioria não vê porque é conservador em algum grau...
O, Death
O, Death
Won't you spare me over 'til another year?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:27:41 »
Impressão minha ou o conservadorismo esta em todas as camadas sociais de forma quase igual?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:47:34 »
Impressão minha ou o conservadorismo esta em todas as camadas sociais de forma quase igual?

Acho que é impressão, só na questão da pobreza as respostas ficaram próximas da média entre todas as classes considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.

E me parece que o título da reportagem não reflete bem o resultado da pesquisa: das nove perguntas a maioria foi da tendência liberal em 5 e da tendência conservadora em 4, ou seja, o país está bem dividido.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:55:24 »

Acho que é impressão, só na questão da pobreza as respostas ficaram próximas da média entre todas as classes considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais.

E me parece que o título da reportagem não reflete bem o resultado da pesquisa: das nove perguntas a maioria foi da tendência liberal em 5 e da tendência conservadora em 4, ou seja, o país está bem dividido.

Tirando a questão sobre sindicato, as classes mais baixas são mais conservadoras que as classes mais altas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2012, 00:02:48 »
Não sei se é possível concluir isso, tirando a questão de sindicato só restam duas questões discriminadas por renda e uma delas tem um quase empate.

Mas não me surpreenderia, como dizia o Tim Maia, o Brasil é o único país em que puta goza, cafetão tem ciúmes, traficante é viciado e pobre é de direita :)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2012, 00:13:47 »
Confundiram "tendência esquerdista" com "tendência liberal".
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2012, 00:14:09 »
Não sei se é possível concluir isso, tirando a questão de sindicato só restam duas questões discriminadas por renda e uma delas tem um quase empate.

Mas não me surpreenderia, como dizia o Tim Maia, o Brasil é o único país em que puta goza, cafetão tem ciúmes, traficante é viciado e pobre é de direita :)

A escolaridade acho que também pode contar como social.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2012, 01:13:08 »
Verdade, e se observa uma tendência de opiniões mais progressistas entre os mais escolarizados, mas mesmo entre eles a grande maioria é conservadora em ambas as perguntas.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2012, 12:11:35 »
Acho legal isso, tira aquele pré conceito de que a classe média e a classe alta é que são os conservadores que atrasam o país.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2012, 12:27:41 »
Acho legal isso, tira aquele pré conceito de que a classe média e a classe alta é que são os conservadores que atrasam o país.

Na verdade a estratificação da pesquisa não chega até a classe alta, renda familiar de 10 salários mínimos é o que meus pais têm juntos, e eles acumulam empregos de professores em escola pública e de funcionário público municipal. E o poder político deles é zero.

Seria preciso fazer uma enquete com a classe patronal, que é quem tem dinheiro e poder de fato, para confirmar ou refutar o mito de que eles são os conservadores que atrasam o país.

Offline Lucks

• Nível 15
  • *
  • <no comments>
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2012, 16:53:20 »
Esse negócio de conservador e liberal nessa pesquisa ficou totalmente distorcido...
Primeiro como já comentado...tem mais resultados ditos "liberais" do que "conservadores", e não entendo muito como classificar o apoio ao direito de ter uma arma como conservador...
Para mim...a principal constatação desta pesquisa é que o "datafolha" é um lixo incompetente....assim como os demais "institutos de pesquisas" - algo que ficou muito claro durante as eleições!
:)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #12 Online: 28 de Dezembro de 2012, 16:56:13 »
O problema mesmo é o liberal ser contra as armas. Colocar tantas vertentes do liberalismo e do conservadorismo juntas é um atestado de burrice.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 28 de Dezembro de 2012, 17:00:59 »
Os próprios termos são confusos. Liberal é uma coisa quando o assunto é economia e outra quando é sociedade. É uma coisa nos Estados Unidos e outra na Europa. Eu prefiro "progressista" e vejo como uma atitude política de contestação dos valores tradicionais, enquanto "conservador" naturalmente, é quem defende os valores tradicionais

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #14 Online: 28 de Dezembro de 2012, 17:42:03 »
O liberalismo econômico é baseado no social, ambos têm vertentes, o mesmo para o conservadorismo, que se dissolve entre econômico, social e cultural.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!