Autor Tópico: Afinal, qual é a vantagem em ser cético?  (Lida 5505 vezes)

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
Afinal, qual é a vantagem em ser cético?
« Online: 29 de Janeiro de 2013, 21:41:18 »
Às vezes fico me fazendo essa pergunta.

Isso porque o termo “vantagem” está diretamente ligado ao ponto de vista particular de cada um; na maneira que cada um vê e avalia as coisas e os acontecimentos ao seu redor.
Se fizermos essa pergunta para nós mesmos, responderemos que a vantagem consiste em estamos livres das amarras dogmáticas que tem, de certa forma, causado um “atraso” na vida de muitas pessoas. Diremos que aproveitamos nosso tão precioso tempo com coisas realmente importantes, úteis  e prazerosas de se fazer.
Por outro lado, se perguntarmos a um religioso fanático se ele é feliz da forma como que vive; se ele realmente sente uma “vantagem” em ser da maneira como é, certamente ele dirá que sim, pois pertence a um seleto grupo de pessoas que será “salva” para viver eternamente, ou que é feliz por fazer a vontade do “Pai”.
É claro que, com a morte, teístas e céticos deixarão de existir,  mas pelo menos ambos viveram sendo felizes com o que fizeram e acreditaram.
  Obviamente falo sob o ponto de vista particular, tratando dos aspectos da vida pessoal de cada um.
Um ato de masturbação para um cético pode ser tão prezeroso como um religioso "evitar a masturbação", pois assim se sente vitorioso contra satanás.

Falando  da sociedade como um todo?

Nós sabemos que a religião tem sido a causa de muitas guerras, mas também tem sido um forte ente que contribui para a paz em outros casos.
Não que a religião seja boa ou ruim, mas sim que “para certas pessoas” ela pode apresentar seu lado benéfico.
A religião ajuda algumas pessoas a se livrarem de vícios e a se reestruturarem melhor em seus lares.

Então, encarando a questão com neutralidade, levamos ou não  alguma vantagem em sermos céticos?

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
Re:Afinal, qual é a vantagem em ser cético?
« Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:03:50 »
Acho que essa questão é mais complexo, você meio que contra pós religião e ceticismo, uma visão binária de mais, ao ver que existem "Cristianismo-Ateu" (Quando a pessoa segue os ensinamentos de cristo sobre amor e tals, mas não acredita em deus).

Ceticismo, assim como a ciência, e filosofia, é um dos meios de buscar pela verdade. A religião também, o problema é que a religião pré moldada por igrejas é muito limitada nesse ponto. MAs é bem possivel alguem com crenças ser cético...

Mas sim, religiões moldadas ao extremismo são uma merda, e são muito limitadas, tanto que a tendencia é elas perderem seguidores.

Outro ponto é que o ceticismo não é igual de pessoa pra pessoa, e eu notei isso no forúm, a maioria dos céticos daqui confia muito na ciência, se me permitem criar a expressão, são "Céticos Cientificos", alguns puxam um pouco pra filosofia, outros puxam muito pra filosofia (Oi, Alys).

Ainda há os budistas, malditos budistas, conheço alguns, eu pratico algumas coisas do budismo, e a postura da maioria deles é cetica, mas, eles valorizam a experiencia pessoal sobre a ciência, mas mesmo assim dão bastante valor a ciência.

Outros misturam isso tudo, ou fazem diferente disso tudo, alguns são mais mente abertas e liberais, outros são mais cautelosos.

Pra mim a vantagem não é ser cético, e sim não se apegar a nenhuma crença de verdade.

"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2013, 22:06:50 »
Vai depender de sobre o que se é cético.

Crenças falsas podem ter aspectos negativos, positivos, e inócuos na vida das pessoas.

