Acho que essa questão é mais complexo, você meio que contra pós religião e ceticismo, uma visão binária de mais, ao ver que existem "Cristianismo-Ateu" (Quando a pessoa segue os ensinamentos de cristo sobre amor e tals, mas não acredita em deus).
Ceticismo, assim como a ciência, e filosofia, é um dos meios de buscar pela verdade. A religião também, o problema é que a religião pré moldada por igrejas é muito limitada nesse ponto. MAs é bem possivel alguem com crenças ser cético...
Mas sim, religiões moldadas ao extremismo são uma merda, e são muito limitadas, tanto que a tendencia é elas perderem seguidores.
Outro ponto é que o ceticismo não é igual de pessoa pra pessoa, e eu notei isso no forúm, a maioria dos céticos daqui confia muito na ciência, se me permitem criar a expressão, são "Céticos Cientificos", alguns puxam um pouco pra filosofia, outros puxam muito pra filosofia (Oi, Alys).
Ainda há os budistas, malditos budistas, conheço alguns, eu pratico algumas coisas do budismo, e a postura da maioria deles é cetica, mas, eles valorizam a experiencia pessoal sobre a ciência, mas mesmo assim dão bastante valor a ciência.
Outros misturam isso tudo, ou fazem diferente disso tudo, alguns são mais mente abertas e liberais, outros são mais cautelosos.
Pra mim a vantagem não é ser cético, e sim não se apegar a nenhuma crença de verdade.