Eu não sei quanto a você, Bucky, mas eu tenho que fazer um pouquinho de esforço para acompanhar Game of Thrones
Intuitivamente eu acho que ele é bem mais complexo do que As Panteras, mas isso é uma impressão pessoal e subjetiva. Acho que isso se deve em parte não apenas ao fato de haver tramas paralelas, mas também às redes sociais entre os personagens serem mais amplas e terem mais conexões, as ações de cada personagem em GoT afetam muito mais pessoas do que em As Panteras. Some a isso o fato de ser uma trama cheia de conspirações, onde as intenções dos protagonistas nem sempre estão muito claras e você tem uma série que exige muito mais esforço para acompanhar.
E acho que só ter múltiplas tramas não basta se as tramas são muito previsíveis, e acho que é isso que diferencia as melhores e mais originais séries das novelas, onde a regra são os mesmos tropos se repetindo
ad nauseam. Eu não assisto mais novela, mas minha namorada gosta muito de Desperate Housewives - e eu também gosto, na verdade, mas eu acho a trama tão previsível que minha maior diversão é dizer com alguns segundos de antecedência como vai acabar a cena que estamos assistindo. E eu acerto tanto que frequentemente ela me acusa de já ter assistido ao episódio antes
DH, assim como as novelas, dão muitos sinais, muitas dicas do que vai acontecer a seguir, eles apostam em clichês que já estão assimilados na cabeça das pessoas, de modo que você não precisa fazer muito esforço e nem prestar muita atenção. Mas me pergunte se eu consigo adivinhar o que vai acontecer daqui a 3 segundos em Breaking Bad? Não consigo. Não dá para assistir no automático, eu tenho que concentrar toda a minha atenção ali.
Quanto aos reality shows, eu dei uma nova olhadinha no livro lá e o que ele diz é que você não deve comparar o Big Brother com Cosmos. Você deve comparar o pior da nossa televisão com o pior da televisão anos atrás, e para ele o equivalente aos reality shows que aquela época tinha a oferecer eram os joguinhos de auditório, tipo aqueles programas onde a "solteirona" entrevista três "solteirões" fazendo perguntas bobas. O Steve Johnson argumenta que esse tipo de programa exercita mais a empatia e inteligência emocional do que formas de inteligência mais analíticas, e para ele os reality shows de hoje são mais efetivos nisso do que os de antigamente. Claro que isso não quer dizer que ele os acha equivalentes a um drama bem escrito e com boas atuações, mas o argumento do livro é que a a cultura pop tem se tornado mais exigente intelectualmente nas últimas décadas.