Enquete

Sou de Esquerda porque acho que não deve haver nenhum coletivo a sobrepor-se ao individual

Concordo
Discordo

Autor Tópico: Ser de Esquerda  (Lida 3620 vezes)

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
Ser de Esquerda
« Online: 21 de Fevereiro de 2013, 13:18:21 »
A afirmação consta de uma entrevista de um sociólogo e professor universitário que acabei de ler. Qual é o vosso juízo?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Osler

• Nível 25
  • *
Re:Ser de Esquerda
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 15:33:28 »
Desculpe-me, não entendi bem o argumento da frase, poderia desenvolver?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 18:03:41 »
A ideia é a de que é o individualismo que é de esquerda e não o coletivismo, pois este limita e sobrepõe-se aos direitos e as liberdades individuais. O indivíduo é o valor máximo e não outro... Pelo menos é como eu interpreto... 
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 21:09:21 »
Ao se dizer que a esquerda defende um individualismo, não podemos perder de vista o fato de que esse individualismo da esquerda não é o individualismo do Bem, mas sim o individualismo do Mal. [/direitista]

(e vice-versa)

Offline Filosofo Superficial

• Nível 14
  • *
  • Só vemos o que queremos ver
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 21:26:20 »
A afirmação da frase faz sentido.

Mais sentido que a perola que li hoje: "O brasil está virando uma ditadura comunista"
"Se vivemos num mundo com tantas dimensões, como podemos fazer a distinção entre Ilusão e Realidade?"

"Enquanto não se escolhe, tudo permanece possível"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 00:19:46 »
O pensamento da esquerda histórica sempre priorizou o coletivo em detrimento do individual. Então acho estranho a opinião deste professor.
Foto USGS

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #6 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 03:32:17 »
Creio que a esquerda pode ser individualista, não necessariamente é. Aliás, depende muito da sua definição de esquerda e definição de individualismo.
Por exemplo, o republicanismo no século XIX foi de esquerda? E no século XXI? E individualista, ele já foi, não foi, ainda é...?
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 07:11:03 »
O pensamento da esquerda histórica sempre priorizou o coletivo em detrimento do individual. Então acho estranho a opinião deste professor.

Mas o liberalismo e o individualismo não foram uma "esquerda" que surgiu contra uma "direita" conservadora, religiosa, defensora de uma sociedade "orgânica" em que afinal valores "coletivos" deveriam sobrepor-se ao indivíduo e ao livre-pensamento? O problema é que muitos chegaram à conclusão de que o individualismo e o liberalismo geraram, por sua vez, uma "esquerda" mais radical que se tornou defensora do "coletivo" sobre o individual, impondo a lógica da "vontade geral" e depois a da "luta de classes" e de "ditadura de classe"..., mas sempre alegando que o objetivo final era a libertação de todos os indivíduos, mesmo que isso ficasse para o dia de São Nunca, por assim dizer... Então, o individualismo "original" começou a ser visto como posição de "direita" oposta à "igualdade"..., mas na verdade continua a haver uma "direita" muito conservadora que recusa o individualismo e uma esquerda "libertária" avessa a "coletivos", mas também há uma "direita" atual individualista e já muito pouco "conservadora"... A evolução e o correr do tempo misturou as coisas, alterou-as, mudou os pensamentos... E muito mais há para dizer...

Por isso, julgo interessante qual a resposta de cada um à questão levantada acima... Eu respondi "Concordo" precisamente por que me parece que está de acordo com a sensibilidade original da esquerda... dos livres-pensadores, do indivíduo face ao sistema em que vive (sempre conservador mesmo quando se diz revolucuionário)... Mas, por outro lado, hoje pode parecer uma afirmação completamente errada, indiciadora da defesa da desigualdade, do egoísmo, do ultraliberalismo, da falta de solidariedade. É uma pensamento repudiado pelos regimes de partido únicos ditos de esquerda (de facto conservadores na defesa da sua exclusividade)... Há algo de paradoxal que surpreende e torna a resposta "concordo/discordo" menos fácil do que poderia parecer à primeira vista...

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #8 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:07:51 »
Pra mim não faz sentido algum fechar o assunto nessa correlação. Existem graus variados de coletivismo e individualismo, e fazer um ir contra o outro me parece uma tentativa tonta de dicotomizar para confundir.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #9 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 11:57:23 »
Tô com o _Juca_. Eu, por exemplo, prezo muito as individualidades (e seus direitos), mas me preocupo com o coletivo (ou social, se preferir, e seus deveres). Como eu seria "classificado"?
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:58:15 »
Tô com o _Juca_. Eu, por exemplo, prezo muito as individualidades (e seus direitos), mas me preocupo com o coletivo (ou social, se preferir, e seus deveres). Como eu seria "classificado"?

