Autor Tópico: Motor de dobra espacial ainda em nossas vidas?  (Lida 4119 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Motor de dobra espacial ainda em nossas vidas?
« Online: 13 de Janeiro de 2013, 15:12:46 »
Que acham disso? É bullshit ou quando estivermos velhinhos o homem já estará colonizando as estrelas?

Warp Drive: a física da Dobra Espacial
Recentemente a notícia de que a NASA iniciará testes com motores de dobra, objetos oriundos da ficção científica que possibilitam viagens superluminais, surgiu na internet e junto com ela, muitas dúvidas em relação a esse conceito. Aqui vamos esclarecer esses conceitos assim como a própria notícia.

http://www.oficinadanet.com.br/post/9657-warp-drive-a-fisica-da-dobra-espacial
http://io9.com/5963263/how-nasa-will-build-its-very-first-warp-drive

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Motor de dobra espacial ainda em nossas vidas?
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2013, 15:43:48 »
As ultimas noticias que acompanhei sobre isso foram uma série de noticias que diziam que os calculos de energia necessária para uma dobra espacial estavam errados, era menos que a massa de jupiter...

E é preciso lembrar que o governo americano guarda suas tecnologias militares por uns 12 anos antes de publicarem para o público
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2013, 15:57:56 »
Todo vez que leio alguma coisa promissora sobre viagens interestelares eu penso imediatamente no paradoxo de Fermi.

• Nível 14
  • *
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2013, 16:27:42 »
Todo vez que leio alguma coisa promissora sobre viagens interestelares eu penso imediatamente no paradoxo de Fermi.

Sim, pode ser que somos a primeira, ou, que as outras são tão avançadas que conseguem se esconder da gente, o que faz sentido, por que se elas são minimamente parecida com nós, estão em guerra, então, se mostrar não é uma boa ideia.
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:19:34 »
O problema é que nossa civilização existe há tão pouco tempo na escala de tempo do universo que para sermos a primeira civilização tecnológica, é extremamente provável que também sejamos a única.

• Nível 14
  • *
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:32:58 »
O problema é que nossa civilização existe há tão pouco tempo na escala de tempo do universo que para sermos a primeira civilização tecnológica, é extremamente provável que também sejamos a única.

Não sou fã de teorias da conspiração, mas, não duvidaria que, se alguma organização sabe, esteja escondedo. Além do mais tem esses crops circles:

Você realmente acha que da pra fazer isso com tabuas e cordas?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:34:28 »
Se dá para fazer com tábuas e cordas, eu não sei. Mas eu acho que seria um baita desperdício fazer só isso com tecnologia milênios na nossa frente ;)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:45:15 »

Não sou fã de teorias da conspiração, mas, não duvidaria que, se alguma organização sabe, esteja escondedo. Além do mais tem esses crops circles:

Depois de um projeto feito no papel, tabuas e cordas são só os instrumentos de trabalho.

Seria a mesma coisa que olhar um trabalho desses:

E dizer : Voce acha mesmo que da pra fazer isso com uma entalhadeira?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:50:32 »

:biglol:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:51:43 »

Sempre que eu leio sobre o Paradoxo de Fermi eu não posso deixar de pensar que nós podemos ir, sem muitas dificuldades para qualquer ponto do planeta, o mapeamos e podemos observa-lo do espaço, ocupamos praticamente o planeta todo e ainda sim, vez por outra, encontramos tribos isoladas em algum lugar.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2013, 22:58:40 »
Sem falar que existe gente chata que não deixa o "homem branco" e suas tecnologias contatarem essas tribos isoladas. Vai que exista um pacto espacial que impeça os ETs de contactarem nós? :P Nós somos a tribo isolada e primitiva.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2013, 10:19:33 »
De repente só estão esperando descobrirmos a dobra para sermos convidados para a Federação :biglol:
Há dois planetas semelhantes à Terra e dentro das zonas habitáveis de suas estrelas a 12 e a 20 anos-luz daqui, se essa nave pudesse realmente viajar a uma velocidade efetiva de 10c, seria extremamente rápido alcançar esses planetas!

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2013, 13:48:01 »

Mas o segredo dos crop circles já foi revelado!:

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2013, 20:03:33 »

:biglol:

O cara tem mais habilidade que os ETs de outro planeta que vieram até aqui.

Os Ets só desenharam circulos que eu tb posso fazer com um papel, compasso e escalímetro. :biglol: :biglol:

Online Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2013, 10:10:22 »
O universo é tão tão grande, que eu acho que achar qualquer coisa específica é muito difícil...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 15 de Janeiro de 2013, 12:18:40 »

Isso depende muito das características do Universo. Se ele for espacialmente infinito, como parece ser até agora pelos dados disponíveis, então a probabilidade de existirem diversas civilizações nos mais variados graus de desenvolvimento é de 100%. O que não significa, entretanto, que qualquer uma delas esteja dentro do nosso raio de alcance, mesmo considerando que possuam motores de dobra.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 15 de Janeiro de 2013, 14:51:47 »
Hein? Espacialmente infinito?

Não era "infinito" apenas no sentido de que uma "borda" imendava com a outra? Ou seja, a "área" em si seria limitada, tal como é a superfície de uma bola inflando?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 15 de Janeiro de 2013, 16:06:28 »
Hein? Espacialmente infinito?

Não era "infinito" apenas no sentido de que uma "borda" imendava com a outra? Ou seja, a "área" em si seria limitada, tal como é a superfície de uma bola inflando?

