Autor Tópico: Governo Dilma investe mais no PiG do que no Bolsa Família  (Lida 3825 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Governo Dilma investe mais no PiG do que no Bolsa Família
« Online: 15 de Janeiro de 2013, 18:21:41 »
[...] Quando o ansioso blogueiro fala em Globo, fala na Rede Globo de TV, Globo Participações, Globosat Programadora, Radio Globo São Paulo, Infoglobo (jornal O Globo), jornal Valor (de que a Globo é sócia), Globo Comunicação (internet), e Editora Globo (revista Época).

Tudo somado, o Governo trabalhista da Presidenta Dilma “aplica” no centro do PiG, ou seja, no marco zero do Golpe, R$ 55 milhões por ano.

O Bolsa Família, com o Brasil Carinhoso e o Brasil sem Miséria – tudo somado dá R$ 20 bilhões por ano, ou seja, 0,4% do PIB.

Viva o Brasil !

A TV lidera o recebimento (sic) de publicidade federal, diz a Folha, com uma verba anual de R$ 115 milhões.

A Globo toda somada fica com a metade de toda a verba de publicidade em tevê.

E a Globo é 2/3 de toda a publicidade gasta em outras mídia – rádios, jornais, internet e revistas.

[...]

http://www.conversaafiada.com.br/pig/2012/09/13/governo-investe-420-mil-bolsas-familias-na-globo/

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Governo Dilma investe mais no PiG do que no Bolsa Família
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2013, 19:26:25 »
Este Paulo Henrique Amorim é mesmo uma 'gracinha'. Trabalhou para, recebeu de e obedeceu a Globo por anos à fio, sem nunca, em momento algum, criticar seriamente as atitudes governamentais. Agora posa de "honesto" e "intelectual", quando não passa de mais um pseudojornalista que somente vendeu o 'passe' para o "time adversário".
Foto USGS

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2013, 20:04:46 »
Este Paulo Henrique Amorim é mesmo uma 'gracinha'. Trabalhou para, recebeu de e obedeceu a Globo por anos à fio, sem nunca, em momento algum, criticar seriamente as atitudes governamentais. Agora posa de "honesto" e "intelectual", quando não passa de mais um pseudojornalista que somente vendeu o 'passe' para o "time adversário".

Ele está reclamando porque o dinheiro que vai para o Pig não vai para ele... é tipo um mimimi "caramba, eu puxo tanto o saco e só recebo uma fração disso..."
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2013, 21:11:04 »
Da Caixa ele anda recebendo muito bem, obrigado.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:15:05 »
Eu acho bem engraçado a lógica dele, porque se alguém quer fazer propaganda e levar sua "mensagem" para a massa, a Globo é o canal que faz isso melhor e mais rápido, bem menos que no passado é verdade. Portanto, mesmo que a Globo, a Folha, A Veja e o Estadão sejam politicamente contrários ao governo ( mas somente a Veja é radical) ainda são os canais de mídia que mais promovem o governo via propaganda estatal. Um pouco paradoxal.  :stunned:

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:18:55 »
O problema é que ele vê o gasto como repasse de verba para promoção de um veículo e não como o pagamento por um serviço.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:23:14 »
O problema é que ele vê o gasto como repasse de verba para promoção de um veículo e não como o pagamento por um serviço.

O "problema" é que ele é um hipócrita.
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 15 de Janeiro de 2013, 23:55:39 »

O "problema" é que ele é um hipócrita.

Ele deve ganhar uma boa grana com o seu site e seus fiéis seguidores.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 02:16:54 »

Vi uma vez noticiarem (não o PHA) como "mensalão da [editora]" num caso de compra de revistas educativas sem concorrência pelo estado ou prefeitura de SP. Acho que era a revista "recreio".

Mas de longe a comparação mais estapafúrdia que já vi foi a do caso da Land Rover de presente pós-licitação, com o Fitipaldi ou outro corredor ter dado um fusca/outro carro de presente para o Galvão Bueno. E não foi ironia não. Isso foi colocado como exemplo de negligência seletiva da oposição.

