Autor Tópico: Sobre as Testemunhas de Jeová.  (Lida 4472 vezes)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
Sobre as Testemunhas de Jeová.
« Online: 16 de Janeiro de 2013, 09:56:42 »
Antes de mais nada gostaria de dizer que em minha vida tive muitas crenças distintas. Fui católico, espírita, evangélico, gnóstico e também “Testemunha de Jeová” [Esse ultimo por 4 anos].

Achei interessante [e até importante] ter passado por tudo isso. Experimentei a “fé” de muitos ângulos diferentes . Me decepcionava com “Nossa Senhora” por não ter atendido a um pedido e me alegrava quando sentia a proteção de um anjo.

De todas as experiências que tive nesse quesito, posso dizer que a mais marcante [por ser a mais prejudicial] delas foi ser “Testemunha de Jeová”. Por que?
Porque, diferente das outras religiões, quando você decide abandonar a crença, os demais membros; seus “irmãos de fé” são orientados pelos dirigentes a não mais conversarem com você. Nem mesmo um “oi” pode ser dito em cumprimento pelas ruas. Voce perde todos os seus amigos [ e parentes] da noite para o dia. O prejuízo social e emocional nesse aspecto é tão grande que muitos decidem voltar para a religião, e muitos outros, por medo, não saem, sendo obrigados a permanecer na doutrina pelo resto de seus dias. Eu somente abandonei sem mais problemas [isso a 15 anos] porque não tinha nenhum parente lá dentro. Amigos, claro, fiz outros.

Eis abaixo alguns trechos de suas literaturas explicando como deve ser o convívio com as ex testemunhas de Jeová (Que eles chamam de dissociados ou desassociados).

Como tratar parentes que saem da religião:

A Sentinela de 15 /04/1988, 15 /12/1989, , Publicado p/ Testemunhas de jeova

“Poderá ser possível ter quase nenhum contato com tal parente. Mesmo que houvesse alguns assuntos familiares que exigissem contato este certamente ficaria reduzido ao mínimo”, em harmonia com a ordem divina de “ cessar" de ter convivência com qualquer que tenha pecado e não tenha se arrependido. Os cristãos leais devem seriamente evitar associação desnecessária com esse parente, até mesmo reduzindo os tratos comerciais ao mínimo possível.

Como tratar a própria mãe caso ela saia da  religião:

Livro Nosso Ministério do Reino de agosto de 2002, Publicação dos Testemunhas de jeova

"Depois de ouvir um discurso numa assembleia de circuito, um irmão e sua irmã carnal se deram conta de que precisavam mudar o modo como tratavam a mãe, que morava em outro lugar e havia sido desassociada [expulsa da religião]  seis anos antes. Logo depois da assembléia, o irmão ligou para a mãe e, depois de reafirmar seu amor por ela, explicou que NÃO FALARIA MAIS COM ELA, a não ser que um assunto familiar importante exigisse esse contato...."

O que as Testemunhas de Jeová devem “sentir” pelos que saem da religião?

"Precisamos ODIAR no mais completo sentido, o que vem a ser votar a mais viva e extrema aversão, considerar como nojentos, odiosos e imundos, e detestar mesmo. ...
" ...Sim, não podemos amar esses inimigos odiosos, pois eles apenas servem para a destruição"

“ Devemos ter a lealdade que o rei Davi evidenciou ao dizer: “ Odei-os com ódio consumado...”
(A Sentinela 15 de Março de 1996 pág.16)

Todavia, o feitiço vira contra o feiticeiro em alguns casos:

A Justiça do Trabalho de Mato Grosso condenou uma empresa de Cuiabá a pagar indenização de R$ 5 mil a uma trabalhadora que teria perdido uma vaga de emprego por causa da religião. A auxiliar administrativo Daniela Mendes Ribeiro passou por uma entrevista e pretendia trabalhar em uma ótica. Segundo ela, uma funcionária teria comentado com a diretora da empresa que a candidata seria Testemunha de Jeová, mas que não frequentava mais a religião. Foi quando o tratamento mudou. "Ela me disse que era ativa na igreja e que não poderia ter uma pessoa que não participava mais da religião. Então, por isso, a vaga não era mais minha", conta Daniela.

http://www.paulopes.com.br/2011/04/testemunha-de-jeova-tera-de-pagar.html

… 
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2013, 10:03:39 por Novag »

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Sobre as Testemunhas de Jeová.
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:14:24 »
E você agora passou para....
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:24:20 »
... o agnosticismo.

