Autor Tópico: Exumação do Imperador D. Pedro I  (Lida 1169 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Exumação do Imperador D. Pedro I
« Online: 20 de Fevereiro de 2013, 07:28:51 »
Reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo" relata que, pela primeira vez em quase 180 anos, foram exumados, para estudos, os restos mortais de D. Pedro I, o primeiro imperador brasileiro, e de suas duas mulheres: as imperatrizes D. Leopoldina e D. Amélia. Houve autorização dos descendentes da família imperial e o jornal publicou alguns resultados dos estudos...

Todavia, escreve: No caixão de Dom Pedro, nova surpresa: não havia nenhuma comenda ou insígnia brasileira entre as cinco medalhas encontradas. O primeiro imperador do Brasil foi enterrado como general português, vestido com botas de cavalaria, medalha que reproduzia a constituição de Portugal e galões com formato da coroa do país ibérico. A única referência ao período em que governou o Brasil está na tampa de chumbo de um de seus três caixões: a gravação "Primeiro Imperador do Brasil", ao lado de "Rei de Portugal e Algarves".
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Re:Exumação do Imperador D. Pedro I
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 07:39:31 »
O que me pareceu estranho naquela reportagem, embora só tenha lido o resumo na internet, é o espanto com o facto de D. Pedro trajar como português.

Será que o jornal não sabe que ele foi enterrado em Portugal, no mosteiro de São Vicente de Fora em LIsboa, e apenas trasladado para o Brasil, em Abril de 1972, após negociações luso-brasileiras?
Será também que o jornal não sabe que o seu coração está na igreja da Lapa na cidade do Porto (Portugal) por decisão testamentária de D. Pedro em agradecimento às gentes portuenses pelos sacrifícios durante o cerco das forças absolutistas de D. Miguel?

Estarei errado, ou houve aqui alguma falta de investigação jornalística?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #2 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 19:41:06 »
Ou pode ter ocorrido sensacionalismo proposital, para atrir mais leitores
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2013, 21:09:59 »
[...]

Eu ficaria surpreso se alguma investigação tivesse sido feita.
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:40:54 »
A oposição está mesmo engajada em ir a fundo atrás da "corrupção" no país...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas falando (nem tão) sério, todo mundo sabe que D. Pedro I sempre gostou mais do Brasil do que de Portugal. Tinha todo aquele papinho de ser rei portucalense e tal, mas o que ele curtia mesmo era esse paraíso tropical, cheio de ousadia, alegria e mulatas dançando fado.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline ReVo

• Nível 19
  • *
  • "!"
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:44:55 »

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas falando (nem tão) sério, todo mundo sabe que D. Pedro I sempre gostou mais do Brasil do que de Portugal. Tinha todo aquele papinho de ser rei portucalense e tal, mas o que ele curtia mesmo era esse paraíso tropical, cheio de ousadia, alegria e mulatas dançando fado.

O Samba originado do Fado, eu tinha certeza!  :biglol:
"Most men love money and security more, and creation and construction less, as they get older." John Maynard Keynes

"Plus ça change, plus c´est la même chose." Giuseppe Tomasi di Lampedusa

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #7 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 00:46:11 »

Jornalistas do fórum (???) dirão melhor, mas o jornalismo histórico nunca se preocupou muito com a coerência histórica e imparcialidade dos fatos. O que vende é a polêmica, independente da veracidade histórica, vide Narloch.
(Que fique claro que eu conheço o masoquismo de alguns historiadores em ainda dar credibilidade total a livros como "As Veias Abertas da América Latina".)
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:28:59 »
Boa iniciativa essa de exumar os corpos.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 09:40:59 »
(Que fique claro que eu conheço o masoquismo de alguns historiadores em ainda dar credibilidade total a livros como "As Veias Abertas da América Latina".)
O livro é ruim?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #10 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 15:31:06 »
O livro é ruim?

Na verdade, meu problema é com as pessoas que trabalham com História e se negam a ler Doratioto, p.ex, e usam o "Veias Abertas" como um tratado sobre a América Latina 100% verídico.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 00:39:22 »
O livro é ruim?

Se parcialidade ideológica e manipulação de dados históricos contarem, a resposta é "sim"
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 03:28:04 »
O livro é ruim?

Se parcialidade ideológica e manipulação de dados históricos contarem, a resposta é "sim"

O que me espanta é o gigantesco crédito desta obra entre os historiadores.
Benjamin Franklin

Voltaire

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 12:49:17 »
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 17:39:22 »

http://www.sensacionalista.com.br/2013/02/20/a-procura-de-adversario-para-dilma-psdb-exuma-restos-de-d-pedro-i/

:biglol:

:histeria: :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Outra equipe do partido contratou mergulhadores, que fazem buscas no oceano. Eles tentam resgatar Ulysses Guimarães. Caso consigam, vão tentar fazê-lo mudar de partido. Ulysses foi visto pela última vez em Procurando Nemo.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 19:39:09 »
Outra coisa: eu vi rapidamente uma reportagem na televisão afirmando que ele "era mai baixinho", tendo 1.70 m. Mas naquela época essa não era uma estatura média-alta?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!