Não parece haver razões para pensar que o universo tenha condições cíclicas de contorno.

Essa analogia do balão serve só para ilustrar como funciona a expansão, o resto das propriedades da superfície do balão (como a periodicidade) não necessariamente se aplicam.

Não sei exatamente como isso aparece no contexto de universo holográfico, que diz que o universo que observamos é apenas uma hipersuperfície de um espaço com mais dimensões (como se fôssemos restritos a uma folha de papel e não pudéssemos sair dela na direção fora do plano). Mas até onde eu vejo, isso não necessariamente implica em condições cĩclicas de contorno.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Janeiro de 2013, 17:51:53 »
Eu acho que já vi a analogia também com esse sentido de que o universo seria "infinito" apenas nesse aspecto, acho que inclusive frisava-se que o fraseamento mais apropriado seria de que é "finito, mas ilimitado". Agora, pode ser que tivesse vindo de alguém que não soubesse muito mais do que está falando do que eu mesmo.

Achava que espaço infinito era algo apenas da teoria de estado estacionário, e que big bang necessariamente implicava num espaço finito. Hoje em dia se tem algum modelo híbrido ou algo assim, ou o big bang nunca propôs que o espaço fosse finito?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #19 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:49:07 »

Não ocorre que o Universo é absurdamente imenso em tempo e espaço para qualquer tipo de contato entre civilizações serem prováveis de acontecer em tão pouco tempo de existência quanto a nossa, tanto quanto qualquer evento cosmológico de qualquer ordem que a gente possa pré-conceber?

Não sou físico, mas qualquer comparação de tamanho do espaço e do tempo que nos separa do planeta mais próximo com um mínimo de probabilidade de vida, ainda mais vida inteligente, e ainda mais vida inteligente que tenha um grau de desenvolvimento tão ou mais avançado, que possa fazer contato, não são 100 anos de procura em bilhões de anos luz afora  que vão resolver o problema.

Pra mim o Universo é grande demais, espaçado demais entre os corpos celestes para qualquer contato entre civilizações avançadas se produzirem de alguma forma onde a probabilidade seja maior que a a equivalência de encontrar um determinado grão de areia no Deserto do Saara, talvez um deserto um bilhão de vezes maior se compararmos o tamanho conhecido do universo. Só podemos ter fé que algum dia possamos desenvolver alguma tecnologia capaz de nos aproximar de alguma outra civilização, nada mais que isso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2013, 03:20:18 »
Acho que o caso é que esse tipo de tecnologia meio que anularia esse problema, daí não seria exatamente inesperado ETs trombando por aqui, se existissem aos montes.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:37:18 »
Isso depende muito das características do Universo. Se ele for espacialmente infinito, como parece ser até agora pelos dados disponíveis, então a probabilidade de existirem diversas civilizações nos mais variados graus de desenvolvimento é de 100%. O que não significa, entretanto, que qualquer uma delas esteja dentro do nosso raio de alcance, mesmo considerando que possuam motores de dobra.

Eu concordo, imagino que estejamos sós na galáxia, mas não no universo.

Não sou físico, mas qualquer comparação de tamanho do espaço e do tempo que nos separa do planeta mais próximo com um mínimo de probabilidade de vida, ainda mais vida inteligente, e ainda mais vida inteligente que tenha um grau de desenvolvimento tão ou mais avançado, que possa fazer contato, não são 100 anos de procura em bilhões de anos luz afora  que vão resolver o problema.

Se, os alienígenas se contentarem apenas em visitar os planetas, seu raciocínio procede. Mas se eles forem imperialistas e de fato os colonizarem, em pouco tempo uma civilização iria dominar a galáxia inteira, pois ela se expandiria exponencialmente. Segundo a Wikipedia, usando sondas de Von Neumann (máquinas autoreplicantes), uma civilização tecnológica poderia explorar a Via Láctea inteira em meio milhão de anos -- e isso sem precisar viajar mais rápido do que a luz. Se há outra civilização tecnológica na nossa galáxia, ou ela não tem interesse na exploração do espaço ou ela voluntariamente não interfere em nosso planeta ou ela interfere, mas se limita a desenhar padrões geométricos em plantações, estuprar caipiras e chupar cabras.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:27:29 »
A hipótese de mais de um universo (multiverso) procede?
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:43:48 »
A hipótese de mais de um universo (multiverso) procede?

Sim mas, apenas como hipótese. Multiversos, buraco de verme, cordas, prana.....procede também  :)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:50:25 »

Se, os alienígenas se contentarem apenas em visitar os planetas, seu raciocínio procede. Mas se eles forem imperialistas e de fato os colonizarem, em pouco tempo uma civilização iria dominar a galáxia inteira, pois ela se expandiria exponencialmente. Segundo a Wikipedia, usando sondas de Von Neumann (máquinas autoreplicantes), uma civilização tecnológica poderia explorar a Via Láctea inteira em meio milhão de anos -- e isso sem precisar viajar mais rápido do que a luz. Se há outra civilização tecnológica na nossa galáxia, ou ela não tem interesse na exploração do espaço ou ela voluntariamente não interfere em nosso planeta ou ela interfere, mas se limita a desenhar padrões geométricos em plantações, estuprar caipiras e chupar cabras.

É o modo mais plausível de exploração espacial, mas será que uma civilização dura 500 mil anos?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!