Já estou nessa crença (ou melhor dizendo, descrença) a mais de 6 anos.

Quanto ao teísmo, não posso me queixar de uma coisa. Fui batizado por três vezes, em três religioes distintas.
Então, não será por falta de batismo que irei para o inferno. :quevedo:

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:36:12 »
Elas[as testemunhas] possuem uma sociedade muito organizada. Quando se é testemunha de Jeová, apoio e ajuda, tanto financiera como moral são abundantes. Estudei a bíblia, não, que porra de bíblia oquê, o livro "A Verdade Que Conduz à Vida Eterna"por quase um(1) ano. Frequentei reuniões nos salões do reino e em casa de alguns irmãos, "debates" a cerca das "verdades" incontestáveis da bíblia. Fiz tudo isso por simples curiosidade. Consegui dados interessantes nesta empreitada. Realmente há uma lavada no cérebro em se tratando de fontes de conhecimento porque, uma testemunha, sorve de informações quase que na totalidade em publicações da Watch Tower.
AGORA o BIZARRO MESMO fica por conta do fato de mulheres estarem proibidas de falar nas reuniões no púlpito. Para burlar este sistema então, fazem algo como um "teatrinho" onde de forma alguma elas se dirigem para o público , mas a mensagem é para o público  :stunned:       sinistro  ::)
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2013, 10:55:29 »
Voce deve estar falando dessa parte da biblia:

1 Cor. 14:34,35

As mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei.  E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja.

Mesmo fazendo aquele "teatrinho" que conhecemos, ainda assim não conseguem se safar da segunda parte do texto, que sublinhei acima. Será que nenhuma mulher faz perguntas aos anciãos e/ou irmãos dentro do Salão do Reino?

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2013, 11:18:04 »
Com indiretas, talvez. O amigo, ao que me parece, participou por um bom tempo nesta seita, nunca viu nada similar nas reuniões?

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2013, 11:56:18 »
E é verdade que só "há" 144.000 lugares no "Céu" e os resto da humanidade tem de ir para o "Inferno"?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:23:08 »
E é verdade que só "há" 144.000 lugares no "Céu" e os resto da humanidade tem de ir para o "Inferno"?

Os 144 mil lugares é somente para os "ungidos"; testemunhas de jeová da primeira classe, digamos assim, que ressucitarão com um corpo espiritual para governar com Cristo no céu a humanidade da terra, que seria a segunda classe de salvos. Claro, todos testemunhas de jeová.
Tambem existe espaço de salvação para os injustos, que são definidos como sendo as pessoas que não conheceram a verdade [ ensinamentos das testemunhas de jeová] mas que foram bonzinhos na terra.

Não sei se mudou muita coisa depois do tempo que saí, mas naquela época cogitavam a hipótese de somente 1% da humanidade ser salva (as testemunhas de jeová). Faziam uma analogia com a arca de Noé que, onde na época foram salvas apenas as pessoas que ouviram o profeta, entrando na arca antes do dilúvio.

Sobre a doutrina, o cristianismo das testemunhas é um festival de absurdos até mesmo para o cristianismo secular, onde o criador da seita (Russell) mesclou cristianismo com ensinamentos maçonicos, dando origem a TNM (biblia particular das testemunhas) com uma série de distorçoes do texto grego e hebraico original.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2013, 12:30:22 »
Com indiretas, talvez. O amigo, ao que me parece, participou por um bom tempo nesta seita, nunca viu nada similar nas reuniões?