Eu acho bem engraçado a lógica dele, porque se alguém quer fazer propaganda e levar sua "mensagem" para a massa, a Globo é o canal que faz isso melhor e mais rápido, bem menos que no passado é verdade. Portanto, mesmo que a Globo, a Folha, A Veja e o Estadão sejam politicamente contrários ao governo ( mas somente a Veja é radical) ainda são os canais de mídia que mais promovem o governo via propaganda estatal. Um pouco paradoxal.  :stunned:

Eu já acho que faz sentido não gastar tudo isso em publicidade, apesar de não poder se ver isso como mero "repasse". Embora talvez em termos práticos acabe tendo esse efeito, quase, já que talvez seja o investimento com menor retorno prático possível para a população.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2013, 08:29:02 »
Em termos de valores anunciados o governo federal perde para as 30 maiores empresas em 2011.

Entre as empresas estatais a Caixa é o maior anunciante, seguida da BR e do BB. Não vi nenhum disparate nesses números.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:18:32 »
Em termos de valores anunciados o governo federal perde para as 30 maiores empresas em 2011.

Entre as empresas estatais a Caixa é o maior anunciante, seguida da BR e do BB. Não vi nenhum disparate nesses números.

Disparate é o gasto de dinheiro, por entes públicos, com propagandas e que poderia ser canalizado para despesas realmente úteis.
Foto USGS

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:37:27 »

Disparate é o gasto de dinheiro, por entes públicos, com propagandas e que poderia ser canalizado para despesas realmente úteis.
Você não acha propaganda útil?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:47:50 »

Eu acho propaganda governamental um absurdo, uma verba milionária para o governo divulgar que está fazendo sua obrigação. Para mim é uma aberração.

Além do que nada mais é do que propaganda partidária disfarçada (ou nem tanto).

Para mim propaganda governamental, salvo em  casos estritos de utilidade pública deveria ser ilegal.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, 13:10:56 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Skorpios

• Visitante
« Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2013, 11:05:11 »
Concordo com o Fabrício.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2013, 11:10:18 »

Se for governamental, a resposta é "não", com exceção daquelas de utilidade pública.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:31:45 »
Acho que as de utilidade pública deveriam passar na "Voz do Brasil", ou algo análogo.

Mas com algum mecanismo forte de fiscalização apartidária para não haver propaganda.

Acho curiosa essa coisa de uma certa condenação do mercado/empresas ser acompanhada de uma defesa do governo pelo mesmo tipo de coisa que é criticada quando praticada por empresas, quando este deveria diferir da iniciativa privada especialmente nesse aspecto.

Não falo de ninguém daqui ou do fórum, é só uma impressão geral de esquerdistas brasileiros.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:40:31 »
Como assim não pode haver propaganda governamental? Como a população vai saber o que esta sendo feito Brasil a fora? Mágica? Telepatia? Como avaliar um governo se a população não sabe o que esta sendo feito?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #17 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:49:57 »
Até porque a legislação já regula a propaganda governamental de tal forma que não possa conter nenhuma alusão a nenhum partido político.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:56:15 »
Há distinção entre "propaganda" e "informação", "divulgação de informação"?

Acredito que no mínimo não se teria tanto aspectos/estética de marketing no último caso.

Sem falar que há o horário eleitoral gratuito para "anunciar" os feitos que as pessoas não conhecerem pessoalmente.

E acho que é argumentável que para a sociedade é quase invariavelmente mais importante que o governo invista realizando outras coisas além de divulgação daquilo que fez, ou de coisas que irá fazer.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:58:25 »
Há distinção entre "propaganda" e "informação", "divulgação de informação"?

Acredito que no mínimo não se teria tanto aspectos/estética de marketing no último caso.

Porque propaganda governamental te que ser feia e chata, é isso?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:05:15 »
Se puder informar tão bem quanto e isso significar (e tipicamente significará) menores gastos públicos, sim.

Não precisa ser super legal, animada e colorida. Para essas poderiam criar um sistema de doações voluntárias. Os fãs das propagandas divertidas fazem doações, e então o governo contrata os marketeiros mais chiquérrimos criando as peças mais geniais para ganhar prêmio em Cannes.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:07:13 »
Como assim não pode haver propaganda governamental? Como a população vai saber o que esta sendo feito Brasil a fora? Mágica? Telepatia? Como avaliar um governo se a população não sabe o que esta sendo feito?