Acho que as principais diferenças são sem qualquer ordem de importância:

• ter menor chance de não cair em engabelações de curandeiros e charlatões quando o assunto é saúde
  • não ter algumas restrições morais "sem sentido" (como não ver nada dramaticamente contra sexo antes do casamento, divórcio, e etc)
  • não ser financeiramente explorado/extorquido/constrangido nos esquemas apelativos/semi-mafiosos de algumas religiões

Mas algumas das coisas não são mesmo "preto e branco". Como com essas questões de maior restrição sexual, dependendo do grau que for a coisa, e de disposições individuais, a pessoa pode ainda ser completamente satisfeita e até ter algumas vantagens/menores riscos de problemas (gravidez precoce, instabilidade familiar). Mas ao mesmo tempo não é como se os céticos todos vivessem em orgias ininterruptas, não é como se padrões comportamentais parecidos não pudessem ser justificados por algo além de vontade sobrenatural, ainda que talvez tais justificativas não tenham o mesmo apelo psicológico e força.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2013, 07:57:40 »
Filósofo, tentei colocar uma visão imparcial para expor a questão, cuja resposta pode ser algo bem próximo do que o Banzai comentou.
Existe uma diferença entre ter e “achar que tem” alguma vantagem . Nesta última o indivíduo pode padecer, mas sendo feliz (achando que está  por cima) ao mesmo tempo.
Exemplos:

- Uma Testemunha de Jeová deixa o filho morrer por falta de transfusão de sangue.
- Um homem perde tudo ou parte significativa do que tem, dando o seu dinheiro para a igreja.
- Mediante a ameaça de um tapa no rosto, um homem, ao invés de se defender, ainda oferece a outra face.

Talvez possamos fazer  uma distinção de “vantagem real” e “vantagem ilusória” ao separarmos o mundo físico do imaginário, mas ainda esbarramos em alguns problemas ao mensurar realidade/verdade visto este conceito ser bastante flexível; questionável até.

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2013, 09:48:33 »
Concordo, eu só não ia colocar as cartas como você, o Espirros Nunca Mais achava que o ceticismo e a religião eram os opostos, mas são coisas diferentes, mas não opostas, e acho que a vantagem de ser cético, de qualquer genero, é não se apegar a nenhuma crença de verdade por comformismo, ou medo, ou pressão externa, e sim refletir, estudar e pensar sobre que vai levar como "verdade".
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2013, 11:15:37 »
Os 100% céticos daqui do fórum, no bom estilo Sagan de ser, são poucos.
Mas a vantagem que eu vejo é a de não ser passado pra trás e cair em conversas fiadas de charlatões e espertões. Nem ter o cérebro lavado por esses líderes de religiões que tem por aí. Enfim, o senso critico de um cético é bem acima da média.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:01:25 »
Às vezes fico me fazendo essa pergunta.

Cético até quanto a ser cético... Aqui está um verdadeiro cético... :oba:
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:28:33 »
Eu, se pudesse escolher, acho que o mais vantajoso, seria poder trabalhar, ora no modo crédulo ora no modo cético, acreditando ou duvidando do que convém, conforme a necessidade do momento. Infelizmente, ao menos, para mim, isso não funciona. Até consigo ter meus pensamentos mágicos, criativos e reconfortantes, mas não consigo levá-los adiante. O ceticismo parece estar sempre de prontidão, vindo por ordem na casa ao menor sinal de alarme.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:40:53 »
Não vejo sentido prático na pergunta. Não sei se a perspectiva de ser cético é ter vantagem em relação a alguma coisa, pra mim não, tanto quanto poderia ter. Eu não sou cético pensando que isso é vantajoso ou desvantajoso, apenas que o meu senso crítico aliado à aprendizagem e informação me levou a essa condição. 

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Janeiro de 2013, 12:43:27 »
Eu, se pudesse escolher, acho que o mais vantajoso, seria poder trabalhar, ora no modo crédulo ora no modo cético, acreditando ou duvidando do que convém, conforme a necessidade do momento. Infelizmente, ao menos, para mim, isso não funciona. Até consigo ter meus pensamentos mágicos, criativos e reconfortantes, mas não consigo levá-los adiante. O ceticismo parece estar sempre de prontidão, vindo por ordem na casa ao menor sinal de alarme.