Todos os dias. Era uma verdadeira ginástica teológica (para não dizer lavagem cerebral) tentando provar a todo instante que o amarelo era azul ou que o quadrado era redondo. Dificil mesmo era engolir a questão do sangue, que, como todos sabem, as testemunhas preferem morrer a receber transfusão de sangue, alegando ser uma ação que desagrada a Deus. Vira e mexe vemos um escandalo na midia envolvendo pais/filhos que deixam filhos/pais morrerem por falta de transfusão.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:42:33 »
Bah Tche, eu lembro quando com orgulho as TJ's exibiam suas carteirinhas que evitavam receber sangue. E se não estou enganado, esta palhaçada toda vem de um comentário bobinho feito pelo apóstolo Tiago, estou certo?

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2013, 19:07:29 »

Os 144 mil lugares é somente para os "ungidos"; testemunhas de jeová da primeira classe, digamos assim, que ressucitarão com um corpo espiritual para governar com Cristo no céu a humanidade da terra, que seria a segunda classe de salvos. Claro, todos testemunhas de jeová.
Tambem existe espaço de salvação para os injustos, que são definidos como sendo as pessoas que não conheceram a verdade [ ensinamentos das testemunhas de jeová] mas que foram bonzinhos na terra.

Não sei se mudou muita coisa depois do tempo que saí, mas naquela época cogitavam a hipótese de somente 1% da humanidade ser salva (as testemunhas de jeová). Faziam uma analogia com a arca de Noé que, onde na época foram salvas apenas as pessoas que ouviram o profeta, entrando na arca antes do dilúvio.

Sobre a doutrina, o cristianismo das testemunhas é um festival de absurdos até mesmo para o cristianismo secular, onde o criador da seita (Russell) mesclou cristianismo com ensinamentos maçonicos, dando origem a TNM (biblia particular das testemunhas) com uma série de distorçoes do texto grego e hebraico original.

Que eu saiba na crença dos "testemunhas de Jeová", os que não vão para o céu, simplesmente deixam de existir de verdade, mas vão para o inferno.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2013, 01:08:49 »
Não Lara. Não há céu no conceito das TJ's. A terra sim será a morada eterna para elas [as testemunhas]. O "céu", no caso, seria apenas para os 144 mil o que vão desde os primeiros "santos" bíblicos até as TJ's do corpo governante.
Tendeu docinho?  :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:31:16 »
"Precisamos ODIAR no mais completo sentido, o que vem a ser votar a mais viva e extrema aversão, considerar como nojentos, odiosos e imundos, e detestar mesmo. ...
" ...Sim, não podemos amar esses inimigos odiosos, pois eles apenas servem para a destruição"

“ Devemos ter a lealdade que o rei Davi evidenciou ao dizer: “ Odei-os com ódio consumado...”
(A Sentinela 15 de Março de 1996 pág.16)

Sinistro, parece até alguma regra de membros da ATEA.

Já tinha lido/ouvido falar dessa prática de "shunning", mas achava que era algo mais velado, que no discurso fosse algo mais brando. "Muitas vezes um irmão se desvia, mas ele é como o filho pródigo, blablablá, Jesus nos mandou amar aos nossos inimigos blablablá".

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2013, 07:30:37 »
Acho que esses caras se inspiraram no Malleus Maleficarum para escreverem essas asneiras, aceitas até hoje.

Tão sinistro quanto real.

Tenho um vizinho de frente a minha casa que, juntamente com sua esposa [tambem TJ] me olham “de longe” como se estivessem vendo o próprio diabo. E olhem que já faz uns 15 anos que sai dessa seita maluca.

Alguns anos atrás as filhas desse mesmo vizinho tambem foram expulsas da seita porque fornicaram. Em virtude disso os próprios pais arrumaram um barracão nos fundos de sua casa para as tres meninas que, mesmo sendo menores de idade (a mais velha tinha 17 anos na época) não podiam mais ficar morando debaixo do mesmo teto.
Muitas familias já foram destroçadas com essa prática. Casais se separam. Irmãos, pais e filhos cortam relações. Patrões demitem funcionários e funcionários pedem contas. Existem até casos de alunos mudarem de escola por causa de professores que saem da seita.  É por isso que muita gente só não sai da seita por temer tais consequencias.

Versículos bíbilicos que eles usam [extraidos da TNM – biblia particular da seita] para justificar essa prática com os que saem:

II João 9-11

"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras."