A população pode avaliar pelas notícias na mídia "normal" (jornais, revistas, etc,) sem necessidade do alarde exagerado (e muitas vezes mentiroso) feito pelas diversas esferas de governo. Pode também avaliar como a infraestrutura de sua cidade/estado/país melhorou ou piorou o seu dia a dia.

Ou então o governo poderia divulgar através de canais oficiais, como sugeriu o Buckaroo.

O que eu acho um tremendo absurdo é o volume estratosférico de recursos gasto pelos governos nas 3 esferas com publicidade. Se considerarmos ainda a propaganda das estatais, o céu é o limite. Issto em um país onde faltam recursos para saúde, educação, segurança, etc.. Além de ser um setor (verbas publicitárias) onde a corrupção mais prolifera.

Queria saber se em outros países a coisa também é assim... Será que existem gastos enormes de publicidade com o slogan de "Japão, um país de todos"? Ou então "Prefeitura de Londres, trabalhando por você"?

Alguém tem alguma informação de como se trabalha isso em países civilizados?
"Deus prefere os ateus"

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:13:20 »
Achei essa notícia que tem a ver com o assunto (e essa PEC tem meu apoio)  :hihi::

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/o-fim-da-propaganda-governamental-sera-que-passa/
"Deus prefere os ateus"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #23 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:31:12 »

A população pode avaliar pelas notícias na mídia "normal" (jornais, revistas, etc,) sem necessidade do alarde exagerado (e muitas vezes mentiroso) feito pelas diversas esferas de governo. Pode também avaliar como a infraestrutura de sua cidade/estado/país melhorou ou piorou o seu dia a dia.

Ou então o governo poderia divulgar através de canais oficiais, como sugeriu o Buckaroo.

O que eu acho um tremendo absurdo é o volume estratosférico de recursos gasto pelos governos nas 3 esferas com publicidade. Se considerarmos ainda a propaganda das estatais, o céu é o limite. Issto em um país onde faltam recursos para saúde, educação, segurança, etc.. Além de ser um setor (verbas publicitárias) onde a corrupção mais prolifera.

Queria saber se em outros países a coisa também é assim... Será que existem gastos enormes de publicidade com o slogan de "Japão, um país de todos"? Ou então "Prefeitura de Londres, trabalhando por você"?

Alguém tem alguma informação de como se trabalha isso em países civilizados?

Sério, quantas notícias passam nos jornais de São Paulo sobre obras federais no norte e nordeste? Se nã for uma obra no seu bairro ou cidade então o governo não fez nada?
E qual a audiencia de canais oficiais? O alcance é o mesmo de um intervalo do Jornal Nacional?E volume estratosférico comparado com o que? Outros países de dimensões semelhantes gastam menos para informar o povo?

E sim, Japão tem propaganda governamental nos veículos de maior audiencia. Não sei o valor pra dizer se é maior ou menor, voce sabe ou procurou saber antes de criticar?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 16 de Janeiro de 2013, 14:23:49 »
Se o que importa é a audiência, então basta imprimir um livro com as descrições de todas as realizações e distribuir em todas as residências. Na hora da entrega os entregadores perguntam se por acaso há só analfabetos no domicílio, nesses casos eles agendam uma apresentação, ou anotam telefones para uma exposição via telefone. Ou a exposição poderia ser incialmente via telefone, e as pessoas poderiam pedir a entrega pelo correio do livro descritivo. Acho que hoje telefone deve ser mais popular do que TV.

Acho que possivelmente se conseguiria um retorno maior por investimento até mesmo se tendo algo meio como "testemunhas de Jeová" do governo indo de casa em casa fazendo visitas expositivas das obras, o que representaria um custo bem maior do que apenas livros, ou livros e telefonemas. O que talvez pudesse ser reduzido se as pessoas fazendo essa visita fossem dispensados do serviço militar obrigatório por razões não-médicas. Parece que até já existe algo assim, não? Um tipo de "serviço não-militar"? Acho que foi idéia do Ciro Gomes quando era candidato a presidência mas eventualmente foi incorporado mesmo, ou estou enganado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!