Concordo plenamente...

Até consigo ter meus pensamentos mágicos, criativos e reconfortantes, mas não consigo levá-los adiante.
Eu tb tento fazer isto... Às vezes, olhando outras pessoas, parece que funciona. Mas pra mim, sempre tem aquele "cãozinho" que diz: "Otário, cai na realidade, imbecil".

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:32:01 »
Afinal, qual é a vantagem em ser cético?

Passar por debaixo de escadas, tratar autoridades horizontalmente, encarar gatos pretos, falar de coisas de "má-sorte", assobiar à noite, ter "Quem? Onde? Quando? Como? Por quê?" na ponta da língua, poder responder a pergunta.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2013, 13:34:02 por ReVo »
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2013, 13:35:12 »
Não cair em esquemas de pirâmide disfarçados porque um amigo está muito entusiasmado com isso e quer te levar de qualquer jeito....
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Janeiro de 2013, 14:06:55 »
Não cair em esquemas de pirâmide disfarçados porque um amigo está muito entusiasmado com isso e quer te levar de qualquer jeito....

Ainda ele está estusiasmado? Não caiu do cavalo ainda?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Janeiro de 2013, 15:01:47 »
To com medo de perguntar e ele tentar me converter de novo...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Janeiro de 2013, 17:57:21 »
Até consigo ter meus pensamentos mágicos, criativos e reconfortantes, mas não consigo levá-los adiante.
Eu tb tento fazer isto... Às vezes, olhando outras pessoas, parece que funciona. Mas pra mim, sempre tem aquele "cãozinho" que diz: "Otário, cai na realidade, imbecil".

Eu nem tento, na verdade, não é algo que eu domine. Simplesmente acontece, sempre que me distraio surgem idéias fantásticas que se desenrolam meio que por conta própria, até que, sem querer, desperto desse estado e não consigo mais voltar. É como se, literalmente, acordasse de um sonho. O máximo que consigo, às vezes, é provocar esse estado de distração.

Por isso, às vezes, suponho até, que a credulidade seja consequência de uma constante fuga inconsciente do estado de concentração, motivada por, sei lá, sentimentos, idéias ou palavras-chaves, enfim, associações, que para os céticos, por algum motivo, funcionam diferente.

Talvez o oposto, sendo o ceticismo consquência de uma constante fuga inconsciente do estado de distração/descontração. 

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2013, 18:30:51 »
To com medo de perguntar e ele tentar me converter de novo...
O penúltimo que quis me evangelizar, hoje é ateu... Usuário "Cego".

O último, não tive muito tempo, mas... o cara ficou bastante encucado... Até o pastor dele pediu para parar de falar comigo hehehe. Mas comecei a trabalhar e não levei mais um para o mundo ateísta hehe

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2013, 19:10:24 »
Eu acho que ser cético não muda em nada o mundo em que vivemos, é uma opção pessoal, eu me declaro sempre que é pertinente dizer que não acredito em mágica. Mas digo sempre para que cada um siga o seu caminho, se o papo render aí vou explicando a minha falta de fé, que vem desde que eu tinha 14 anos, então isso prova que ninguém precisa acreditar em nada mágico prá viver.

Acho que o mundo seria muito melhor sem religião, não acho que a religião traga nada de bom para ninguém, além de ser algo anti-ecológico, pois a maioria dos religiosos estão ligados a outros mundos mágicos, e não tentam ou lutam para preservar este. 

