Todo vez que leio alguma coisa promissora sobre viagens interestelares eu penso imediatamente no paradoxo de Fermi.
Não ocorre que o Universo é absurdamente imenso em tempo e espaço para qualquer tipo de contato entre civilizações serem prováveis de acontecer em tão pouco tempo de existência quanto a nossa, tanto quanto qualquer evento cosmológico de qualquer ordem que a gente possa pré-conceber?
Não sou físico, mas qualquer comparação de tamanho do espaço e do tempo que nos separa do planeta mais próximo com um mínimo de probabilidade de vida, ainda mais vida inteligente, e ainda mais vida inteligente que tenha um grau de desenvolvimento tão ou mais avançado, que possa fazer contato, não são 100 anos de procura em bilhões de anos luz afora que vão resolver o problema.
Pra mim o Universo é grande demais, espaçado demais entre os corpos celestes para qualquer contato entre civilizações avançadas se produzirem de alguma forma onde a probabilidade seja maior que a a equivalência de encontrar um determinado grão de areia no Deserto do Saara, talvez um deserto um bilhão de vezes maior se compararmos o tamanho conhecido do universo. Só podemos ter fé que algum dia possamos desenvolver alguma tecnologia capaz de nos aproximar de alguma outra civilização, nada mais que isso.