1 Coríntios 5:11-13

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.  Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?  Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 07:34:33 por Novag »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2013, 10:57:34 »

Versículos bíbilicos que eles usam [extraidos da TNM – biblia particular da seita] para justificar essa prática com os que saem:

II João 9-11

"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras."

Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.  Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?  Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.

Apesar de ser um comportamento reprovável, nojento, a meus olhos, me parece que estão apenas cumprindo com seu dever com deus.
Ceticismo é para poucos!

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #15 Online: 31 de Janeiro de 2013, 11:11:02 »

II João 9-11

Apesar de ser um comportamento reprovável, nojento, a meus olhos, me parece que estão apenas cumprindo com seu dever com deus.

Eles por acaso vendem todos os seus pertences e doam o dinheiro aos pobres? Eles apedrejam adúlteras? Eles usam tecidos com fibras mistas? Então não, eles não estão cumprindo todos os seus deveres com deus. Estritamente falando, eles são tão hipócritas quantos os demais cristãos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2013, 11:46:54 »

II João 9-11

Eles por acaso vendem todos os seus pertences e doam o dinheiro aos pobres? Eles apedrejam adúlteras? Eles usam tecidos com fibras mistas? Então não, eles não estão cumprindo todos os seus deveres com deus. Estritamente falando, eles são tão hipócritas quantos os demais cristãos.
tirou as palavras do meu teclado...  Aposto que esses infiéis ainda comem bacon...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2013, 13:34:04 »

II João 9-11

Bom, eu não disse todos.
Creio que todo religioso é hipocrita em menor ou maior grau em relação ao que prega. Não há como não ser.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2013, 13:57:31 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline R0d

• Nível 00
  • *
« Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2013, 23:35:59 »
Bem, pelos menos eles tem o mérito de tentar criar uma versão em inglês para YHWH, que é o verdadeiro nome do Deus cristão.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #19 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 00:58:38 »
Novag! Quer dizer que depois de um tempo você parou de acreditar cegamente em mágicas, e agora tem dúvidas se elas existem?

Toda vez que essas mulheres educadas, tentam falar comigo através da grade do meu portão e eu estou com um pouco de vontade de perder meu tempo, elas se arrependem, eheheh outro dia uma mais nova, pela cara, gostou do que eu disse... acho que por uns segundos ela balançou nas suas certezas;;;;
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Fevereiro de 2013, 07:06:16 »
Novag! Quer dizer que depois de um tempo você parou de acreditar cegamente em mágicas, e agora tem dúvidas se elas existem?

Como assim?  :)
Uma vez que a fé se vai, sendo substituida pela razão, dificilmente retorna. Se fiz algum comentário que desse a entender o contrário, foi mera ironia ou algo do tipo.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #21 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:33:06 »
Algo estranho aconteceu hoje cedo. Duas senhoras (TJ's) me ofereceram uma brochura em troca de alguns trocados. Não era golpe mas sim, um ato que há muito não se aplicava. Na década de 80 a pratica era muito comum. Concluo que a crise chegou para esta seita também.  :P

Offline Novag

• Nível 11
  • *
« Resposta #22 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 10:56:10 »
Trata-se de um golpe sim, mas contra o governo.

Ao pedir apenas um "donativo" pelas publicações, eles se livram da aparencia comercial e consequentemente dos impostos. Esse sistema já existe a alguns anos aqui no Brasil.

Saiba tambem que essas senhoras (como todas as demais testemunhas), ao pegarem tais publicações no balcão da igreja para distribuirem nas ruas, "PAGAM" por elas.

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 09:44:07 »
... o agnosticismo.

Já estou nessa crença (ou melhor dizendo, descrença) a mais de 6 anos.

Quanto ao teísmo, não posso me queixar de uma coisa. Fui batizado por três vezes, em três religioes distintas.
Então, não será por falta de batismo que irei para o inferno. :quevedo:

:histeria:
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Offline pqdrochabm

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 09:46:46 »

O quê?????
 :hein: :hein:
"Somos o projeto final do passado e o esboço do projeto do futuro."

"Não leve a vida muito a sério, pois não sairá vivo dela mesmo!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!