É o modo mais plausível de exploração espacial, mas será que uma civilização dura 500 mil anos?
Daqui a 490 mil anos eu respondo
Mas é uma boa pergunta. Será que o risco de autodestruição da espécie será permanente ou é uma característica do nosso tempo que vai desaparecer quando (e se) atingirmos a maturidade? Sem contar que num espaço de tempo tão grande faz sentido questionar a possibilidade de algumas ameaças astronômicas e geológicas -- a erupção de um supervulcão ou o impacto de um asteroide de um quilômetro de diâmetro não seriam suficientes para provacar uma extinção em massa, mas poderiam ter efeitos catastróficos na economia e na própria civilização. Claro que se estivéssemos espalhados pelo espaço esses riscos seriam consideravelmente reduzidos.
Creio que o risco de autodestruição ainda vai aumentar, antes de diminuir. O avanço da tecnologia nos dá ferramentas de destruição cada vez mais eficientes e baratas (note que essas ferramentas podem ser as consequências indesejáveis de tecnologias úteis).
Você pode até tentar transformar isso num modelo matemático simplificado: imagine que cada pessoa recebe uma caixa com um botão vermelho. Somos também informados que apertar o botão vai causar uma explosão que vai matar qualquer um dentro de um certo raio. Claro que a grande maioria da população nunca vai apertar o botão. Porém, sempre existe aquela minoria de idiotas ou fanáticos, distribuídos no meio da população que vão acabar apertando ("for the LOLs", "por Jesus!", "por Alá", etc.). Dependendo do raio da explosão, da fração de idiotas e da densidade de pessoas, creio que essa mistura de estupidez de alguns, com grande poder de destruição distribuído, pode impactar severamente a população desse modelo. Um dia ainda vou botar isso num computador
.
Para pensar de forma mais realista, troque essa bomba por: armas biológicas, nanotecnologia, armas cibernéticas, etc.
Também acho que esse risco só vai diminuir quando não só a humanidade se dispersar mais, como também quando aceitarmos a possibilidade de haver outras formas de Ser humano (uploads, indivíduos geneticamente modificados, IA's). Mas isso só ocorrerá num futuro distante.