Centro...

Eu, ao abrir este tópico não estou a tomar posição quanto à questão de se a distinção esquerda/direita faz sentido hoje, nem se faz sentido em toda e qualquer sociedade e regime político..., isso é outra problemática.

Offline Liddell Heart

• Nível 26
  • *
  • “É melhor reinar no inferno do que servir no céu”
« Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 14:34:31 »
Posso concordar com o Pagão quanto ao liberalismo (principalmente na França) ter nascida de esquerda, contra uma direita conservadora. Só acho muito complicado o que aconteceu depois, com o liberalismo assumindo o status quo, o conservadorismo adotando a liberdade (liberdade para as pessoas de bem!11!111) como uma de suas bandeiras, o marxismo soviético assumindo moldes hierarquizantes e opressores, entre outras coisas.

Enfim, acho que ser de esquerda é meio que ser contra as classes mainstream e individualismo é ser a favor do indie sobre as corporações. Nesse sentido, a esquerda é individualista e Marx tem mais em comum com "Belle and Sebastian" do que eu sempre achei.
"Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria."
Benjamin Franklin

"Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la."
Voltaire

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #12 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 20:25:34 »
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #13 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 23:02:51 »

Uma citação ao milicos sempre a serviço dos poderosos, estando ou não no poder.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 19:26:51 »
Na verdade é sobre os poderes do Estado e seus mecanismos de repressão.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2013, 22:30:39 »

:ok: (Não me contive, pois quando dão golpe ou não, eles estão a serviço dos poderosos, sempre)
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 10:19:12 »
:ok: (Não me contive, pois quando dão golpe ou não, eles estão a serviço dos poderosos, sempre)

Mas Vento, o que você esperava? que as forças armadas estivessem a serviço da oposição? Por definição, eles estão sempre a favor do Estado e de quem o dirige.
"Deus prefere os ateus"

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2013, 22:03:03 »

Burguezinho hippie ou comunistinha de butique, dependendo de quem for te classificar.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #18 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 06:56:45 »
Estou a ver que poucos conseguem não ficar confusos com este inquérito (enquete)...

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #19 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 11:12:09 »

Centro...

Eu, ao abrir este tópico não estou a tomar posição quanto à questão de se a distinção esquerda/direita faz sentido hoje, nem se faz sentido em toda e qualquer sociedade e regime político..., isso é outra problemática.
Utilizando o Political Compass, se me lembro bem, eu seria de centro-esquerda. Um social-democrata ou algo assim.

Burguezinho hippie ou comunistinha de butique, dependendo de quem for te classificar.
Acho que essas são as melhores definições, tendo em vista a ideologização nesse tipo de assunto.
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Fevereiro de 2013, 14:16:00 »
Posso concordar com o Pagão quanto ao liberalismo (principalmente na França) ter nascida de esquerda, contra uma direita conservadora. Só acho muito complicado o que aconteceu depois, com o liberalismo assumindo o status quo, o conservadorismo adotando a liberdade (liberdade para as pessoas de bem!11!111) como uma de suas bandeiras, o marxismo soviético assumindo moldes hierarquizantes e opressores, entre outras coisas.

Enfim, acho que ser de esquerda é meio que ser contra as classes mainstream e individualismo é ser a favor do indie sobre as corporações. Nesse sentido, a esquerda é individualista e Marx tem mais em comum com "Belle and Sebastian" do que eu sempre achei.

:histeria:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Fevereiro de 2013, 20:41:20 »
belíssimo exemplo da liberdade de expressão do petismo.. querem reescrever a história em relação ao mérito das conquistas e corrupção sem paralelo

fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2013/02/27/petista-toma-painel-do-dem-e-comeca-confusao-na-camara/
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 07:16:44 »
Estou a ver que poucos conseguem não ficar confusos com este inquérito (enquete)...
Enquete/inquérito sobre o sexo dos anjos.

É assim tão absurdo (ou será antes difícil?) tomar posição sobre se o individualismo puro e duro é ou não uma posição de esquerda?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 14:56:14 »
Algo dificultado pela própria inutilidade/falta de objetividade na divisão de esquerda e direita. São apenas "pacotes" arbitrários e desnecessários para as coisas "de verdade"/objetivas, que vão dentro dos pacotes. No caso, "individualismo".

De vez em quando talvez sejam mais ou menos úteis para se referir a uma polarização geral de uma série de coisas, uma espécie de "redução dimensional", mas não vejo sentido em se romantizar/platonizar as coisas se falando em um "esquerdismo verdadeiro", "direitismo verdadeiro", etc. E para isso acho que não vale muito nossa opinião pessoal sobre as coisas, mas apenas dados estatísticos sobre a posição das pessoas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!