Esse papo que religião traz a paz, tira alguém de alguém de algum vício é balela de religioso mesmo.  O pior dos vícios é melhor que qualquer religião.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Daniel Coffe

• Nível 00
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2013, 19:16:20 »
Acho que ser cético não é tao vantajoso pois um cético sabe que ele depende só da força dele para seguir a vida e encarar desafios e alcançar metas, ao contrario do crédulo que tem ajuda de uma entidade Imaginaria causando maior motivação e superação, mas tem algumas vantagens sim, Não ser enganado por lideres religiosos mau carater é uma das vantagens, Mas qual vantagem maior do que sempre buscar a verdade?
"Ser portador de TOC é chato mas tem as suas vantagens "

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Janeiro de 2013, 19:52:58 »
Não vejo sentido prático na pergunta. Não sei se a perspectiva de ser cético é ter vantagem em relação a alguma coisa, pra mim não, tanto quanto poderia ter. Eu não sou cético pensando que isso é vantajoso ou desvantajoso, apenas que o meu senso crítico aliado à aprendizagem e informação me levou a essa condição. 

Um pouco como, "qual a vantagem de se ter história, arqueologia, e paleontologia, em vez de simplesmente ficção?"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 30 de Janeiro de 2013, 23:02:16 »

Um pouco como, "qual a vantagem de se ter história, arqueologia, e paleontologia, em vez de simplesmente ficção?"
:ok:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2013, 10:26:04 »

2.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2013, 10:52:54 »

2.

3. Porém, isso não quer dizer que não existam vantagens. A que percebo mais claramente é uma certa flexibilidade intelectual: as crenças religiosas são, em princícipo, inimigas da mudança (embora sejam mutáveis na prática). O mundo atual está em constante fluxo, com novas tecnologias e ideias constantemente desafiando nossa visão da realidade. Uma visão não-dogmática nos permite analisar os prós e os contras da adoção de novas ideias com mais clareza. Isso vale não só para os casos mais... patológicos, como o das seitas apocalipticas, como também para coisas mais mundanas, como o uso de células-tronco em pesquisas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2013, 12:46:49 »

2.

3. Porém, isso não quer dizer que não existam vantagens. A que percebo mais claramente é uma certa flexibilidade intelectual: as crenças religiosas são, em princícipo, inimigas da mudança (embora sejam mutáveis na prática). O mundo atual está em constante fluxo, com novas tecnologias e ideias constantemente desafiando nossa visão da realidade. Uma visão não-dogmática nos permite analisar os prós e os contras da adoção de novas ideias com mais clareza. Isso vale não só para os casos mais... patológicos, como o das seitas apocalipticas, como também para coisas mais mundanas, como o uso de células-tronco em pesquisas.
Essas duas respostas representam bem o que é ser e as vantagens do ceticismo. Acho que o cara não perguntou "por que ser cético" e sim, quais as vantagens e desvantagens, assim como qualquer pensamento ideológico e seu impacto em vc e na sociedade.

Por exemplo, se me perguntarem se é bom ser ateu, eu respondo um "não" bem bonito. Pelo menos aqui onde moro, no ambiente que vivo, "não". Mas aí seria uma das "desvantagens", assim como as "vantagens". No mais, seria bom frisar que isto não é bem uma escolha, e sim ser. Vc pode escolher procurar ser uma dessas coisas (ateu, cético e etc), mas se vc realmente vai ser ou não, acho que não é bem uma escolha...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2013, 18:36:35 »
Eu não percebo vantagem nem desvantagem em ser ateu, é algo que não influencia absolutamente nada no meu dia a dia.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline NandoR

• Nível 11
  • *
« Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2013, 15:40:07 »
Ser cético não traz nenhuma vantagem, acho que é mais uma "filosofia de vida" ou uma forma mais abrangente, muito mais completa, em que nada realmente afeta os céticos, não há uma só opinião formada, existem várias. Os céticos são muito mais abertos do que as restantes pessoas, porque a sua opinião não é regida por religiões, preconceitos, não é limitada.
Sou jovem! Sou cetico! E adoro jogar nas slots!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!