Como presidente ela vai representar o povo brasileiro, qual o grande problema?
Representar o povo brasileiro?
[...]
"Eu irei lá em Roma. Eu comparecerei lá em Roma na medida que convidaram e o Brasil é um país que tem uma população católica muito expressiva e acredito que será importante eu, como presidente - eu não estou falando como pessoa porque como pessoa eu fui criada na Igreja Católica -, mas estou representando como presidente essa população católica do nosso país", disse Dilma.
[...]
Não, porque
01) Ela afirma categoricamente que foi representar os católicos e
02) Eu não dei procuração alguma para falar em meu nome.
Parece que o mesmo problema acontece nos Estados Unidos:
Boehner turns down trip to Vatican with Biden
Biden will lead the U.S. delegation to Rome for Pope Francis’s installation, scheduled for Tuesday. On Wednesday he invited Boehner, a fellow Catholic, to join the delegation.
“I am grateful for the invitation to attend the papal investiture in Rome with Vice President Biden, and would like to be able to join the trip,” Boehner responded. “Unfortunately, my duties in the House next week — including hosting President Obama and the Prime Minister of Ireland at the Capitol on Tuesday, and the debate on the budget — make that impossible.”
He added, “I wish the Vice President all the best in his journey, and hope he communicates the prayers and warm regards of every American, especially Catholics, to the first pope from the Americas.”
http://www.washingtonpost.com/blogs/post-politics/wp/2013/03/14/boehner-turns-down-trip-to-vatican-with-biden/
Eu não gosto nem me alinho ao governo atual, mas com uma população brasileira majoritariamente católica (64,6% segundo o
CENSO 2010), não vejo problema para a presidente ir representar os brasileiros católicos em alguma ocasião que, no caso, deve ser uma das mais icônicas. Acho que estamos apenas discutindo semântica ou criando picuinha em relação a algo que existe, embora não seja a realidade que gostaríamos.